/

Se Passos der um passo em frente, Montenegro, Rangel e Pinto Luz recuam

54

Manuel Almeida / Lusa

Pedro Passos Coelho

Falta menos de um ano para as eleições diretas no PSD, um intervalo temporal que, parecendo longo, passa a correr. Miguel Pinto Luz, Paulo Rangel e Luís Montenegro estão prontos para se atirar de cabeça, mas a incógnita Pedro Passos Coelho pode fazê-los recuar.

O Público avança esta quinta-feira que, se Pedro Passos Coelho ressuscitar e voltar ao PSD, como estará a ser ponderado, os possíveis candidatos à liderança do partido ficam sem margem para avançar, antecipando um duelo entre Rio e Passos.

As eleições autárquicas são o grande teste da liderança de Rio e, logo depois, em 2022, há eleições diretas e congresso. Um dos nomes apontado para a disputa do candidato do PSD a primeiro-ministro nas legislativas de 2023 é o de Miguel Pinto Luz, que se prepara para voltar a ser candidato à liderança do partido.

Pinto Luz é um crítico do atual líder. Na semana passada, em entrevista à TSF, culpou Rui Rio por não ter conseguido unir o partido e lembrou alguns dirigentes que a atual direção tem esquecido, como Maria Luís Albuquerque, Hugo Soares ou Marco António Costa.

Os quadros que considerou serem de “enorme qualidade e relevo”, são passistas e foram apoiantes de Luís Montenegro nas últimas diretas. De acordo com o diário, é neste terreno “montenegrista” que Pinto Luz faz o combate, na esperança de que o antigo líder parlamentar não se candidate à liderança.

Luís Montenegro tem permanecido em silêncio, mas há quem não esqueça os 48% que obteve nas eleições diretas de há um ano. Há, ainda, quem defenda que, com um resultado destes, Montenegro não pode deixar de estar na grelha de partida na próxima disputa eleitoral.

No entanto, salvaguarda o Público, há também quem duvide que Montenegro regresse na próxima contenda, sobretudo porque a sua base de apoio poderá estar fragmentada, depois da avaliação interna da sua candidatura ter concluído que houve falhas evitáveis que permitiram a vitória de Rio.

Outra figura a marcar terreno é Paulo Rangel, que, apesar de ter sido apoiante de Rio, já mostrou estar descontente com a postura adotada pelo líder social-democrata. Rangel reclama uma oposição forte e, inclusivamente, recusou o convite do presidente para ser o cabeça de lista do PSD no Porto.

Em tempos, uma disputa entre estes dois pesos pesados seria impensável, mas há agora quem considere esse cenário possível. Segundo o diário, há quem pense que os dois disputam quase o mesmo eleitorado interno, mas os mais próximos de Rangel consideram que o eurodeputado é mais abrangente.

Para já, Rui Rio mantém o foco no teste de outubro: as autárquicas. Para o presidente do PSD, estas eleições são “absolutamente essenciais” e, “mais importante do que o número de deputados”, é o número de autarcas que o partido irá conseguir eleger.

Rio justificou que, tendo o PSD tido “resultados muito maus em 2013 e 2017”, se este ano repetir “um resultado negativo”, vai começar “a perder gravemente a implantação” no país.

“Mais importante do que o número de deputados que se elegem, é o número de dirigentes de junta de freguesia, membros de assembleia municipal e membros de câmaras municipais, vereadores e presidentes de câmara”, defendeu, argumentando que “quanto mais pessoas o PSD tiver eleitas no terreno a fazer política, política local, mais forte é”.

“Pode depois ganhar mais alguns deputados ou perder alguns deputados, o PSD está garantido porque está no território”, explicou, sublinhando que, “quando perde nas autarquias, como perdeu em 2013 e 2017, e já em 2009 tinha perdido um bocadinho, pouco, obviamente que o assunto é sério”.

O líder social-democrata intervinha na quarta-feira à noite no encerramento da primeira de uma série de conferências de formação autárquica organizadas pelo partido, pelo Instituto Francisco Sá Carneiro (IFSC), os Autarcas Social Democratas (ASD) e pela Associação Konrad Adenauer Stiftung e difundidas nas redes.

No encerramento da sessão, dedicada ao distrito de Beja e que decorreu através de videoconferência, Rio garantiu que está “fortemente empenhado” nas autárquicas, e assumiu as “responsabilidades de ter um resultado bom e positivo para o PSD”, o que passa por aumentar a “implantação no território” nacional.

“Para isso, é importante a vocação de cada um, o empenho de cada um, mas também é importante ter alguma formação”, no sentido de “dominar melhor as matérias, saber organizar-se mentalmente melhor e argumentar melhor junto dos adversários”, apontou o presidente do PSD, que salientou que “é a primeira vez na história do partido que um presidente que tem uma marca forte autárquica” gere umas eleições autárquicas.

Em 2017, o PSD teve o seu pior resultado autárquico (e que levou à demissão de Passos Coelho): os sociais-democratas perderam oito câmaras em relação a 2013 e viram o PS reforçar a liderança autárquica, que passou a liderar 161 câmaras por todo o país (mais 11 que em 2013), 159 sozinho e duas em coligação.

Os sociais-democratas conseguiram há quatro anos 98 presidências de municípios (79 sozinhos e 19 em coligação), embora sem grandes variações em termos de votos e percentagens em relação a 2013, tendo somado, sozinho, 16,08% dos votos (em 2013 foram 16,70%).

No final de janeiro, os presidentes do PSD e do CDS anunciaram que irão assinar até meio de fevereiro um acordo-quadro para as autárquicas que exclui a possibilidade de coligações com o Chega.

Liliana Malainho, ZAP // Lusa

54 Comments

  1. O PPD não quer saber dos cidadãos, se quisesse saber concorria sozinho, dizia o que pretende fazer pelos cidadãos onde concorrem e nem ia buscar para-quedistas para as Autarquias onde concorre, não venham dizer que nessas Autarquias não há gente competente, pode é não haver quemesteja dispostos a ser pau mandado de meia dúuzia de seres dívinos do PPD.

  2. …O Passos só avança se o PSD tiver um bom resultado nas autarquicas, porque caso contrário ele sabe que o poder ainda estará longe, alem disso, numa situação de crise económica e social, os portugueses não quererão ver no Governo alguem que lhes corta os ordenados e subsidios de férias e natal….
    Boas férias ao Passos que este Rio ainda tem que andar..

    • Espero que este (des)governo, logo que acabe a “presidência da UE” não venha a fazer aquilo de que acusa PPC de ter feito por imposição da TROIKA chamada pelo Sócrates.

      • A TROIKA teve que ser (!!) chamada na sequência do chumbo na AR, do PSD, a um PEC que estava já falado, discutido e obtido o OK por parte da UE.

        Foi o governo Sócrates que «chamou» mas a responsabilidade, naquela altura, foi do PSD que pressentiu a crise politica que se seguiu e o poder que estava perto na sequência da mesma.

        Seja sério!!

      • E os bancos que tiraram o tapete ao Sócrates… Mas continuo a achar que o Sócrates fez um grande erro. Devia ter “deixado” o governo seguinte a chamar a troika. O PSD acabou por alterar o acordo de qualquer forma (indo além desta!) e assim seria a direita acusada de ter “chamado” a troika que, de forma indireta, acabou por fazê-lo, como diz.
        Mas… Infelizmente falta muita seriedade a muita gente…

      • “Devia ter “deixado” o governo seguinte a chamar a troika”
        Uma pergunta, até o governo seguinte tomar posse, como cumpria Sócrates com os pagamentos? A colocar mais divida a taxas incomportáveis?

      • Pois… Mas teria sido um governo “legitimado” a fazê-lo. De qualquer forma estávamos (?) na me rda na mesma por isso não iria fazer muita diferença.

      • Sou sério pode crer.
        Como aceitei a manobra do Costa em 2015 penso que deve aceitar o chumbo de um PEC na AR.
        Que PPC antevisão a crise e normal. Como deve saber os partidos políticos democráticos constituem-se para ganhar o poder com os votos.
        O tal PEC que já tinha o aval da UE não tinha sido apreciado pela AR daí ser chumbado.
        Aliás isso é apanágio do PS, pois o actual plano que dá acesso à bazuca foi posto está semana à consulta pública por imposição da UE. Se não fosse apesar de ter o OK da comissão seria chumbado no parlamento.
        Mas eu penso que sabe bem isso.

  3. Se este mentiroso e incompetente do PPC avançar, espero que o povo não tenha memória curta e coloque o PSD ao nível do CDS, o pior 1º ministro da era democrática, um homem que não teve pudor de ficar com reformas miseráveis, de cortar tudo, de quase acabar com o país. E sinceramente o único politico que me apeteceu esbofetear.

    • A ignorância permite estes arrojados de mal dizer é de pouca memória.
      Esquece -se que quem ganhou as eleições em 2015 foi PPC e não o oportunista do Costa.
      Parece que o povo tem mesmo falta de memória. Azar o seu.

      • Pois é… O PPC ganhou as eleições… Mas perdeu a maioria na Assembleia e, caso esteja esquecido, (problemas de memória) quem tem a maioria em representação na Assembleia, pode formar governo (e a direita/PAF não tinha por isso não podia aprovar seja o que fosse). Sabe a que isso se chama? DEMOCRACIA! Oportunismo? Claro! Mas diga-me… Se fosse o contrário… Chamaria oportunista ao pior primeiro ministro de Portugal (PPC)? A mim custaria muito mas teria de aceitar porque… Estamos numa DEMOCRACIA!!!

      • Mas quem lhe disse que não aceito.
        Já escrevi aqui comentando qualquer coisa de que não me lembro mais ou menos o seguinte: PPC agiu +/- de acordo com o programa da Tripla. Se nalgumas coisas agiu bem noutras não.
        É eu sei do que falo em termos pessoais. Fui cortado na pensão e não vi reversão como aos funcionários públicos em contrapartida o e-factura ter-me permitido poupar alguma coisa no IRS. É sempre evita muita fuga aos impostos. Para pior primeiro nada mau.

    • Victor, agradeça ao Sócrates e ao PS aquilo a que outros estiveram obrigados a fazer e olhe que possivelmente apesar de tantas ajudas externas, poderemos estar perante nova vaga de vacas magras e outros a serem os maus da fita!

  4. Se o psd está a espera de quem particamente o destruiu há uns anos atrás então está mesmo de cag….!
    Mas pronto para destruir a que chamar alguém que acabe com o resto de uma vez!

  5. Eu quero é receber o meu dinheiro que o BES USOU ilegitimamente, o Tribunal de Contas atribui aos credores reconhecidos, o direito de receber, não á fação politica esquerda centro direita, não passam fome eu no meu caso é pouco são as minhas economias mas neste momento pandémico ajudava a não passar fome. façam o favor de mexer no assunto que já tem bolor de tanto esperar, tanto dinheiro em subsídios mas para quem não pode usufruir era um milagre que o VIRUS DO BES FOSSE MORTO DE UMA VEZ POR TODAS. PAGUEM O QUE NOS DEVEM O NOVO BANCO SABE QUEBRAR COMISSÕOES ALTISSIMAS PARA LÁ TERMOS UNS EURITOS, MAS PARA NOS PAGAR O QUE NOS DEVEM? Os nossos políticos não têm interesse por conveniência e interesses.
    Joaquim Alves

  6. Não acredito em nenhum político português. Todos roubam mas apenas alguns fazem obra. Tendo por base estes pressupostos apoio o regresso ao centrão formado pelo Sócrates no PS e Isaltino Morais no PSD. Esse governo é que levará Portugal longe!

      • Naquele tempo qualquer governo teria de ser vendilhão. O governo do syriza também achava que podia não vender mais nada e até reverter privatizações mas saiu-lhe tudo ao contrário.

      • Não, não tinha!
        Essa foi apenas a opção mais fácil…
        A própria UE, a Merkel, etc mais tarde admitiram que as coisas não deviam ter sido assim, com vendas ao desbarato e sem qualquer critério ou proteção dos interesses dos paises/UE
        Pena foi só terem “acordado” quando já várias empresas europeias (muitas delas estratégicas/de bens essenciais) estavam nas mãos de chineses, etc, etc…

  7. Se Passos der um passo em frente cai na escuridão do abismo para onde nos atirou ao vender a países, com os quais não alinhava, os nossos recursos energéticos (alguns com grande valor estratégico como a REN) que até davam grandes lucros ao estado! Agora o investimento foi nosso mas os lucros fabulosos são deles!! Que grande político!!

    • O Catroga (entre outros parasitas) estão eternamente agradecidos ao Passos por esses enormes negócios (do grande estadista que vendeu o Estado ao desbarato a interesse estrangeiros)!…
      Para certos oportunistas/vigaristas, o Sócrates e crise internacional foram a melhor coisa que lhes aconteceu na vida…

      • Foi melhor o Costa ter comprado a TAP.
        Esse “novo buraco” onde se vão enterrar milhões que podiam estar no bolso do povo, da economia real, e da infinidade de micro e pequenas empresas que constituem a fatia de leão do tecido empresarial português.

      • Essa foi mais uma excelente “privatização”: o risco e a dívida da TAP ficaram do lado do Estado e este ficou sem qualquer poder de decisão na companhia – brilhante mesmo!…

      • Parece que só você viu essa questão. Ora apresente lá numeros para vermos se a melhor solução foi a da reversão.

      • Só eu?!
        Está boa…
        Queres melhores números do que a realidade actual??
        Convém esclarecer que a reversão só aconteceu em Setembro de 2020 quando o Estado ultrapassou os 50% do capital.
        Se o facto do Estado ter ficado com toda a dúvida e o risco todo do seu lado (e sem qualquer participação na gestão), o que aconteceu desde o início da pandenia já deveria ser suficientemente esclarecedor: os Estados europeus todos injectaram milhares de milhões nas companhias aéreas!
        Por exemplro, o Estado Alemão tinha ZERO participação na Lufthansa e investiu 9 mil milhões e euros, passando a ser o maior acionista da companhia!!
        .
        Não sei se a melhor solução foi a reversão, mas sei que a privatização da TAP não serviu para nada – a não para o vigarista Neelman ganhar uns milhões na saída, depois de ter investido ZERO na TAP!…

  8. Eles não desistem… Querem arrastar um partido com denominação de social democrata, para o neo-liberalismo. Não desistem de tentar tirar de lá o Rio… Mas vão ficar a tentar até morrer. Há malta que não se cansa de levar na tromba. Quantas tentativas de tirar de lá o Rio não bateram já na trave? Epá fundem lá um partido novo como o Santana e o Ventura, e desamparem a loja. Estes Passistas fazem tanta falta no PSD, como a fome.

  9. Olha quem eles são: Passos, Montenegro, Rangel… falta o Relvas e o Macedo… e, claro, o chefe da quadrilha: o BigMac (Marco António Costa) que agora tem anda entretido a representar a Isabelinha de Angola…
    Tudo advogados (ou “consultores”) com interesses nas privatizações…
    É a equipa que tem andado a minar por dentro o PSD de Rui Rio, para tomarem conta do PSD e daí voltarem às grandes negociatas de vender o país aos “amigos”!…
    Felizmente não devem ir longe e, o Montenegro tem andado caladinho desde a última vez que tentou sabotar o PSD e correu-lhe mal…
    .
    Se o PSD escolher criminosos (Isaltino, etc) ou dinossauros (Santana, etc) para as autárquicas, a coisa pode correr mal ao Rui Rio e, por conseguinte, o gangue dos vendilhões covardes/traidores certamente que voltará a atacar!…

  10. Por alguns comentários aqui ”vomitados” contra o Passo Coelho,não é difícil de ver porquê temos a m…..a que temos a governar.Cambada de ignorantes.

    • Relvas, és tu?!
      Os negócios feitos pelos teus amigos manhosos (angolanos, chineses, etc), no tempo da troika não foram suficientes?..
      Mesmo com o “diabo” à solta por aí, estes governantes insistem em não vender o país ao desbarato… cambada de incompetentes; nem com uma pandemia mundial são capazes de fazer um favorzinho aos abutres e vender alguma parte do país aos “amigos”…

      • Tu gostas muito de revisitar o Senhor Passado. É por isso que o teu juízo não existe… ficou no passado.
        Não “fales” daquilo que não conheces. Não te armes.

        Obrigada.

  11. Emigrei quando o Passos mandou os jovens emigrar.
    Será que o Passos vai voltar e também vai mandar os emigrantes regressar?
    Logo agora que já me estava a habituar a viver num país civilizado…

  12. O Eu está cheio de razão quando diz que a banca rota do Sócrates deu um jeitão aos “privatizadores” que, afinal, vivem todos, descaradamente, à sombra do estado que rejeitam!! É ver, agora, com a pandemia os interesses privados a instalarem-se. O negócio que alguns laboratórios fazem com o estado, cobrando pelos testes quantias exorbitantes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.