Pastel de (bacalhau com) nata de Famalicão já é exportado

Pastel de (bacalhau com) nata (foto: facebook.com/pasteldebacalhaucomnata)

Pastel de (bacalhau com) nata (foto: facebook.com/pasteldebacalhaucomnata)

Concebido há três anos num restaurante de Famalicão por um jovem casal de cozinheiros, o pastel de (bacalhau com) nata já galgou fronteiras, sendo actualmente exportado para quatro países e “espreitando” mais três.

Os “pais da criança” são Renato e Dalila Cunha, que há quase oito anos decidiram transformar um antigo estábulo em Portela, Famalicão, num restaurante de cozinha portuguesa de autor.

O pastel de (bacalhau com) nata já é vendido no Brasil e no Luxemburgo, bem como nas cidades de Londres e Paris, havendo também já contactos para Alemanha, Bélgica e Suíça”, disse Renato Cunha, durante uma visita do presidente da Câmara de Famalicão àquele restaurante.

Marca registada do “Ferrugem“, o pastel é servido numa pequena caixa de pasteleiro dobrada à mão.

O formato é o mesmo de um pastel de nata, a estrutura é igualmente em massa folhada mas o recheio é um cremoso bacalhau com nata.

É uma das “entradas” mais originais do restaurante.

Passou a ser fabricado de uma forma industrial por uma empresa de bacalhau e, depois de conquistado o mercado nacional, começou este ano a ser exportado.

O Restaurante Ferrugem e os seus donos foram hoje apontados pelo presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, como exemplos de inovação, arrojo e empreendedorismo.

O autarca visitou aquele restaurante no âmbito do seu roteiro “Made in Famalicão“, que visa destacar os bons projetos empresariais do concelho.

Renato tem 38 anos e a mulher, Dalila, 40.

Ele estava ligado à formação profissional na área da informática e ela foi administrativa nas áreas das telecomunicações e do têxtil.

A paixão que ambos nutriam pela cozinha levou-os a abandonar aquelas ocupações e a abrirem o seu próprio restaurante, dedicado à cozinha portuguesa de autor.

“Cada prato tem uma linguagem diferente, há aqui todo um trabalho de fundo na roupagem”, refere Renato Cunha.

Atualmente, garante, o Ferrugem é considerado “um dos 10 melhores restaurantes portugueses”.

A subida do IVA de 13 para 23%, em 2012, abalou fortemente o negócio, tendo mesmo sido ponderado o encerramento do restaurante, mas este ano “há uma retoma”, com um crescimento que se situará entre os 35 e os 40%.

Dando trabalho a cinco pessoas, o restaurante vai este ano faturar mais de 200 mil euros.

A partir de janeiro, vai apostar também no jantar “por bilhete”.

“É quase um jantar de culto. O cliente tira o bilhete prévio, seja para ele seja para oferecer, e depois é surpreendido. Ninguém sabe de antemão o que vai comer”, explicou, acrescentando que o preço deverá variar entre os 150 e os 200 euros por pessoa.

A procura da inovação é, assim, “uma constante” no Ferrugem, apesar de o seu proprietário ser bastante mais “conservador” em termos de pratos preferidos: em primeiro lugar, o arroz de cabidela, depois o bacalhau “não importa a que moda” e a seguir “uma boa” feijoada.

/ Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Diabéticos representam 9% das mortes por covid-19

Os doentes da diabetes são um grupo de risco, representando “mais de 9% das pessoas falecidas com covid-19”, mas não têm mais probabilidades de ser infetados pelo novo coronavírus. A informação foi avançada esta quarta.feira pelo …

Covid-19: Infarmed diz que nenhum medicamento provou eficácia no tratamento

O Infarmed assegurou, na terça-feira, estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia …

Adolescente de 13 anos morre no Reino Unido devido a Covid-19

Um adolescente britânico de 13 anos morreu na segunda-feira depois de testar positivo para o novo coronavírus, informou na terça-feira o hospital. Segundo a família, o jovem não sofria de nenhuma outra doença. Segundo noticiou a …

"Por favor, não venham". Autarca de Vila Real apela a emigrantes que não regressem a Portugal

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, apela aos emigrantes para que, "por favor", não regressem agora ao país e nesta Páscoa "fiquem nas terras" que os "acolheram em segurança". "Este vírus infernal que …

84 pessoas detidas por desobediência ao estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até esta terça-feira, 84 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 1600 estabelecimentos, no âmbito do estado de emergência. Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que, entre as …

Há creches, ATL e colégios privados a cobrar valores indevidos na quarentena

Há creches, ATL e colégios privados a cobrarem valores indevidos referentes a alimentação, transporte e atividades extracurriculares. O alerta foi dado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). De acordo com a jurista da Deco, Carolina …

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …

Governo quer desempregados e trabalhadores em lay-off a reforçar lares e hospitais

O Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde com o objetivo de apoiar as entidades do setor social e solidário. De acordo com o ECO, o Governo …

Recibos verdes podem pedir apoio a partir desta quarta-feira. Será pago ainda este mês

O apoio por quebra de atividade destina-se a trabalhadores independentes que nos últimos 12 meses tenham tido obrigação contributiva em pelo menos 3 meses consecutivos. O formulário para os trabalhadores independentes pedirem apoio por redução de …