Partido LIVRE comemora primeiro ano de vida

LIVREoficialpt / Facebook

"Juntar Vontades, Fazer Futuro" foi o lema do congresso do partido fundado por Rui Tavares

“Juntar Vontades, Fazer Futuro” foi o lema do congresso do partido fundado por Rui Tavares

O LIVRE, mais recente partido político formalmente reconhecido pelo Tribunal Constitucional (TC), perfaz um ano de vida no domingo, 16 de novembro, mas junta esta sexta-deira membros e apoiantes num jantar comemorativo, em Lisboa.

O I Congresso da força política, cujo rosto mais visível é o do ex-eurodeputado independente pelo Bloco de Esquerda (BE) Rui Tavares, aconteceu a 5 de outubro, em Sintra, com a presença do vencedor das primárias do Partido Socialista (PS), António Costa, atual concorrente a primeiro-ministro e presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Há um ano, numa sessão pública no Teatro S. Luiz, foram aprovados a declaração de princípios, o nome e o símbolo, uma papoila, do então movimento que pretendia ser um “espaço de liberdade no meio da esquerda”.

O LIVRE realizou um Congresso Fundador a 31 de janeiro, no Porto, no qual os seus órgãos foram eleitos e entregou em 4 de fevereiro 9.111 assinaturas no Palácio Ratton, vindo a ser notificado pelo TC da sua legalização a 20 de março.

Nas eleições europeias de 25 de maio, o novo partido foi o sétimo mais votado, com 2,18% dos votos expressos, depois de o Bloco de Esquerda ter conseguido 1,79% em 2004.

Principais momentos do LIVRE

16/11/2013

Cerca de 160 pessoas aprovam a formação do partido, a sua declaração de princípios, já com as emendas sugeridas na sessão pública, assim como o nome (LIVRE) e o símbolo (papoila) para ocupar um “espaço de liberdade no meio da esquerda”, com duas abstenções, no Teatro S. Luiz, em Lisboa.

31/01/2014

Perto de 250 pessoas elegem os órgãos do LIVRE – grupo de contacto, assembleia, grupos de trabalho, conselho de jurisdição (comissão de fiscalização e comissão de ética e arbitragem) – na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto.

20/03/2014

Os responsáveis do LIVRE são notificados pelo TC do acórdão que valida cerca de 7.600 assinaturas de cidadãos, acima das 7.500 exigidas por lei, com vista ao reconhecimento formal como partido político, depois de terem sido recolhidos e entregues no Palácio Ratton 9.111 nomes de eleitores.

25/05/2014

O LIVRE consegue o melhor resultado de uma força política estreante em sete eleições europeias, com 2,18%, acima do BE (1,79%) em 2004, mas falha o objetivo de eleger qualquer representante em Bruxelas, embora seja o sétimo mais votado entre 16 listas (duas coligações), logo a seguir aos partidos com assento parlamentar em São Bento e ao Movimento Partido da Terra, cujo cabeça de lista foi o antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto.

5/10/2014

O I Congresso do LIVRE é marcado por intervenções do futuro líder socialista, António Costa, da dirigente da Associação Fórum Manifesto, a ex-deputada do Bloco de Esquerda Ana Drago, e, pelo Movimento Renovação Comunista, de Paulo Fidalgo.

Costa afirma que cada um tem de apelar ao seu eleitorado, mas “ter maioria absoluta não significa autossuficiência”. Drago, de cuja organização também faz parte o dissidente bloquista Daniel Oliveira, reafirma a convergência de posições face ao LIVRE.

28/10/2014

Responsáveis do LIVRE reúnem com grupo parlamentar do PS, defendendo o aprofundamento do diálogo entre forças políticas de esquerda para um novo Governo, mas colocam reservas a uma eventual coligação formal pré-eleitoral.

8 e 11/11/2014

Ana Drago e Daniel Oliveira admitem, em declarações públicas, negociações com o LIVRE, com o objetivo de criar uma plataforma política e cidadã, com “força eleitoral” e disponível para “condicionar e intervir na governação”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …