Paul Givan é o novo primeiro-ministro da Irlanda do Norte

2

niassembly / Flickr

Paul Givan, o novo primeiro-ministro da Irlanda do Norte

O Partido Unionista Democrático (DUP) nomeou, esta terça-feira, Paul Givan para o cargo de primeiro-ministro da Irlanda do Norte, depois da demissão de Arlene Foster no final de abril.

De acordo com a BBC, o Partido Unionista Democrático anunciou ter nomeado Paul Givan para o cargo de primeiro-ministro da Irlanda do Norte. O deputado vai substituir Arlene Foster, que apresentou a demissão da chefia do Governo e do partido no final de Abril.

Para liderar o DUP, foi escolhido, no mês passado, Edwin Poots, ministro da Agricultura. Foi ele quem escolheu para a liderança do Executivo Givan, que aos 39 anos de idade se torna, a partir de segunda-feira, o mais jovem primeiro-ministro da Irlanda do Norte.

Esta nomeação ainda terá de ser aprovada pelo Sinn Féin (SF), que detém a vice-liderança do Governo, mas, segundo a emissora britânica, esta força política não deverá colocar entraves.

Nas primeiras declarações depois de ter sido escolhido, Givan disse que a posição lhe traz uma “enorme responsabilidade”.

“Temos uma enorme tarefa pela frente. Aquilo que precisamos agora é de uma transição eficiente, que terá de começar na próxima semana para podermos fazer uma execução suave da governação”, disse ainda.

Arlene Foster, que teve um papel fundamental nas negociações da saída do Reino Unido da União Europeia, demitiu-se depois de vários deputados do DUP terem assinado uma carta em que lhe retiravam a confiança política.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.