Passageiros da TAP desviados para S. Tomé regressam a Lisboa amanhã

Aero Icarus / Wikimedia

-

Os 103 passageiros do voo da TAP que hoje tiveram de regressar a São Tomé e Príncipe deverão viajar no sábado à tarde para Lisboa, após a reparação do avião, disse à Lusa fonte da transportadora aérea.

Um avião da companhia aérea White, fretado pela TAP, foi hoje obrigado a regressar ao aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe depois de um pássaro ter entrado num dos motores, de acordo com uma fonte da aviação civil citada pela STP-Press.

Entre os passageiros encontrava-se o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, que passou o Natal naquele país africano, onde a filha trabalha num projecto de conservação de tartarugas.

Segundo o porta-voz da TAP, António Monteiro, o incidente “foi completamente alheio” à companhia.

“A previsão que a White nos dá é que sairá amanhã [sábado] às 15:00”, disse à Lusa, explicando que foi necessário enviar pessoal e material técnico para proceder à reparação do avião.

O pessoal no local enviou para Lisboa fotografias dos danos causados no avião pelo embate com o pássaro, o que permitiu estimar o tempo de reparação, mas António Monteiro admite que “este tipo de incidentes às vezes são complicados”.

A TAP realiza um voo semanal entre Lisboa e São Tomé e Príncipe. Os aviões de longo curso da TAP não podem voar para o aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe porque a pista não comporta o peso das aeronaves, razão pela qual a transportadora freta o avião Airbus 310 à companhia White.

“Há um voo amanhã [sábado] de manhã da Air São Tomé para Lisboa”, indicou António Monteiro, explicando que a TAP não tem acordos com essa companhia, pelo que “os passageiros podem comprar bilhetes dessa companhia e depois pedir” a devolução do valor do bilhete à TAP.

O representante garantiu que no local estão funcionários da TAP a “tentar encaminhar as situações”, mas em declarações à Lusa, um dos passageiros, Luís Silva, queixou-se de não ter tido qualquer informação por parte da transportadora.

Luís Silva, que viajou integrado num grupo que foi praticar mergulho no ilhéu das Rolas, regressou ao hotel Pestana, onde esteve alojado durante duas noites, sem saber quando poderá regressar a Portugal.

“A TAP não está a dizer o que se está a passar. Ninguém nos explicou nada”, disse, relatando que, quando saiu do aeroporto, o avião da White “continuava no meio da pista”.

Este e outros passageiros iam deslocar-se, cerca das 17:00 locais (menos uma hora em Lisboa), aos escritórios da TAP na cidade de São Tomé, a fim de obter mais informações.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …

"A bola apenas bateu no peito". VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista. "No momento em que o árbitro apita fiquei com …

Na Índia, usar cigarros eletrónicos já pode dar prisão

O Governo indiano anunciou esta quinta-feira a proibição de cigarros eletrónicos no país, de 1,3 mil milhões de pessoas, numa ação que pretende ser a favor da saúde e contra os vícios. "A decisão foi tomada …

Iñaki Urdangarín pode sair da prisão dois dias por semana

Detido na cadeia de Brieva, Ávila, há 15 meses, Iñaki Urdangarín, cunhado do rei de Espanha, soube esta terça-feira que poderá sair da prisão duas vezes por semana para fazer voluntariado numa instituição que ajuda …

Criança com anemia aplástica grave submetida a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …