Novo partido ‘Livre’ de Rui Tavares aprova símbolo e declaração de princípios

Parlamento Europeu

Rui Tavares (foto: Parlamento Europeu)

Rui Tavares (foto: Parlamento Europeu)

A declaração de princípios, o nome e o símbolo do novo partido político “Livre”, que se pretende que seja um “espaço de liberdade no meio da esquerda”, iniciativa do eurodeputado Rui Tavares, foram este sábado aprovados em Lisboa.

“Foi uma reunião preparatória, que acabou por ter mais gente do que estávamos a contar e na qual foi deliberada, votada e aprovada uma declaração de princípios”, disse hoje à Lusa Rui Tavares, depois do encontro que reuniu cerca de centena e meia de pessoas no Teatro São Luiz, em Lisboa.

Além desta declaração, que está disponível em livrept.net, os presentes “aprovaram o nome (Livre) e o símbolo, que é uma papoila vermelha, que é o símbolo da Paz na Primeira Guerra Mundial e um símbolo de Liberdade”, referiu.

“E decidiram prosseguir caminho a partir destes pontos de partida”, disse Rui Tavares, acrescentando ter ficado “definido, por exemplo, que é um partido que se posiciona politicamente no meio da esquerda” e que “tem quatro grandes pilares: Liberdade, Esquerda, Europa, Ecologia”.

Rui Tavares defendeu que a reunião de hoje “determinou que estas pessoas querem constituir um partido que seja um espaço de liberdade no meio da esquerda”.

“Não sendo uma apresentação oficial, nem ainda uma assembleia constitutiva do partido – isso em princípio ocorrerá no mês de dezembro -, demonstrou a vontade destas pessoas em prosseguir caminho”, sublinhou.

No encontro, estiveram presentes, entre outros, o vereador da Câmara Municipal de Lisboa José Sá Fernandes, a ex-dirigente socialista Ana Benavente, a militante bloquista Joana Amaral Dias e a deputada socialista Inês Medeiros.

De acordo com Lei dos Partidos Políticos, “a inscrição de um partido político tem de ser requerida por, pelo menos, 7500 cidadãos eleitores” junto do Tribunal Constitucional.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo aberto para suspender pagamento por conta do IRC

O deputado do PEV José Luís Ferreira afirmou hoje que o Governo demonstrou abertura para suspender este ano o pagamento por conta do IRC e para criar um fundo de tesouraria destinado às pequenas e …

Consumo de vinho aumentou "acentuadamente" durante confinamento

Um estudo europeu divulgado esta segunda-feira concluiu que a frequência do consumo de vinho "aumentou acentuadamente" em Espanha, França, Itália e Portugal com o confinamento e que as principais fontes de abastecimento foram os supermercados …

João Félix lesiona-se a poucos dias do regresso da La Liga

João Félix contraiu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo durante um treino, informou esta segunda-feira o Atlético de Madrid. "João Félix sofreu uma entorse do ligamento colateral medial de baixo grau do joelho …

"Agiu com responsabilidade, legalidade e integridade". Boris Johnson segura assessor

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apoiou este domingo o seu principal conselheiro, Dominic Cummings, acusado de violar as regras de confinamento impostas para combater a pandemia covid-19, assegurando que o assessor agiu legalmente e com …

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …