Patrões agradados com o plano do Governo. PSD diz que “é muito fraco”

Manuel de Almeida / Lusa

O primeiro ministro, António Costa, fala aos jornalistas durante a conferência de imprensa realizada no final da reunião do Conselho de Ministros.

Enquanto patrões e sindicalistas ficaram bastante satisfeitos com o Programa de Estabilização Económica e Social apresentado pelo Governo, o PSD deixou duras críticas.

Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, onde foi aprovado o plano de reabilitação económica e social, António Costa apresentou o novo pacote de medidas ao país. O chefe do Executivo considera que vai permitir “mitigar efeitos de uma crise económica e social muito profunda”.

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) mostrou-se satisfeita com as novas medidas. “Considero positivo. Vem ao encontro de um conjunto de propostas que a CIP tem apresentado ao Governo nestes últimos meses nos contactos bilaterais que temos tido com o ministro da Economia e mesmo com o primeiro-ministro”, disse António Saraiva em declarações à Rádio Renascença.

“Apresentámos duas propostas que concretizámos e que o Governo vem agora dar resposta pela positiva, na extensão das linhas de crédito, os seguros de crédito, o reforço de algumas tipologias de apoio a micro-realidades empresariais. São globalmente positivas as medidas”, acrescentou.

António Saraiva salienta que o desaparecimento da figura da suspensão dos contratos de trabalho na modulação do lay-off simplificado é um dos pontos negativos do pacote apresentado pelo Governo. Ainda assim, é compensado pelo facto de o seu prazo ter sido estendido até julho, e não junho.

“Por isso não sendo uma questão de somenos importância é largamente compensada pelas medidas que o Governo nos anunciou e que consideramos positivas“, rematou.

Também do lado da UGT as reações são positivas. Em declarações à TSF, Carlos Silva enaltece o facto de o Governo ter ouvido as preocupações do sindicato “no sentido de não se manter o lay-off simplificado na exata forma que estava porque a penalização sobre os rendimentos dos trabalhadores era tremenda”.

“Há aqui um conjunto de decisões que até vem um pouco além da expectativa que a UGT tinha, de uma forma geral ninguém fica para trás”, confessa.

Por sua vez, o presidente da União das Misericórdias, Manuel Lemos, ficou agradado pelo anuncio da contratação de 2700 profissionais de saúde e de que os idosos nos lares passam a ser acompanhados pelo Serviço Nacional de Saúde. “É importante que saibamos quem é o médico dessa pessoa e que esses médicos e enfermeiros tenham de se deslocar aos centros de saúde”, explicou antes de atirar: “É uma medida excelente”.

“Programa do Governo é muito fraco”

Quem não se mostrou muito satisfeita com o Programa de Estabilização Económica e Social foi a oposição. O presidente do Conselho Estratégico Nacional do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, recorreu ao Twitter para deixar duras críticas ao novo plano do Governo.

O PSD também apresentou esta quarta-feira o seu plano de retoma económica no período de pós-pandemia, que inclui um alargamento da aplicação da taxa reduzida de 17% de IRC entre 2020 e 2023, uma reserva nacional de equipamentos médicos e uma ainda uma aposta no turismo em Portugal, para fomentar o setor.

Para Miranda Sarmento, uma das principais diferenças entre os dois planos é que o programa social-democrata destina-se aos próximos dois anos e não apenas aos seis meses seguintes.

Além disso, o plano do PSD “tem um objetivo estratégico que se decompõe em objetivos operacionais e daí em ações, medidas e programas”, enquanto o do Governo é uma “lista de intenções e medidas sem estratégia nem rumo”.

Por fim, “o do PSD tem o foco na economia e nas empresas”, enquanto o do Governo é centrado no Estado.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Joaquim Sarmento para 2 anos? Deve pensar que os portugueses somos todos uns esquecidos, lembra-se como eram os orçamentos do PPD/CDS que andavam sempre a fazer rectificativos? Fala como se o PPD fosse melhor que o PS são ambos a mesma merda assim como o CDS e os que estão nas Autarquias, são todos uma máfia que há 45 anoso que andam a sugar o sangue aos portugueses, vão-se todos PHODER.

RESPONDER

DGS e Infarmed afastam terceira dose da vacina (e especialistas só querem vacinar jovens com comorbilidades)

O Infarmed afastou a necessidade de reforço da vacinação contra a covid-19 com uma eventual terceira dose. Em relação aos jovens entre os 12 e os 15 anos, a maioria dos especialistas da task force …

Sitava também desconvoca greve de julho e agosto na Groundforce

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) anunciou, esta sexta-feira, que desconvocou a greve prevista na Groundforce, nos dias 30, 31 de julho e 1 de agosto, depois da confirmação da TAP do …

Garantia da caução de 5 milhões de Berardo deverá incluir imóveis de pessoas próximas

A proposta de caução apresentada por Joe Berardo ao Tribunal Central de Instrução Criminal será composta por imóveis que pertencem a amigos e pessoas próximas. O Observador avança que a garantia da caução de Joe Berardo …

Cientistas descobrem qual a melhor altura para consumir proteínas

Uma equipa de investigadores sugere que a melhor altura para consumir proteínas é ao pequeno-almoço. É nesta altura do dia em que o corpo humano colhe mais benefícios. Os alimentos mais ricos em proteínas são os …

Matheus: "Não sei o que se passa em Barcelona, nem me trataram como jogador"

Matheus Fernandes tinha contrato com os catalães até 2025 mas, em junho, soube que ia sair do clube... por e-mail. Já assinou pelo Palmeiras mas não esquece o que aconteceu em Espanha. Tinha sido um dos …

Quem são os 91 portugueses nos Jogos Olímpicos (e as 4 medalhas que vão conquistar)

Participação portuguesa em Tóquio arranca neste sábado. Serão 91 atletas espalhados por 17 modalidades. Associated Press fez previsão para todas as especialidades presentes nos Jogos Olímpicos. Portugal teve 17 atletas na cerimónia de abertura dos Jogos …

Encontrada "impressão digital" do megatsunami provocado pelo asteróide que matou os dinossauros

Cientistas encontraram uma "impressão digital" no centro do Luisiana, nos Estados Unidos, do megatsunami provocado pelo asteróide que levou à extinção dos dinossauros. A devastação causada pelo asteróide que exterminou os dinossauros há 66 milhões de …

De que forma é o universo? Astrofísicos acreditam que pode ser um donut 3D gigante

Um novo estudo pode vir mudar a percepção de que o universo é infinito. Será que o universo é infinito? Qual será a forma do cosmos? Já há séculos que estas perguntas andam nas mentes dos …

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …