Passos Coelho quer juízes do Constitucional mais bem escolhidos

EPP / Flickr

O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho

O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, defendeu esta quarta-feira em Coimbra que as prerrogativas desvirtuadas do Constitucional “não se resolvem acabando” com este tribunal, mas escolhendo “melhores juízes”.

Passos Coelho considerou que os juízes do Tribunal Constitucional, “que determinam a inconstitucionalidade de diplomas em circunstâncias tão especiais”, deveriam estar sujeitos a “um escrutínio muito maior do que o feito” até hoje.

“Como é que uma sociedade com transparência e maturidade democrática pode conferir tamanhos poderes a alguém que não foi escrutinado democraticamente”, questionou Pedro Passos Coelho, apontando para o caso dos Estados Unidos da América em que os juízes “escolhidos para este efeito têm um escrutínio extremamente exigente”, disse.

“Não temos sido tão exigentes quanto deveríamos ter sido”, sublinhou, durante a intervenção que fez esta noite, em Coimbra, no encerramento da primeira conferência do ciclo comemorativo dos 40 anos da fundação do PSD.

/Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. o que o coelho queria dizer é que os melhores juízes são ou seriam aqueles
    que o deixassem fazer o que quer que fosse. o senhor coelho deve ser o
    único detentor da verdade tipo staline. o povo a isso uns chamam o senhor
    quero posso e mando outras chama de ditador outros insultam a sue dele
    mãe que se calhar o único erro foi tê-lo. se fôr preciso aclarar, agora com
    a alteração do código de processo civil, isso não é possivel, terá que voltar aos bancos a escola e estudar portugês, latim e grego e fazer os exames sem ter conhecimento prévio da prova do dito.

  2. “Passos Coelho quer juízes do Constitucional melhor (???) escolhidos”… MAIS BEM escolhidos, assim é que está correto !

  3. Eu, se alguma vez for a tribunal e a sentença não for como eu quero, também vou pedir para que o(s) juíz(es) seja(m) mudado(s) – a meu favor, claro!

  4. Coitados dizem-se Sociais Democratas mas pela maneira que falam e agem são mais Fascistas do que o Hitller e do que o Salazar mas esqueceram-se que não estamos na Alemanha Nazi e nem na ditadura Salazarista. Alem esse senhor esqueceu-se que foram eles e o PS que os lá puseram, e muito bem para fiscalizar as leis fascistas que eles tem desde que estão no Governo devia ter Vergonha na cara do lixo que ja fez e ainda continua a Fazer

  5. Pergunta pelo ponto de vista dos juízes do Constitucional, sobre os cortes da função publica, “Os Sr. juízes do Constitucional querem receber menos uns milhares de euros ou não?”. Resposta Inconstitucional, inconstitucional, inconstitucional inconstitucional, inconstitucional………
    Juízes em causa própria é que é vergonhoso. é uma violação de conflito de interesses

  6. Juízes mais bem escolhidos!!!! Não percebi. Os Juízes representam a lei e defendem o que está escrito na Constituição e por muito leigo que eu seja, a Constituição foi criada pela própria República, democraticamente eleita pelo povo para defender os direitos do mesmo. Por isso Sr. Passos Coelho ainda não percebi aonde quer chegar, de todas as soluções ou resoluções, ou como queira chamar que foram enviadas para o TC, todas foram contra o que estava na Constituição. Nem inteligentes são, porque como responsáveis de Estado que são, (já não digo Chefes de Estado, porque tem muita gente a trabalhar no governo) não saber o que está escrito na Constituição da Républica é um bocado de ignorância, porque ao fim ao cabo acabam por passar vergonhas e depois vêm culpar os Juízes. Ao lançar este tipo de propostas que vão de encontro ao que está na Constituição, é de obra.

RESPONDER

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …