Passos Coelho quer juízes do Constitucional mais bem escolhidos

EPP / Flickr

O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho

O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, defendeu esta quarta-feira em Coimbra que as prerrogativas desvirtuadas do Constitucional “não se resolvem acabando” com este tribunal, mas escolhendo “melhores juízes”.

Passos Coelho considerou que os juízes do Tribunal Constitucional, “que determinam a inconstitucionalidade de diplomas em circunstâncias tão especiais”, deveriam estar sujeitos a “um escrutínio muito maior do que o feito” até hoje.

“Como é que uma sociedade com transparência e maturidade democrática pode conferir tamanhos poderes a alguém que não foi escrutinado democraticamente”, questionou Pedro Passos Coelho, apontando para o caso dos Estados Unidos da América em que os juízes “escolhidos para este efeito têm um escrutínio extremamente exigente”, disse.

“Não temos sido tão exigentes quanto deveríamos ter sido”, sublinhou, durante a intervenção que fez esta noite, em Coimbra, no encerramento da primeira conferência do ciclo comemorativo dos 40 anos da fundação do PSD.

/Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. o que o coelho queria dizer é que os melhores juízes são ou seriam aqueles
    que o deixassem fazer o que quer que fosse. o senhor coelho deve ser o
    único detentor da verdade tipo staline. o povo a isso uns chamam o senhor
    quero posso e mando outras chama de ditador outros insultam a sue dele
    mãe que se calhar o único erro foi tê-lo. se fôr preciso aclarar, agora com
    a alteração do código de processo civil, isso não é possivel, terá que voltar aos bancos a escola e estudar portugês, latim e grego e fazer os exames sem ter conhecimento prévio da prova do dito.

  2. “Passos Coelho quer juízes do Constitucional melhor (???) escolhidos”… MAIS BEM escolhidos, assim é que está correto !

  3. Eu, se alguma vez for a tribunal e a sentença não for como eu quero, também vou pedir para que o(s) juíz(es) seja(m) mudado(s) – a meu favor, claro!

  4. Coitados dizem-se Sociais Democratas mas pela maneira que falam e agem são mais Fascistas do que o Hitller e do que o Salazar mas esqueceram-se que não estamos na Alemanha Nazi e nem na ditadura Salazarista. Alem esse senhor esqueceu-se que foram eles e o PS que os lá puseram, e muito bem para fiscalizar as leis fascistas que eles tem desde que estão no Governo devia ter Vergonha na cara do lixo que ja fez e ainda continua a Fazer

  5. Pergunta pelo ponto de vista dos juízes do Constitucional, sobre os cortes da função publica, “Os Sr. juízes do Constitucional querem receber menos uns milhares de euros ou não?”. Resposta Inconstitucional, inconstitucional, inconstitucional inconstitucional, inconstitucional………
    Juízes em causa própria é que é vergonhoso. é uma violação de conflito de interesses

  6. Juízes mais bem escolhidos!!!! Não percebi. Os Juízes representam a lei e defendem o que está escrito na Constituição e por muito leigo que eu seja, a Constituição foi criada pela própria República, democraticamente eleita pelo povo para defender os direitos do mesmo. Por isso Sr. Passos Coelho ainda não percebi aonde quer chegar, de todas as soluções ou resoluções, ou como queira chamar que foram enviadas para o TC, todas foram contra o que estava na Constituição. Nem inteligentes são, porque como responsáveis de Estado que são, (já não digo Chefes de Estado, porque tem muita gente a trabalhar no governo) não saber o que está escrito na Constituição da Républica é um bocado de ignorância, porque ao fim ao cabo acabam por passar vergonhas e depois vêm culpar os Juízes. Ao lançar este tipo de propostas que vão de encontro ao que está na Constituição, é de obra.

RESPONDER

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …