Pastor encontra um dos maiores diamantes do mundo na Serra Leoa

Um pastor encontrou um enorme diamante de 706 quilates numa mina na Serra Leoa – possivelmente a 10ª maior pedra já encontrada. O diamante foi extraído pelo pastor Emmanuel Momoh, que trabalhava nas minas na região rica em diamantes de Kono.

De acordo com a lei, Momoh tem o direito a um pouco menos de 4% do custo do diamante, que o governo pretende avaliar e exportar.

O especialista em diamantes norte-americano, Paul Zimnisky, disse à agência AFP que  a pedra gigante pode entrar na lista dos 10 ou 15 maiores diamantes do mundo e pode valer milhões.

O diamante foi entregue ao presidente do país, Ernest Bai Koroma, na quarta-feira, antes de ser colocado num cofre do Banco Central de Freetow, a capital da Serra Leoa.

Koroma enfatizou a importância de vender o diamante em Serra Leoa e garantiu que o processo de venda será transparente, tendo ainda agradecido à população por não contrabandear o diamante para fora do país.

O ministro Minkailu Mansaray disse à AFP que a participação do governo será usada para financiar projetos de desenvolvimento em todo o país. Entretanto, alguns cidadãos estão céticos quanto aos benefícios da incrível descoberta.

“Os diamantes anteriores não beneficiaram as pessoas e eu questiono como é que este novo diamante fará a diferença”, disse Jeneba Kallon, uma funcionária pública.

A guerra civil de dezenas de anos da Serra Leoa foi alimentada pelo comércio dos chamados “diamantes de sangue” – numa altura em que o interesse era trocar os diamantes por armas – que resultou em mais de 120 mil mortes e enormes custos sociais e económicos para o país.

Desde 1972 que não era encontrado um diamante tão grande no país que atrai mineiros artesanais de todo o mundo. Há 45 anos foi encontrado o “Estrela da Serra Leoa”, um dos diamantes mais conhecidos do mundo, que pesava 969 quilates.

No entanto, o primeiro lugar na lista dos maiores diamantes já encontrados pertence ao famoso diamante Cullinan, de 3.106 quilates, descoberto em 1905 na África do Sul.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O pobre pastor vai ficar de mãos a abanar e o senhor presidente a exemplo dos seus colegas africanos vai engrossar a sua conta bancária ficando os problemas da população para resolver no dia de São Nunca.

    • Era exatamente isso que eu estava a pensar.
      Quem vai, verdadeiramente, banquetear-se com a descoberta, vai ser a pandilha de chulos e corruptos, desde o presidente até aos secretários.. Vai tudo dar a “dentada” na sua fatia e o “desgraçado” do pastor, que alimentou o festim da escumalha corrupta, vai ter de se contentar com as migalhas, se tiver sorte, pois cá pra mim, ainda vai é “comer chumbo” e fazem-no desaparecer do mapa, pra nem as migalhas poder comer.

RESPONDER

Mais de dois mil coalas mortos devido aos incêndios na Austrália

O presidente da Aliança das Florestas do Nordeste da Austrália disse que os incêndios florestais que deflagram no leste do país, desde o início de novembro, provocaram a morte a mais de dois mil coalas. O …

Regionalização sem referendo é “golpe de estado palaciano”

Luís Marques Mendes falou este domingo, no habitual espaço de comentário político na SIC, sobre a regionalização, os "tempos difíceis para a direita", Greta Thunberg e Joe Berardo. Houve ainda tempo para falar sobre o …

China diz que detidos em Xinjiang estão "formados" e "vivem felizes"

Um alto quadro do regime chinês afirmou, esta segunda-feira, que os membros de minorias étnicas chinesas de origem muçulmana mantidos em "centros de treino vocacional" no extremo oeste do país já se "formaram" e levam …

Greve geral volta a parar França. Filas de trânsito chegam aos 620 quilómetros

Os acessos a Paris estão, esta manhã, muito complicados devido ao quinto dia de greve contra a reforma das pensões e que afeta sobretudo a rede de transportes na capital francesa. De acordo com as autoridades, …

"Mário Centeno está a perder influência no Governo". Os (maus) sinais para o Orçamento de Estado 2020

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 [OE 2020] vai ser apresentada daqui a uma semana e alguns economistas antecipam os riscos do documento, falando de uma "situação potencialmente perigosa para as contas públicas" …

Utilizadores russos do Reddit terão divulgado documentos comprometedores sobre o Brexit

A rede social Reddit anunciou ter concluído que utilizadores russos estiveram na origem da divulgação de documentos confidenciais do governo britânico sobre as negociações comerciais do Brexit. O Reddit anunciou, num comunicado citado pela Associated Press, …

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …