Pastor encontra um dos maiores diamantes do mundo na Serra Leoa

Um pastor encontrou um enorme diamante de 706 quilates numa mina na Serra Leoa – possivelmente a 10ª maior pedra já encontrada. O diamante foi extraído pelo pastor Emmanuel Momoh, que trabalhava nas minas na região rica em diamantes de Kono.

De acordo com a lei, Momoh tem o direito a um pouco menos de 4% do custo do diamante, que o governo pretende avaliar e exportar.

O especialista em diamantes norte-americano, Paul Zimnisky, disse à agência AFP que  a pedra gigante pode entrar na lista dos 10 ou 15 maiores diamantes do mundo e pode valer milhões.

O diamante foi entregue ao presidente do país, Ernest Bai Koroma, na quarta-feira, antes de ser colocado num cofre do Banco Central de Freetow, a capital da Serra Leoa.

Koroma enfatizou a importância de vender o diamante em Serra Leoa e garantiu que o processo de venda será transparente, tendo ainda agradecido à população por não contrabandear o diamante para fora do país.

O ministro Minkailu Mansaray disse à AFP que a participação do governo será usada para financiar projetos de desenvolvimento em todo o país. Entretanto, alguns cidadãos estão céticos quanto aos benefícios da incrível descoberta.

“Os diamantes anteriores não beneficiaram as pessoas e eu questiono como é que este novo diamante fará a diferença”, disse Jeneba Kallon, uma funcionária pública.

A guerra civil de dezenas de anos da Serra Leoa foi alimentada pelo comércio dos chamados “diamantes de sangue” – numa altura em que o interesse era trocar os diamantes por armas – que resultou em mais de 120 mil mortes e enormes custos sociais e económicos para o país.

Desde 1972 que não era encontrado um diamante tão grande no país que atrai mineiros artesanais de todo o mundo. Há 45 anos foi encontrado o “Estrela da Serra Leoa”, um dos diamantes mais conhecidos do mundo, que pesava 969 quilates.

No entanto, o primeiro lugar na lista dos maiores diamantes já encontrados pertence ao famoso diamante Cullinan, de 3.106 quilates, descoberto em 1905 na África do Sul.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O pobre pastor vai ficar de mãos a abanar e o senhor presidente a exemplo dos seus colegas africanos vai engrossar a sua conta bancária ficando os problemas da população para resolver no dia de São Nunca.

    • Era exatamente isso que eu estava a pensar.
      Quem vai, verdadeiramente, banquetear-se com a descoberta, vai ser a pandilha de chulos e corruptos, desde o presidente até aos secretários.. Vai tudo dar a “dentada” na sua fatia e o “desgraçado” do pastor, que alimentou o festim da escumalha corrupta, vai ter de se contentar com as migalhas, se tiver sorte, pois cá pra mim, ainda vai é “comer chumbo” e fazem-no desaparecer do mapa, pra nem as migalhas poder comer.

RESPONDER

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …