Passageiros da TAP desviados para S. Tomé regressam a Lisboa amanhã

Aero Icarus / Wikimedia

-

Os 103 passageiros do voo da TAP que hoje tiveram de regressar a São Tomé e Príncipe deverão viajar no sábado à tarde para Lisboa, após a reparação do avião, disse à Lusa fonte da transportadora aérea.

Um avião da companhia aérea White, fretado pela TAP, foi hoje obrigado a regressar ao aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe depois de um pássaro ter entrado num dos motores, de acordo com uma fonte da aviação civil citada pela STP-Press.

Entre os passageiros encontrava-se o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, que passou o Natal naquele país africano, onde a filha trabalha num projecto de conservação de tartarugas.

Segundo o porta-voz da TAP, António Monteiro, o incidente “foi completamente alheio” à companhia.

“A previsão que a White nos dá é que sairá amanhã [sábado] às 15:00”, disse à Lusa, explicando que foi necessário enviar pessoal e material técnico para proceder à reparação do avião.

O pessoal no local enviou para Lisboa fotografias dos danos causados no avião pelo embate com o pássaro, o que permitiu estimar o tempo de reparação, mas António Monteiro admite que “este tipo de incidentes às vezes são complicados”.

A TAP realiza um voo semanal entre Lisboa e São Tomé e Príncipe. Os aviões de longo curso da TAP não podem voar para o aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe porque a pista não comporta o peso das aeronaves, razão pela qual a transportadora freta o avião Airbus 310 à companhia White.

“Há um voo amanhã [sábado] de manhã da Air São Tomé para Lisboa”, indicou António Monteiro, explicando que a TAP não tem acordos com essa companhia, pelo que “os passageiros podem comprar bilhetes dessa companhia e depois pedir” a devolução do valor do bilhete à TAP.

O representante garantiu que no local estão funcionários da TAP a “tentar encaminhar as situações”, mas em declarações à Lusa, um dos passageiros, Luís Silva, queixou-se de não ter tido qualquer informação por parte da transportadora.

Luís Silva, que viajou integrado num grupo que foi praticar mergulho no ilhéu das Rolas, regressou ao hotel Pestana, onde esteve alojado durante duas noites, sem saber quando poderá regressar a Portugal.

“A TAP não está a dizer o que se está a passar. Ninguém nos explicou nada”, disse, relatando que, quando saiu do aeroporto, o avião da White “continuava no meio da pista”.

Este e outros passageiros iam deslocar-se, cerca das 17:00 locais (menos uma hora em Lisboa), aos escritórios da TAP na cidade de São Tomé, a fim de obter mais informações.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …