/

Passos ataca Costa e deixa (com muito afecto) recados a Marcelo

9

PSD / Flickr

Passos Coelho discursa no 36.º Congresso do PSD, em Espinho.

Passos Coelho entrou ao ataque, no discurso inaugural do 36.º Congresso do PSD, em Espinho, deixando o seu “afecto”, mas com recados, a Marcelo Rebelo de Sousa e acusando António Costa de “soberba” e de “arrogância”.

No primeiro dia do congresso social-democrata, o presidente do PSD atirou-se às políticas do governo PS e, em particular, ao primeiro-ministro António Costa, de quem disse que, “acossado, em vez de corrigir a sua actuação, actua com soberba”.

Desafio ao PS para o diálogo

No discurso desta sexta-feira, Passos acusou António Costa de “não se importar de impor riscos desnecessários aos portugueses e de constituir um mau exemplo para toda a sociedade”, por “ameaçar instituições independentes“, referindo-se ao conflito com o governador do Banco de Portugal, e por se envolver “em negociações privadas, de bancos privados”.

Do governo socialista disse que “acusa o toque” e “revela arrogância”, alertando para os repetidos avisos das agências quanto à economia portuguesa e atirando com a possibilidade de novo resgate.

Apesar dos ataques, Pedro Passos Coelho desafia o primeiro-ministro para o diálogo com o PSD no capítulo da reforma do sistema de pensões, manifestando o interesse do seu partido em proceder a essa reestruturação.

“Esperamos que o Governo também possa apresentar uma proposta estrutural e não venha dizer que não quer mexer no factor de sustentabilidade para depois beneficiar do aumento da idade da reforma, para os 66 anos e meses, a que se opôs”, nota o líder do PSD.

Passos desafia ainda o PS para a discussão do sistema eleitoral, numa altura em que “não temos eleições à vista”, conforme fez questão de sublinhar.

Da sua parte fica a garantia de que os sociais-democratas vão apresentar, no Parlamento, uma proposta para a redução do número de deputados de 230 para 189 e para garantir aos eleitores a possibilidade de escolherem o deputado em que votam.

Afecto para Marcelo, mas com recados pelo meio

Na sua intervenção, Passos não se esqueceu do Presidente da República, o social-democrata com quem mantém, desde há muito, uma relação tensa. Falando sempre em “Rebelo de Sousa”, começou por lhe deixar “com muito afecto, um abraço muito forte”.

Mas Passos não se esqueceu de deixar os seus recados a Marcelo, avisando-o de que a actuação do Presidente da República “não se confunde com o plano de intervenção do governo e não se pode confundir com o jogo partidário”.

Passos ainda alertou o Presidente de que o cargo exige “mais interesse pela estratégia nacional do que com a espuma dos dias”.

Avisos à oposição interna

Finalmente, Passos Coelho deixou avisos à oposição interna, numa altura em que se especula com vários potenciais candidatos à sua sucessão, nomeadamente Rui Rio e Morais Sarmento.

Notando que “insistem em que o partido se reinvente”, o recém-reeleito líder do Partido Social Democrata frisa que o PSD não é “uma maria-vai-com-as-outras”.

“Não arranjamos projectos para o futuro do país em função das conjunturas”, diz Passos Coelho.

SV, ZAP

9 Comments

  1. O congresso serve para isso para criticar todos sem olharem para o passado, esquecerem a má governação e têm a safadeza de até falarem do n/ Presidente, deve estar a fazer lhes mal este Homem integro (para já) que quer ver Portugal melhor e espero que lute sp por isso. Tenha vergonha Passos, olhe para e espelho e relembre o seu passado politico, nada invejável. Tome 1 kompensam para a azia.

  2. Este PASPALHAO que guarde os recados para a pandilha que o envolve e mama como no passado mamaram . Coja de aldraboes e fascistas ditadores . LADROES DE POBRES ! ! NUNCA , NUNCA , NUNCA ,MAIS !!!

  3. O Sr. Passos Coelho, continua a passar um atestado de estupidez à maior dos portugueses, digo maioria porque há uma minoria que se divide em duas: os seus apaniguados que ao longo de décadas têm sugado/roubado os recursos dos País e os, não obstante pobres, são facilmente manipulados com acusações/informações sem o mínimo de credibilidade/mentiras; para a maioria, a sua ação no governo, depois de ter mentido aos portugueses para ocupar o poder, deixou um rasto de terror com o roubo nos salários/pensões; assalto/destruição aos/dos direitos mais elementares das pessoas, na saúde, no ensino, na segurança social, no desemprego, nos défices, na dívida e cujo refrão desta “letra” sinistra era; “vamos além da troika”, vergonhoso. Agora, num ataque miserável ao atual governo e de forma implícita, ao atua Presidente da República, aparece com uma narrativa já gasta embora queira mais uma vez enganar as pessoas, fala em social-democracia que ele próprio enterrou com o seu “neoliberalismo” o que não deixa de ser uma ofensa grave ao Sr. Francisco Sá Carneiro e seus companheiros de “route”. Acusa o indivíduo: ” António Costa de constituir um mau exemplo para toda a sociedade”, por “ameaçar instituições independentes“, referindo-se ao conflito com o governador do Banco de Portugal,” o Sr. Passos Coelho, quando do caso BES, não se preocupou com as posições públicas, assumidas pelo então Presidente da República, Cavaco Silva e do atual governador do Banco de Portugal, “aconselhar” as pessoas a investirem no BES, o resultado é o conhecido por isso, mais uma vez e de forma incoerente, não respeita os portugueses com a demagogia que está no seu “ADN”, CHEGA!!!!!

  4. foram uns insensiveis que não tiveram pena dos pobres.só se preocupavam com números…tem razão foram mesmo uns LADRÕES DOS POBRES .E O CAVACO COMPACTUOU.COM TUDO ISTO

  5. finalmente vao tentar reduzir esse ladroes na assembleia da republica ja havia milhares da assinaturas para reduzirem para o mimimo180 deputados uma fantastica medida

  6. De facto este senhor tem mesmo um problema grave de memória. Enfim…
    Uma boa ideia para a assembleia era esta:
    Tal como os votos nos partidos, cada “x” votos de abstenção elegiam uma cadeira vazia! Não ia ser espetacular? 40% das cadeiras vazias? Bom, no fundo ia dar ao mesmo…as que estão ocupadas grande das vezes também estão vazias!

  7. Feliz do GOVERNO que tem como lider da OPOSIÇÃO,um incompetente como o PASSOS COELHO, que não tem capacidade para vêr que neste momento PORTUGAL tem um governo que quer o melhor para os PORTUGUESES e para o nosso País.O tempo de termos governantes,que apenas se preocupavam com o que os incompetentes da Europa pediam,ACABOU. O tempo de termos no nosso País governantes que não se importavam de ser sodomizados,para agradar á UE,na esperança de arranjarem um TACHO,tb terminou.Como dizia o Rei de Espanha “Passos Coelho porque non te calas”.Parabens ANTONIO COSTA e MARCELO R SOUSA,por aquilo que estão a fazer para um PORTUGAL melhor e dos PORTUGUESES.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.