Pastor encontra um dos maiores diamantes do mundo na Serra Leoa

Um pastor encontrou um enorme diamante de 706 quilates numa mina na Serra Leoa – possivelmente a 10ª maior pedra já encontrada. O diamante foi extraído pelo pastor Emmanuel Momoh, que trabalhava nas minas na região rica em diamantes de Kono.

De acordo com a lei, Momoh tem o direito a um pouco menos de 4% do custo do diamante, que o governo pretende avaliar e exportar.

O especialista em diamantes norte-americano, Paul Zimnisky, disse à agência AFP que  a pedra gigante pode entrar na lista dos 10 ou 15 maiores diamantes do mundo e pode valer milhões.

O diamante foi entregue ao presidente do país, Ernest Bai Koroma, na quarta-feira, antes de ser colocado num cofre do Banco Central de Freetow, a capital da Serra Leoa.

Koroma enfatizou a importância de vender o diamante em Serra Leoa e garantiu que o processo de venda será transparente, tendo ainda agradecido à população por não contrabandear o diamante para fora do país.

O ministro Minkailu Mansaray disse à AFP que a participação do governo será usada para financiar projetos de desenvolvimento em todo o país. Entretanto, alguns cidadãos estão céticos quanto aos benefícios da incrível descoberta.

“Os diamantes anteriores não beneficiaram as pessoas e eu questiono como é que este novo diamante fará a diferença”, disse Jeneba Kallon, uma funcionária pública.

A guerra civil de dezenas de anos da Serra Leoa foi alimentada pelo comércio dos chamados “diamantes de sangue” – numa altura em que o interesse era trocar os diamantes por armas – que resultou em mais de 120 mil mortes e enormes custos sociais e económicos para o país.

Desde 1972 que não era encontrado um diamante tão grande no país que atrai mineiros artesanais de todo o mundo. Há 45 anos foi encontrado o “Estrela da Serra Leoa”, um dos diamantes mais conhecidos do mundo, que pesava 969 quilates.

No entanto, o primeiro lugar na lista dos maiores diamantes já encontrados pertence ao famoso diamante Cullinan, de 3.106 quilates, descoberto em 1905 na África do Sul.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O pobre pastor vai ficar de mãos a abanar e o senhor presidente a exemplo dos seus colegas africanos vai engrossar a sua conta bancária ficando os problemas da população para resolver no dia de São Nunca.

    • Era exatamente isso que eu estava a pensar.
      Quem vai, verdadeiramente, banquetear-se com a descoberta, vai ser a pandilha de chulos e corruptos, desde o presidente até aos secretários.. Vai tudo dar a “dentada” na sua fatia e o “desgraçado” do pastor, que alimentou o festim da escumalha corrupta, vai ter de se contentar com as migalhas, se tiver sorte, pois cá pra mim, ainda vai é “comer chumbo” e fazem-no desaparecer do mapa, pra nem as migalhas poder comer.

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …