“Injustamente, Passos Coelho levou com o rótulo de perigoso liberal”

horasis / Flickr

Miguel Pinto Luz

Miguel Pinto Luz, candidato à liderança do PSD, não tem medo de o admitir: sem contar com Sá Carneiro, o presidente do PSD com quem tem mais afinidade é Pedro Passos Coelho.

No programa Bloco Central, da TSF, Miguel Pinto Luz disse: “Identifico-me mais com Passos Coelho, mas chamo-me Miguel Pinto Luz”. Sem margem para dúvidas, o presidente do PSD com quem Miguel Pinto Luz tem mais afinidades é Pedro Passos Coelho. “Injustamente, levou com o rótulo de perigoso liberal.”

Pinto Luz afirmou ainda que irá apresentar um programa diferente daquele que Rui Rio apresentou nas últimas eleições. No topo das suas prioridades está o Serviço Nacional de Saúde (SNS) que “está a ser desmantelado” ao ponto de qualquer dia não haver “meios para acudir ao que aí vem”.

Críticas ao atual presidente também não faltaram. O vereador de Cascais acusou Rio de ter transformado o PSD “no partido de um homem só“, sendo que uma das divergências registadas foi o voto do PSD contra a descida dos preços dos passes. “Esta foi uma iniciativa que nasceu dos autarcas do PSD de Lisboa” que “aumenta a competitividade das áreas metropolitanas e que dá acesso às pessoas”.

Em relação ao Aeroporto do Montijo, à necessidade de reformar a segurança social e à descida do IVA da eletricidade e do gás de 23% para 6%, Miguel Pinto Luz também pensa de forma diferente da de Rui Rio. “Não faz sentido” reduzir o IVA quando “uma das prioridades do país é atingir a neutralidade carbónica”, afirmou na entrevista.

Ainda assim, os candidatos estão de acordo num ponto: é ao centro que se ganham eleições. “O PSD tem de se posicionar ao centro, porque é ao centro que se ganham eleições. Quando o PSD nessas guerras estéreis de perceber qual é a pureza ideológica do partido, num partido que tem por base um catch all party, só tem a perder”.

Sobre o Orçamento do Estado para 2020, Pinto Luz insiste que, se fosse ele o líder, o PSD nunca decidiria o sentido de voto sem conhecer o documento.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O sr. Miguel Luz está equivocado. O sr. Pedro Coelho não é, nunca foi, nem tão pouco foi considerado como liberal ou defensor das ideias do Liberalismo, muito pelo contrário, o sr. Coelho é um neoliberal assim como é o sr. Luz.

  2. Passos Coelho levou o rótulo de “perigoso liberal” por dois motivos: “perigoso” porque fez mal a milhões de portugueses, “liberal” porque um social-democrata não pode dizer que vai cumprir o défice “custe o que custar” (por analogia, se alguém tem dívidas e as quer pagar não vai assaltar ninguém para arranjar dinheiro, há um limite ético que não pode ser ultrapassado).
    Foi por isso que este sr. Pinto Luz apareceu. O sr. Montenegro era porta voz do governo na altura, governo que estava ao serviço dos alemães e por isso tem uma canga bastante negativa. O sr. Pinto Luz não tem essa canga mas é farinha do mesmo saco. Devem fazer ambos parte da seita maçónica que precisa do Estado para sobreviver.

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …