Os cidadãos que estão a bordo do navio cruzeiro MSC Fantasia, no Porto de Lisboa, vão começar a ser repatriados esta terça-feira. Já estão marcados quatro voos com destino à Alemanha, Brasil e Reino Unido.
O Ministério da Administração Interna (MAI) informou esta terça-feira, em comunicado, que se vão realizar quatro voos de repatriamento de cidadãos que se encontram a bordo do cruzeiro MSC Fantasia, atracado no porto de Lisboa.
Estão marcados dois voos para a Alemanha (às 08h30 e às 16h05), cada um com capacidade para 189 pessoas, um para o Brasil (às 14h00), com capacidade para 453 pessoas e outro para o Reino Unido (14h05), que pode transportar 309 pessoas.
“Tal como previsto, estes cidadãos sairão do navio e serão escoltados até ao aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, para os voos de regresso aos seus países de origem”, indica o MAI.
O cruzeiro MSC Fantasia, proveniente do Brasil, acostou no domingo no Porto de Lisboa com 1.338 passageiros, maioritariamente da União Europeia, Reino Unido, Brasil e Austrália, a bordo. Destes, 27 cidadãos (20 portugueses e sete titulares de autorização de residência em Portugal) desembarcaram na segunda-feira.
Segundo a nota do MAI, estes portugueses foram submetidos aos testes de despistagem de vírus SARS-CoV-2 e levados até ao seu domicílio, onde ficarão em isolamento profilático.
A diretora-geral da Saúde, Graça Fretas, avançou na segunda-feira que um dos passageiros portugueses que desembarcou no domingo testou positivo à Covid-19. O MAI dá conta de que o “passageiro que testou positivo ficará no seu domicílio em vigilância ativa, com contacto diário pela autoridade de saúde local”.
Esta operação, que decorre em articulação com diversas embaixadas dos vários países, envolve a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a PSP, a Autoridade Nacional da Aviação Civil, a Direção-Geral da Saúde, a Polícia Marítima, a Autoridade Tributária e Aduaneira e a ANA – Aeroportos de Portugal.
ZAP // Lusa