/

Passos Coelho diz que é um “mito urbano” que tenha incentivado jovens a emigrar

5

José Sena Goulão / Lusa

O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, nega que tenha incentivado os jovens portugueses a procurarem emprego no estrangeiro, classificando de “mito urbano” uma afirmação nesse sentido.

Há uns quantos mitos urbanos, um deles é que eu incentivei os jovens a emigrar. Eu desafio qualquer um a recordar alguma intervenção ou escrito que eu tenha tido nesse sentido”, disse Passos Coelho aos jornalistas esta segunda-feira, em Coimbra, à margem das comemorações dos 75 anos do Portugal dos Pequenitos.

O governante frisou que o que disse “foi que não podíamos estigmatizar aqueles que não tendo cá oportunidades, procuravam outras economias para poderem encontrar emprego”.

“É evidente que não os podemos estigmatizar, isso é um fenómeno que se compreende. Outra coisa é incentivar as pessoas a saírem do país, isso só o poderia fazer por boas razões, aqueles que têm programas de intercâmbio, aqueles que procuram a sua formação lá fora e que depois pretendem regressar com outra experiência, com outra visão”, afirmou Passos Coelho.

“Mas isso é um beneficio, não é nada de negativo. (…) Tomara eu que o país cresça a um ritmo de poder oferecer a todos os jovens portugueses uma perspetiva de emprego, é para isso que trabalhamos”, referiu.

O tema das migrações esteve presente no discurso que Passos Coelho proferiu no âmbito das comemorações do aniversário do Portugal dos Pequenitos, parque temático dirigido às crianças, propriedade da Fundação Bissaya Barreto.

Nas declarações à margem da sessão, o primeiro-ministro disse que Portugal, para além de uma sociedade que possa acolher mais migrantes, “tem de ter espaço” para que quem foi levado a emigrar em busca de melhores condições e emprego no estrangeiro possa regressar “e para evitar que outros que não desejam sair não sejam forçados a fazê-lo”.

“Não podemos deixar de pensar naqueles que sendo portugueses tiveram de procurar outros sítios para poderem encontrar uma oportunidade profissional“, alegou Passos Coelho.

Adiantou que os dados à disposição do Governo “mostram que há uma vitalidade na recuperação da economia que nos permite olhar para um dinamismo maior também na oferta de emprego”.

“Esperamos que ela se possa intensificar nos próximos anos justamente para tornar Portugal um país mais acolhedor para os que são de cá e um país que seja um destino preferencial para aqueles que nós precisamos que venham trabalhar em Portugal, viver em Portugal, na medida em que estamos a ficar uma sociedade demasiado envelhecida”, sustentou Passos Coelho.

/Lusa

5 Comments

  1. Mas o que é que o homem fuma?
    Será que não sabe que tudo o que diz é gravado.
    Bom há aqui uma hipótese, que é real e não é nenhuma surpresa, passa por os vídeos sobre o assunto serem apagados.

  2. Sim é verdade e em letras grandes GRANDE MENTIROSO. Eu com 40 anos, canalizador também me mandou emigrar. Melhor fui obrigado a fazer algo, pois fiquem sem trabalho e dinheiro. É triste quando temos de procurar outros sítios (não em Portugal) para podermos encontrar uma oportunidade profissional. Regressar a Portugal,….acho que depois do meu Pais me mandar procurar trabalho no estrangeiro e já passar 4 anos fora de Portugal,….é um caso para muito pensar para o fazer,…Sem duvidas que sim penso o fazer, mas quando estiver na reforma,… se lá chegar, espero que sim.

  3. Boa Noite.
    Será que alguém me pode explicar (informar) de o porquê de meus comentários nunca serem colocados on line ?

    Acho que já não sou mesmo cidadão português!!

    Obrigado

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.