“Injustamente, Passos Coelho levou com o rótulo de perigoso liberal”

horasis / Flickr

Miguel Pinto Luz

Miguel Pinto Luz, candidato à liderança do PSD, não tem medo de o admitir: sem contar com Sá Carneiro, o presidente do PSD com quem tem mais afinidade é Pedro Passos Coelho.

No programa Bloco Central, da TSF, Miguel Pinto Luz disse: “Identifico-me mais com Passos Coelho, mas chamo-me Miguel Pinto Luz”. Sem margem para dúvidas, o presidente do PSD com quem Miguel Pinto Luz tem mais afinidades é Pedro Passos Coelho. “Injustamente, levou com o rótulo de perigoso liberal.”

Pinto Luz afirmou ainda que irá apresentar um programa diferente daquele que Rui Rio apresentou nas últimas eleições. No topo das suas prioridades está o Serviço Nacional de Saúde (SNS) que “está a ser desmantelado” ao ponto de qualquer dia não haver “meios para acudir ao que aí vem”.

Críticas ao atual presidente também não faltaram. O vereador de Cascais acusou Rio de ter transformado o PSD “no partido de um homem só“, sendo que uma das divergências registadas foi o voto do PSD contra a descida dos preços dos passes. “Esta foi uma iniciativa que nasceu dos autarcas do PSD de Lisboa” que “aumenta a competitividade das áreas metropolitanas e que dá acesso às pessoas”.

Em relação ao Aeroporto do Montijo, à necessidade de reformar a segurança social e à descida do IVA da eletricidade e do gás de 23% para 6%, Miguel Pinto Luz também pensa de forma diferente da de Rui Rio. “Não faz sentido” reduzir o IVA quando “uma das prioridades do país é atingir a neutralidade carbónica”, afirmou na entrevista.

Ainda assim, os candidatos estão de acordo num ponto: é ao centro que se ganham eleições. “O PSD tem de se posicionar ao centro, porque é ao centro que se ganham eleições. Quando o PSD nessas guerras estéreis de perceber qual é a pureza ideológica do partido, num partido que tem por base um catch all party, só tem a perder”.

Sobre o Orçamento do Estado para 2020, Pinto Luz insiste que, se fosse ele o líder, o PSD nunca decidiria o sentido de voto sem conhecer o documento.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O sr. Miguel Luz está equivocado. O sr. Pedro Coelho não é, nunca foi, nem tão pouco foi considerado como liberal ou defensor das ideias do Liberalismo, muito pelo contrário, o sr. Coelho é um neoliberal assim como é o sr. Luz.

  2. Passos Coelho levou o rótulo de “perigoso liberal” por dois motivos: “perigoso” porque fez mal a milhões de portugueses, “liberal” porque um social-democrata não pode dizer que vai cumprir o défice “custe o que custar” (por analogia, se alguém tem dívidas e as quer pagar não vai assaltar ninguém para arranjar dinheiro, há um limite ético que não pode ser ultrapassado).
    Foi por isso que este sr. Pinto Luz apareceu. O sr. Montenegro era porta voz do governo na altura, governo que estava ao serviço dos alemães e por isso tem uma canga bastante negativa. O sr. Pinto Luz não tem essa canga mas é farinha do mesmo saco. Devem fazer ambos parte da seita maçónica que precisa do Estado para sobreviver.

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …