Paul Givan é o novo primeiro-ministro da Irlanda do Norte

niassembly / Flickr

Paul Givan, o novo primeiro-ministro da Irlanda do Norte

O Partido Unionista Democrático (DUP) nomeou, esta terça-feira, Paul Givan para o cargo de primeiro-ministro da Irlanda do Norte, depois da demissão de Arlene Foster no final de abril.

De acordo com a BBC, o Partido Unionista Democrático anunciou ter nomeado Paul Givan para o cargo de primeiro-ministro da Irlanda do Norte. O deputado vai substituir Arlene Foster, que apresentou a demissão da chefia do Governo e do partido no final de Abril.

Para liderar o DUP, foi escolhido, no mês passado, Edwin Poots, ministro da Agricultura. Foi ele quem escolheu para a liderança do Executivo Givan, que aos 39 anos de idade se torna, a partir de segunda-feira, o mais jovem primeiro-ministro da Irlanda do Norte.



Esta nomeação ainda terá de ser aprovada pelo Sinn Féin (SF), que detém a vice-liderança do Governo, mas, segundo a emissora britânica, esta força política não deverá colocar entraves.

Nas primeiras declarações depois de ter sido escolhido, Givan disse que a posição lhe traz uma “enorme responsabilidade”.

“Temos uma enorme tarefa pela frente. Aquilo que precisamos agora é de uma transição eficiente, que terá de começar na próxima semana para podermos fazer uma execução suave da governação”, disse ainda.

Arlene Foster, que teve um papel fundamental nas negociações da saída do Reino Unido da União Europeia, demitiu-se depois de vários deputados do DUP terem assinado uma carta em que lhe retiravam a confiança política.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

PCP duvida do "golpe de asa" do Governo. BE estranha a sua "indisponibilidade"

O Partido Comunista anunciou, esta segunda-feira, que vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) na generalidade, juntando-se ao Bloco de Esquerda. "Não acredito em bruxas (...). Nunca faltámos à chamada e procurámos sempre …

"Ou há Orçamento ou avanço para a dissolução da Assembleia da República", diz Presidente

O Presidente da República afirmou, esta segunda-feira, que irá aguardar até ao último segundo da votação do Orçamento do Estado para 2022 na generalidade e, caso se confirme o chumbo, iniciará logo o processo de …

Portugal regista mais cinco mortes e 313 casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais cinco mortes e 313 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 313 novos …

Quase 23 milhões de afegãos vão sofrer insegurança alimentar aguda no inverno

O Programa Alimentar Mundial da ONU alerta para a crise no Afeganistão, afirmando que o país está "entre os piores desastres humanitários do mundo, senão o pior". Cerca de 22,8 milhões de afegãos, mais de metade …

A COP26 ainda não começou, mas parece condenada ao fracasso. Matos Fernandes está "pouco otimista"

Cimeira tem início a 31 de outubro, mas os sinais que chegam não são positivos, com muitos dos líderes e representantes dos principais países a apontar dedos aos que ainda não se comprometeram com metas …

Líder do CDS-PP compara Estado a centro comercial por devolver "míseros cêntimos" do combustível

Líder centrista anunciou que o CDS vai apresentar novamente no Parlamento uma proposta para acabar com o adicional dos produtos petrolíferos — algo que já tinham feito no passado, mas que mereceu o chumbo de …

Crescem os apelos a que o Reino Unido avance com o Plano B contra a covid, mas Governo continua reticente

Em público, o governo de Boris Johnson afirma que ainda não é tempo de apertar as medidas de combate à pandemia, mas em privado já está a ponderar como pode avançar com o Plano B. Depois …

Um telemóvel com redes sociais instaladas, como o Twitter e o LinkedIn

Disparam as ofertas de emprego que exigem vacinação contra a covid-19

Nos últimos dois meses, o número de ofertas de emprego que impõem como requisito de recrutamento a vacinação contra a covid-19 disparou. O LinkedIn avançou à revista Forbes que o número de ofertas que exigem vacinação …

ERSE prepara proposta sobre margens dos combustíveis

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) estará a ponderar avançar com uma proposta ao Governo sobre as margens de comercialização dos combustíveis. "A ERSE desencadeou de imediato todos os processos de operacionalização desta medida, dentro …

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan

Erdogan ameaça expulsar dez embaixadores que pediram libertação de Osaman Kavala

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos pediu a libertação de Osaman Kavala em 2019 e o Conselho da Europa declarou que a Turquia tem até novembro para libertar o opositor do regime, sob pena …