Pastel de (bacalhau com) nata de Famalicão já é exportado

Pastel de (bacalhau com) nata (foto: facebook.com/pasteldebacalhaucomnata)

Pastel de (bacalhau com) nata (foto: facebook.com/pasteldebacalhaucomnata)

Concebido há três anos num restaurante de Famalicão por um jovem casal de cozinheiros, o pastel de (bacalhau com) nata já galgou fronteiras, sendo actualmente exportado para quatro países e “espreitando” mais três.

Os “pais da criança” são Renato e Dalila Cunha, que há quase oito anos decidiram transformar um antigo estábulo em Portela, Famalicão, num restaurante de cozinha portuguesa de autor.

O pastel de (bacalhau com) nata já é vendido no Brasil e no Luxemburgo, bem como nas cidades de Londres e Paris, havendo também já contactos para Alemanha, Bélgica e Suíça”, disse Renato Cunha, durante uma visita do presidente da Câmara de Famalicão àquele restaurante.

Marca registada do “Ferrugem“, o pastel é servido numa pequena caixa de pasteleiro dobrada à mão.

O formato é o mesmo de um pastel de nata, a estrutura é igualmente em massa folhada mas o recheio é um cremoso bacalhau com nata.

É uma das “entradas” mais originais do restaurante.

Passou a ser fabricado de uma forma industrial por uma empresa de bacalhau e, depois de conquistado o mercado nacional, começou este ano a ser exportado.

O Restaurante Ferrugem e os seus donos foram hoje apontados pelo presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, como exemplos de inovação, arrojo e empreendedorismo.

O autarca visitou aquele restaurante no âmbito do seu roteiro “Made in Famalicão“, que visa destacar os bons projetos empresariais do concelho.

Renato tem 38 anos e a mulher, Dalila, 40.

Ele estava ligado à formação profissional na área da informática e ela foi administrativa nas áreas das telecomunicações e do têxtil.

A paixão que ambos nutriam pela cozinha levou-os a abandonar aquelas ocupações e a abrirem o seu próprio restaurante, dedicado à cozinha portuguesa de autor.

“Cada prato tem uma linguagem diferente, há aqui todo um trabalho de fundo na roupagem”, refere Renato Cunha.

Atualmente, garante, o Ferrugem é considerado “um dos 10 melhores restaurantes portugueses”.

A subida do IVA de 13 para 23%, em 2012, abalou fortemente o negócio, tendo mesmo sido ponderado o encerramento do restaurante, mas este ano “há uma retoma”, com um crescimento que se situará entre os 35 e os 40%.

Dando trabalho a cinco pessoas, o restaurante vai este ano faturar mais de 200 mil euros.

A partir de janeiro, vai apostar também no jantar “por bilhete”.

“É quase um jantar de culto. O cliente tira o bilhete prévio, seja para ele seja para oferecer, e depois é surpreendido. Ninguém sabe de antemão o que vai comer”, explicou, acrescentando que o preço deverá variar entre os 150 e os 200 euros por pessoa.

A procura da inovação é, assim, “uma constante” no Ferrugem, apesar de o seu proprietário ser bastante mais “conservador” em termos de pratos preferidos: em primeiro lugar, o arroz de cabidela, depois o bacalhau “não importa a que moda” e a seguir “uma boa” feijoada.

/ Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Onda de pedras-pomes fez uma viagem pelo Pacífico (e traz nova vida à costa da Austrália)

Uma "onda" de pedras-pomes está a chegar à Austrália após uma longa viagem pelo Pacífico. As rochas vulcânicas produzidas na fase de ejeção dos gases contidos na lava, podem trazer um presente para o seu …

Não foram as estrelas de neutrões. A origem do ouro do Universo voltou a ser um mistério

Quando a humanidade detetou a colisão entre duas estrelas de neutrões em 2017, confirmou a teoria de longa data que as explosões criam elementos mais pesados do que o ferro. Assim, pensou-se ter a resposta …

Descoberta uma cripta secreta sob uma capela polaca. Pode levar ao lendário Santo Graal

O lendário Santo Graal, que terá sido usado por Jesus durante a Última Ceia para transformar o vinho em sangue, cativou a imaginação dos caçadores de tesouros durante séculos. Embora possamos nunca saber se esta relíquia …

Pedaço de cabelo de Lincoln (e um telegrama ensanguentado) leiloados por 81 mil dólares

Um anónimo pagou mais de 81 mil dólares (cerca de 71 mil euros) por uma mecha de cabelo de Abraham Lincoln. O exemplar foi retirado da cabeça de Lincoln um dia após a sua morte, …

Descobertos novos detalhes em Pietà de Miguel Ângelo

Uma equipa de especialistas estava a fazer trabalhos de limpeza na Pietà de Florença, esculpida pelo artista italiano Miguel Ângelo, quando encontrou detalhes desconhecidos da obra. Uma Pietà é um tema da arte cristã em que …

Microsoft afundou um data center em 2018. Dois anos depois, revela o que descobriu

Em 2018, a Microsoft aproveitou a tecnologia de submarinos para afundar um data center que poderia fornecer ligação à Internet durante anos na costa de Orkney. Agora, foi recuperado e os investigadores estão a testá-lo …

"James Bond da Filantropia". Bilionário cumpre sonho e doa toda a sua fortuna

Chuck Feeney cumpriu o seu sonho e está oficialmente falido. O empresário e filantropo queria doar toda a sua fortuna antes de morrer e assim o fez. Chuck Feeney é um empresário norte-americano de ascendência irlandesa …

A pandemia chegou à Lapónia e até o Pai Natal já a sente

O turismo da Lapónia prepara-se para sofrer um duro golpe com a pandemia de covid-19. As restrições de viagens deixam a economia da "residência oficial do Pai Natal" em risco. A Lapónia, na Finlândia, é conhecida …

Fruta do dragão e máscaras grátis. Vietname inova e triunfa na segunda vaga

A inovação do povo vietnamita está a ajudar a fazer do país uma história de sucesso não só na primeira vaga, mas também na segunda. Até ao momento, registaram-se pouco mais mil casos. O Vietname foi …

Alunos separados em "bolhas" dentro da escola, mas "encavalitados" antes de entrar

Mil alunos amontoaram-se esta manhã à frente da Escola Secundária Pedro Nunes. A escola adotou método de "turmas bolha", mas à entrada da escola não houve distanciamento e alguns alunos não usavam máscara. A diretora …