Paulo Morais e Carvalho da Silva candidatos à Presidência

Ricardo Castelo / Lusa

Paulo Morais com apoiantes no famoso café Piolho, no Porto.

O professor universitário Paulo Morais e o ex-secretário-geral da CGTP Manuel Carvalho da Silva juntam-se à lista dos candidatos às eleições presidenciais de 2016, que já conta com Henrique Neto e Sampaio da Nóvoa.

Paulo Morais, professor universitário e antigo vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, deu uma entrevista ao Correio da Manhã onde não deixa margem para dúvidas: “Sou candidato à Presidência da República“. Na entrevista, o candidato aponta como principais bandeiras eleitorais o combate à corrupção, transparência da vida política e pública e respeito pelos princípios constitucionais.

Outro ponto mencionando por Paulo Morais, que é também vice-presidente da associação Transparência e Dignidade, passa pela acumulação de cargos dos deputados no Parlamento, que são também funcionários de outras empresas, e acusa-os de utilizarem a informação privilegiada a que tem acesso no Parlamento para beneficiar os grupos económicos onde trabalham. “Os deputados estão no Parlamento não por lealdade ao povo que os elegeu”.

A candidatura será apresentada no sábado da próxima semana, dia 18, no emblemático café Piolho, no Porto. “Depois de uma longa refelexão entendi que essa era a melhor forma de intervir na política”, afirma Paulo Morais, que leciona estatística e matemática na Universidade Portucalense e foi o número dois de Rui Rio, entre 2002 e 2005. Tornou-se militante do PSD aos 16 anos, lugar que só deixou em 2013.

rtppt / Flickr

Ex-secretário geral da CGTP Carvalho da Silva

O ex-secretário geral da CGTP Carvalho da Silva

Carvalho da Silva teve as suas intenções reveladas pelo Jornal de Notícias, que garante que o ex-sindicalista já prepara a candidatura.

Um mês depois do ex-sindicalista ter admitido à Antena 1 a sua disponibilidade para entrar na corrida às Presidenciais, o JN noticia que já estarão a ser endereçados convites a algumas personalidades do seu círculo próximo para integrar a equipa que irá preparar a sua candidatura.

Com base em declarações de Carvalho da Silva, o JN noticia que “sem grandes pressas e sem obsessões, havia essa possibilidade e essa possibilidade mantém-se”, tal como tinha afirmado à Antena 1, sendo no entanto preciso “deixar pousar esta poeira que anda no ar, antes de iniciar qualquer percurso”.

Contudo, afirma também que “amigos e pessoas que são próximos de várias áreas políticas, que têm mostrado interesse nesse caminho, refletindo sobre o cenário político e socioeconómico do país”.

Manuel Carvalho da Silva, de 66 anos, é professor na Universidade Lusófona e foi durante 25 anos a cara da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP). Antigo militante do Partido Comunista, desfiliou-se em 2012, pouco depois da sua saída da liderança da central sindical.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Legítimo mas folclóricos… Então o sindicalista! O mentor do sindicalismo mais reacionário da Europa. Ponto – CP, Metro, Carris, Lisnave, Setnave, Sorefame, Cimenteiras, Siderurgia nacional, Metalúrgica Nacional, TAP, CTT, etc.etc e anos a fio…

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …