Patrões agradados com o plano do Governo. PSD diz que “é muito fraco”

Manuel de Almeida / Lusa

O primeiro ministro, António Costa, fala aos jornalistas durante a conferência de imprensa realizada no final da reunião do Conselho de Ministros.

Enquanto patrões e sindicalistas ficaram bastante satisfeitos com o Programa de Estabilização Económica e Social apresentado pelo Governo, o PSD deixou duras críticas.

Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, onde foi aprovado o plano de reabilitação económica e social, António Costa apresentou o novo pacote de medidas ao país. O chefe do Executivo considera que vai permitir “mitigar efeitos de uma crise económica e social muito profunda”.

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) mostrou-se satisfeita com as novas medidas. “Considero positivo. Vem ao encontro de um conjunto de propostas que a CIP tem apresentado ao Governo nestes últimos meses nos contactos bilaterais que temos tido com o ministro da Economia e mesmo com o primeiro-ministro”, disse António Saraiva em declarações à Rádio Renascença.

“Apresentámos duas propostas que concretizámos e que o Governo vem agora dar resposta pela positiva, na extensão das linhas de crédito, os seguros de crédito, o reforço de algumas tipologias de apoio a micro-realidades empresariais. São globalmente positivas as medidas”, acrescentou.

António Saraiva salienta que o desaparecimento da figura da suspensão dos contratos de trabalho na modulação do lay-off simplificado é um dos pontos negativos do pacote apresentado pelo Governo. Ainda assim, é compensado pelo facto de o seu prazo ter sido estendido até julho, e não junho.

“Por isso não sendo uma questão de somenos importância é largamente compensada pelas medidas que o Governo nos anunciou e que consideramos positivas“, rematou.

Também do lado da UGT as reações são positivas. Em declarações à TSF, Carlos Silva enaltece o facto de o Governo ter ouvido as preocupações do sindicato “no sentido de não se manter o lay-off simplificado na exata forma que estava porque a penalização sobre os rendimentos dos trabalhadores era tremenda”.

“Há aqui um conjunto de decisões que até vem um pouco além da expectativa que a UGT tinha, de uma forma geral ninguém fica para trás”, confessa.

Por sua vez, o presidente da União das Misericórdias, Manuel Lemos, ficou agradado pelo anuncio da contratação de 2700 profissionais de saúde e de que os idosos nos lares passam a ser acompanhados pelo Serviço Nacional de Saúde. “É importante que saibamos quem é o médico dessa pessoa e que esses médicos e enfermeiros tenham de se deslocar aos centros de saúde”, explicou antes de atirar: “É uma medida excelente”.

“Programa do Governo é muito fraco”

Quem não se mostrou muito satisfeita com o Programa de Estabilização Económica e Social foi a oposição. O presidente do Conselho Estratégico Nacional do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, recorreu ao Twitter para deixar duras críticas ao novo plano do Governo.

O PSD também apresentou esta quarta-feira o seu plano de retoma económica no período de pós-pandemia, que inclui um alargamento da aplicação da taxa reduzida de 17% de IRC entre 2020 e 2023, uma reserva nacional de equipamentos médicos e uma ainda uma aposta no turismo em Portugal, para fomentar o setor.

Para Miranda Sarmento, uma das principais diferenças entre os dois planos é que o programa social-democrata destina-se aos próximos dois anos e não apenas aos seis meses seguintes.

Além disso, o plano do PSD “tem um objetivo estratégico que se decompõe em objetivos operacionais e daí em ações, medidas e programas”, enquanto o do Governo é uma “lista de intenções e medidas sem estratégia nem rumo”.

Por fim, “o do PSD tem o foco na economia e nas empresas”, enquanto o do Governo é centrado no Estado.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Joaquim Sarmento para 2 anos? Deve pensar que os portugueses somos todos uns esquecidos, lembra-se como eram os orçamentos do PPD/CDS que andavam sempre a fazer rectificativos? Fala como se o PPD fosse melhor que o PS são ambos a mesma merda assim como o CDS e os que estão nas Autarquias, são todos uma máfia que há 45 anoso que andam a sugar o sangue aos portugueses, vão-se todos PHODER.

RESPONDER

Campo magnético da Terra pode mudar 10 vezes mais rápido do que se pensava

As mudanças na direção do campo magnético da Terra podem ocorrer dez vezes mais rápido do que se pensava até então, sugerem novas simulações levadas a cabo por cientistas da Universidade de Leeds (Reino Unido) …

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …