Paul Givan é o novo primeiro-ministro da Irlanda do Norte

niassembly / Flickr

Paul Givan, o novo primeiro-ministro da Irlanda do Norte

O Partido Unionista Democrático (DUP) nomeou, esta terça-feira, Paul Givan para o cargo de primeiro-ministro da Irlanda do Norte, depois da demissão de Arlene Foster no final de abril.

De acordo com a BBC, o Partido Unionista Democrático anunciou ter nomeado Paul Givan para o cargo de primeiro-ministro da Irlanda do Norte. O deputado vai substituir Arlene Foster, que apresentou a demissão da chefia do Governo e do partido no final de Abril.

Para liderar o DUP, foi escolhido, no mês passado, Edwin Poots, ministro da Agricultura. Foi ele quem escolheu para a liderança do Executivo Givan, que aos 39 anos de idade se torna, a partir de segunda-feira, o mais jovem primeiro-ministro da Irlanda do Norte.

Esta nomeação ainda terá de ser aprovada pelo Sinn Féin (SF), que detém a vice-liderança do Governo, mas, segundo a emissora britânica, esta força política não deverá colocar entraves.

Nas primeiras declarações depois de ter sido escolhido, Givan disse que a posição lhe traz uma “enorme responsabilidade”.

“Temos uma enorme tarefa pela frente. Aquilo que precisamos agora é de uma transição eficiente, que terá de começar na próxima semana para podermos fazer uma execução suave da governação”, disse ainda.

Arlene Foster, que teve um papel fundamental nas negociações da saída do Reino Unido da União Europeia, demitiu-se depois de vários deputados do DUP terem assinado uma carta em que lhe retiravam a confiança política.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Hong Kong. Veredicto de culpado no primeiro julgamento sob a lei de segurança nacional

A primeira pessoa acusada e julgada de acordo com a lei de segurança nacional de Hong Kong foi esta terça-feira considerada culpada de terrorismo e incitação à secessão, numa decisão histórica que estabelece um precedente …

Medina queixa-se dos juízes: "Há coisas que não dá para entender"

Dia de emoções diferentes para o Brasil, no surf. O primeiro campeão olímpico na modalidade é brasileiro mas Gabriel Medina nem chegou à final; e não gostou da pontuação na meia-final. Aí está a primeira medalha …

Estado demora dois anos a pagar aos fornecedores

Atrasos nos pagamentos têm vindo a diminuir, com muitos organismos a conseguir cumprir os 60 dias previstos pela lei. À semelhança do que acontece com os prazos, também os valores em dívida apresentam uma tendência …

Ministra da Saúde abre a porta à presença de público na Supertaça

A Supertaça, entre Sporting e Sporting de Braga e agendada para sábado, pode vir a ter adeptos nas bancadas, admitiu a ministra da Saúde, esta terça-feira, descrevendo o jogo como um possível "evento-teste". "Em relação ao …

Escolas avançam para a "desmaterialização dos manuais"

"As escolas estão já a avançar para a desmaterialização dos manuais e materiais clássicos da aprendizagem", indicou esta segunda-feira o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), David Sousa, a …

Marcelo sai do Infarmed "irritantemente otimista". "Onde avança a vacina, o vírus recua"

O Presidente da República elogiou, esta terça-feira, o processo de vacinação, considerando que "é excecional" o ritmo a que tem avançado, e declarou-se "irritantemente otimista", expressão que antes atribuía ao primeiro-ministro. "Eu agora também estou, como …

EUA. Casos de covid-19 podem ter sido subestimados em 60%

O número de casos de covid-19 nos Estados Unidos (EUA) pode ter sido subestimado em até 60%, com as infeções relatadas a representarem "apenas uma fração do número total estimado". Esta é a conclusão de um …

Portugal com mais seis mortes e 2316 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais seis mortes e 2316 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2316 novos …

Um quarto dos processos às companhias aéreas por falta de testes à covid já resultou em multas pagas

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) instaurou, entre 2020 e a semana passada, 539 processos a 40 companhias aéreas por transportarem passageiros para o território nacional sem o respetivo teste negativo à covid-19. Cerca …

Colômbia pede que a Venezuela seja declarada como país promotor do terrorismo

A Colômbia pediu esta segunda-feira aos EUA que declarem a Venezuela como país promotor do terrorismo por alegadamente "proteger" guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional (ELN) e do Grupo Armado Residual (Gaor 33, composto …