Partido Livre está a nascer

LIVREoficialpt / Facebook

Rui Tavares, fundador do Partido Livre

Rui Tavares, fundador do Partido Livre

O congresso fundador do partido Livre, dinamizado pelo eurodeputado Rui Tavares, decorre sexta-feira e sábado no Porto, numa altura em que a força política prepara para entregar no Tribunal Constitucional (TC) os documentos para a formalização do partido.

Em declarações à agência Lusa, Rui Tavares diz que foram já recolhidas “mais do que as 7.500 assinaturas requeridas por lei para a formação de um novo partido”, pelo que existe uma “almofada de segurança” e “seja imediatamente antes ou, mais provavelmente depois” do congresso toda a documentação será entregue no Palácio Ratton.

O Livre, sublinha Tavares, tem neste momento 500 membros e 250 apoiantes, “a maior parte” cidadãos “sem passagem por qualquer outro partido”.

Muitos jovens integram a equipa do Livre, e há também uma “boa representação da diáspora”, que totaliza “cerca de 10% do total” de membros e apoiantes, frisa o eurodeputado eleito nas últimas eleições europeias nas listas do Bloco de Esquerda (BE).

O Livre não se compromete ainda com uma candidatura às europeias, sublinhando que o partido foi constituído com objectivos “muito para lá” do sufrágio de maio, antes um “passo para uma governação de esquerda em Portugal”.

Contudo, Rui Tavares diz que o partido está pronto para as europeias, mesmo não tendo sido atingido um compromisso com o BE e o manifesto 3D.

“Estamos preparados para uma candidatura às europeias seja em coligação seja individualmente. Isso será discutido no congresso”, disse.

O congresso do Livre arranca com um debate na sexta-feira à noite, para “simbolicamente” assinalar o dia 31 de janeiro, onde se deu em 1891 a primeira tentativa de instauração da República em Portugal, que foi falhada.

No sábado, os trabalhos arrancam às 09:00 e deverão estender-se até de noite, com diversas intervenções e a eleição dos órgãos do partido, entre os quais o grupo de contacto (órgão executivo), eleito por lista, e a assembleia (órgão político entre congressos).

O congresso decorre no auditório da biblioteca municipal Almeida Garrett.

Uma papoila é o símbolo desta força política, identificável também pela letra “L”. A declaração de princípios, o nome e o símbolo do novo partido foram  aprovados em Lisboa em novembro.

Em dezembro, Rui Tavares havia proposto que o Livre fosse a “alavanca do meio da esquerda”, seduzindo o PS e o PCP com o objectivo de fazer Governo.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mais um a querer mamar, pode contar com a Drago que está desempregada com o Daniel e outros, já tínhamos o BE para nos divertirmos vai ser mais ou menos o dois em um; no fim vai tudo para o lixo!

RESPONDER

Descoberta nova lesão pulmonar que poderá estar ligada a cigarros eletrónicos com líquido

Um grupo de investigadores do Canadá anunciou esta quinta-feira a descoberta do que considera ser um novo tipo de lesão pulmonar causado pela vaporização com cigarros eletrónicos com líquido e que é semelhante à bronquiolite …

Professor acusado de agredir aluno surdo em Penafiel

Um estudante surdo foi agredido, na terça-feira, por um professor dentro de uma das salas de aula da escola secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel. Um estudante de 16 anos, da escola secundária Joaquim de Araújo, …

Presidente da Colômbia disse que o Governo ouviu protestos em massa

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, garantiu que ouviu as exigências dos manifestantes que saíram há rua na quinta-feira para um protesto maciço contra a política económica e social do atual governo. "Hoje [quinta-feira], os colombianos …

Detido mais um suspeito do caso do camião do Reino Unido

Foi detida mais uma pessoa por suspeitas de ligação ao caso do camião encontrado em Essex, Inglaterra, com 39 cadáveres no seu interior. A polícia britânica prendeu, hoje de manhã, um homem de 23 anos, …

Antigo primeiro-ministro da Escócia enfrenta 14 acusações de abuso sexual

Alex Salmond, o antigo primeiro-ministro da Escócia que desencadeou uma tentativa de independência do Reino Unido, compareceu em tribunal para enfrentar 14 crimes de abuso sexual alegadamente cometidos enquanto liderava o país. Entre os crimes está …

César, Louçã, Domingos Abrantes, Rio e Balsemão eleitos para Conselho de Estado

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República composto por 19 membros, cinco dos quais eleitos pela Assembleia da República. Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Rui Rio …

China já está a trabalhar no desenvolvimento de redes 6G

As autoridades chinesas divulgaram esta sexta-feira que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de redes sem fio de sexta geração, apenas algumas semanas depois de as três principais operadoras de telecomunicações do país terem lançado …

Miguel Morgado desiste de se candidatar à liderança do PSD

O ex-adjunto de Pedro Passos Coelho anunciou, esta sexta-feira, que desistiu de avançar com a sua candidatura para liderar o PSD. Miguel Morgado anunciou, esta sexta-feira, através do Facebook, que "não foi infelizmente possível no presente …

Merkel fará a sua primeira visita ao antigo campo de concentração de Auschwitz

A chanceler alemã, Angela Merkel, pretende visitar o antigo campo de concentração nazi de Auschwitz na Polónia, pela primeira vez nos seus 14 anos no cargo, anunciou na quinta-feira um jornal de Munique. Segundo Sueddeutsche Zeitung, …

Bebé encontrado no lixo já está com uma família de acolhimento

O bebé encontrado num ecoponto, no início do mês, e que esteve até quinta-feira hospitalizado, já está com uma família de acolhimento, informou a Santa da Misericórdia de Lisboa esta sexta-feira. A instituição refere numa nota …