Paulo Maló revoltado. “É desonesto eu pagar quando a clínica tem dinheiro”

Malo Clinic / Facebook

O empresário e médico dentista Paulo Maló.

O empresário e médico dentista Paulo Maló, fundador do grupo Malo Clinic, está revoltado com a possibilidade de ter que responder financeiramente no âmbito das dívidas de 70 milhões de euros que a empresa acumulou.

O grupo Malo Clinic está em Processo Especial de Revitalização (PER), para tentar evitar a falência. Com dívidas totais de quase 70 milhões de euros, o grupo já conseguiu um perdão de 40 milhões de euros. Assim, terá que pagar apenas 27 milhões de euros, com isenção de pagamento nos dois primeiros anos.

O Novo Banco é o principal credor e o mais prejudicado no processo. No âmbito dos empréstimos que não foram saldados, o Banco tomou posse das acções de Paulo Maló e vendeu o grupo ao Fundo de capital de risco Atena Equity Partners por 4 milhões de euros.

Paulo Maló chegou a reclamar créditos de 2,6 milhões de euros relativos a prestações de serviços, mas que não foram reconhecidos pelo PER.

O empresário pode vir agora a ser chamado a responder pelas dívidas da Malo Clinic. É essa, pelo menos, a intenção de Novo Banco e Caixa Geral de Depósitos, outro dos credores da empresa, que vão tentar executar o património pessoal de Paulo Maló.

Paulo Maló explica ao Expresso que deu avales pessoais “de boa fé em conjunto com a empresa” sobre dívidas da Malo Clinic. “Neste momento, não há processos de execução”, frisa, admitindo, contudo que “se a empresa fugir às suas responsabilidades” será “chamado a pagar o aval” que deu.

“Estamos a negociar essa situação. Vamos ver se chegamos a acordo. Certamente é desonesto eu pagar um aval para a empresa quando a empresa pode pagar, mas não quer”, constata o médico dentista.

“O processo PER distorce as responsabilidades porque dá a possibilidade à Malo Clinic de fugir ao pagamento”, lamenta ainda Paulo Maló, considerando que “a Malo Clinic tem capacidade para pagar” e que “o PER é pura ganância”.

Da Malo Clinic a vinhos e lavandarias…

Paulo Maló nasceu em Angola e viveu na África do Sul, mas foi em Portugal, para onde veio com os pais, ainda pequeno, no seguimento do fim do apartheid, que construiu um verdadeiro império financeiro.

O grupo Malo Clinic é o negócio mais conhecido do médico dentista, mas está longe de ser o único. Ao longo dos anos, Paulo Maló envolveu-se em vários negócios que vão desde vinhos a lavandarias e congelados. Abriu e fechou diversas empresas e continua associado a várias sociedades, conforme o levantamento feito pelo Expresso.

O semanário nota que Paulo Maló é accionista minoritário (25%) da empresa de congelados Gelcentro que é detida em 50% pela sua irmã, Maria Manuela Carvalho. E 20% das acções da empresa pertencem à Malo Agro Holding, uma sociedade detida pela Inovative Medical Care. Estas duas empresas pertencem também a Paulo Maló.

A Malo Agro Holding é accionista de duas outras empresas de Paulo Maló, a Malo Wines e a NCD Agroturismo, e não publica contas desde 2017, segundo o Expresso.

Também a Inovative Medical Care não publica contas há vários anos, segundo o jornal.

Paulo Maló é ainda proprietário da PSMC Imobiliária que, em 2016, revelou um prejuízo de 188 mil euros, mas que tinha capitais próprios de 2,3 milhões de euros, ainda de acordo com a mesma fonte.

O empresário esteve também ligado a outras empresas que já fecharam portas, como a Podos (comércio de equipamentos para podologia), As Amarelinhas (sociedade agro-pecuária), a KWP Consultores de Gestão, a Malo Kids, a Malo One Cabeleireiros e a GP Lavandarias.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. ESta gentalha não tem bom senso. Acham que Tudo deve ser como eles querem. Roubam indecentemente, fazem vida de LUXO e querem que sejam os portugueses a pagar?? Outro Berardo – tratem-se, vão ao psiquiatra o v/ case é de INTERNAMENTO imediato.

  2. E o mais incrível é o Novo Banco perdoar 50% da divida. Isto comparando com os emigrantes que puseram as suas poupanças no BES – actual Novo Banco – e que ficaram a arder com o seu dinheiro e estes malabaristas financeiros usam e abusam do dinheiro que não é deles. Uma vergonha!!
    Se for um desgraçado que não pague ao banco o empréstimo da sua casa, durante uns meses, a mesma é leiloada e ele vai para a rua. Uma vergonha!!

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …