Pastor encontra um dos maiores diamantes do mundo na Serra Leoa

Um pastor encontrou um enorme diamante de 706 quilates numa mina na Serra Leoa – possivelmente a 10ª maior pedra já encontrada. O diamante foi extraído pelo pastor Emmanuel Momoh, que trabalhava nas minas na região rica em diamantes de Kono.

De acordo com a lei, Momoh tem o direito a um pouco menos de 4% do custo do diamante, que o governo pretende avaliar e exportar.

O especialista em diamantes norte-americano, Paul Zimnisky, disse à agência AFP que  a pedra gigante pode entrar na lista dos 10 ou 15 maiores diamantes do mundo e pode valer milhões.

O diamante foi entregue ao presidente do país, Ernest Bai Koroma, na quarta-feira, antes de ser colocado num cofre do Banco Central de Freetow, a capital da Serra Leoa.

Koroma enfatizou a importância de vender o diamante em Serra Leoa e garantiu que o processo de venda será transparente, tendo ainda agradecido à população por não contrabandear o diamante para fora do país.

O ministro Minkailu Mansaray disse à AFP que a participação do governo será usada para financiar projetos de desenvolvimento em todo o país. Entretanto, alguns cidadãos estão céticos quanto aos benefícios da incrível descoberta.

“Os diamantes anteriores não beneficiaram as pessoas e eu questiono como é que este novo diamante fará a diferença”, disse Jeneba Kallon, uma funcionária pública.

A guerra civil de dezenas de anos da Serra Leoa foi alimentada pelo comércio dos chamados “diamantes de sangue” – numa altura em que o interesse era trocar os diamantes por armas – que resultou em mais de 120 mil mortes e enormes custos sociais e económicos para o país.

Desde 1972 que não era encontrado um diamante tão grande no país que atrai mineiros artesanais de todo o mundo. Há 45 anos foi encontrado o “Estrela da Serra Leoa”, um dos diamantes mais conhecidos do mundo, que pesava 969 quilates.

No entanto, o primeiro lugar na lista dos maiores diamantes já encontrados pertence ao famoso diamante Cullinan, de 3.106 quilates, descoberto em 1905 na África do Sul.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O pobre pastor vai ficar de mãos a abanar e o senhor presidente a exemplo dos seus colegas africanos vai engrossar a sua conta bancária ficando os problemas da população para resolver no dia de São Nunca.

    • Era exatamente isso que eu estava a pensar.
      Quem vai, verdadeiramente, banquetear-se com a descoberta, vai ser a pandilha de chulos e corruptos, desde o presidente até aos secretários.. Vai tudo dar a “dentada” na sua fatia e o “desgraçado” do pastor, que alimentou o festim da escumalha corrupta, vai ter de se contentar com as migalhas, se tiver sorte, pois cá pra mim, ainda vai é “comer chumbo” e fazem-no desaparecer do mapa, pra nem as migalhas poder comer.

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …