Partido LIVRE comemora primeiro ano de vida

LIVREoficialpt / Facebook

"Juntar Vontades, Fazer Futuro" foi o lema do congresso do partido fundado por Rui Tavares

“Juntar Vontades, Fazer Futuro” foi o lema do congresso do partido fundado por Rui Tavares

O LIVRE, mais recente partido político formalmente reconhecido pelo Tribunal Constitucional (TC), perfaz um ano de vida no domingo, 16 de novembro, mas junta esta sexta-deira membros e apoiantes num jantar comemorativo, em Lisboa.

O I Congresso da força política, cujo rosto mais visível é o do ex-eurodeputado independente pelo Bloco de Esquerda (BE) Rui Tavares, aconteceu a 5 de outubro, em Sintra, com a presença do vencedor das primárias do Partido Socialista (PS), António Costa, atual concorrente a primeiro-ministro e presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Há um ano, numa sessão pública no Teatro S. Luiz, foram aprovados a declaração de princípios, o nome e o símbolo, uma papoila, do então movimento que pretendia ser um “espaço de liberdade no meio da esquerda”.

O LIVRE realizou um Congresso Fundador a 31 de janeiro, no Porto, no qual os seus órgãos foram eleitos e entregou em 4 de fevereiro 9.111 assinaturas no Palácio Ratton, vindo a ser notificado pelo TC da sua legalização a 20 de março.

Nas eleições europeias de 25 de maio, o novo partido foi o sétimo mais votado, com 2,18% dos votos expressos, depois de o Bloco de Esquerda ter conseguido 1,79% em 2004.

Principais momentos do LIVRE

16/11/2013

Cerca de 160 pessoas aprovam a formação do partido, a sua declaração de princípios, já com as emendas sugeridas na sessão pública, assim como o nome (LIVRE) e o símbolo (papoila) para ocupar um “espaço de liberdade no meio da esquerda”, com duas abstenções, no Teatro S. Luiz, em Lisboa.

31/01/2014

Perto de 250 pessoas elegem os órgãos do LIVRE – grupo de contacto, assembleia, grupos de trabalho, conselho de jurisdição (comissão de fiscalização e comissão de ética e arbitragem) – na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto.

20/03/2014

Os responsáveis do LIVRE são notificados pelo TC do acórdão que valida cerca de 7.600 assinaturas de cidadãos, acima das 7.500 exigidas por lei, com vista ao reconhecimento formal como partido político, depois de terem sido recolhidos e entregues no Palácio Ratton 9.111 nomes de eleitores.

25/05/2014

O LIVRE consegue o melhor resultado de uma força política estreante em sete eleições europeias, com 2,18%, acima do BE (1,79%) em 2004, mas falha o objetivo de eleger qualquer representante em Bruxelas, embora seja o sétimo mais votado entre 16 listas (duas coligações), logo a seguir aos partidos com assento parlamentar em São Bento e ao Movimento Partido da Terra, cujo cabeça de lista foi o antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto.

5/10/2014

O I Congresso do LIVRE é marcado por intervenções do futuro líder socialista, António Costa, da dirigente da Associação Fórum Manifesto, a ex-deputada do Bloco de Esquerda Ana Drago, e, pelo Movimento Renovação Comunista, de Paulo Fidalgo.

Costa afirma que cada um tem de apelar ao seu eleitorado, mas “ter maioria absoluta não significa autossuficiência”. Drago, de cuja organização também faz parte o dissidente bloquista Daniel Oliveira, reafirma a convergência de posições face ao LIVRE.

28/10/2014

Responsáveis do LIVRE reúnem com grupo parlamentar do PS, defendendo o aprofundamento do diálogo entre forças políticas de esquerda para um novo Governo, mas colocam reservas a uma eventual coligação formal pré-eleitoral.

8 e 11/11/2014

Ana Drago e Daniel Oliveira admitem, em declarações públicas, negociações com o LIVRE, com o objetivo de criar uma plataforma política e cidadã, com “força eleitoral” e disponível para “condicionar e intervir na governação”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …