Partido LIVRE comemora primeiro ano de vida

LIVREoficialpt / Facebook

"Juntar Vontades, Fazer Futuro" foi o lema do congresso do partido fundado por Rui Tavares

“Juntar Vontades, Fazer Futuro” foi o lema do congresso do partido fundado por Rui Tavares

O LIVRE, mais recente partido político formalmente reconhecido pelo Tribunal Constitucional (TC), perfaz um ano de vida no domingo, 16 de novembro, mas junta esta sexta-deira membros e apoiantes num jantar comemorativo, em Lisboa.

O I Congresso da força política, cujo rosto mais visível é o do ex-eurodeputado independente pelo Bloco de Esquerda (BE) Rui Tavares, aconteceu a 5 de outubro, em Sintra, com a presença do vencedor das primárias do Partido Socialista (PS), António Costa, atual concorrente a primeiro-ministro e presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Há um ano, numa sessão pública no Teatro S. Luiz, foram aprovados a declaração de princípios, o nome e o símbolo, uma papoila, do então movimento que pretendia ser um “espaço de liberdade no meio da esquerda”.

O LIVRE realizou um Congresso Fundador a 31 de janeiro, no Porto, no qual os seus órgãos foram eleitos e entregou em 4 de fevereiro 9.111 assinaturas no Palácio Ratton, vindo a ser notificado pelo TC da sua legalização a 20 de março.

Nas eleições europeias de 25 de maio, o novo partido foi o sétimo mais votado, com 2,18% dos votos expressos, depois de o Bloco de Esquerda ter conseguido 1,79% em 2004.

Principais momentos do LIVRE

16/11/2013

Cerca de 160 pessoas aprovam a formação do partido, a sua declaração de princípios, já com as emendas sugeridas na sessão pública, assim como o nome (LIVRE) e o símbolo (papoila) para ocupar um “espaço de liberdade no meio da esquerda”, com duas abstenções, no Teatro S. Luiz, em Lisboa.

31/01/2014

Perto de 250 pessoas elegem os órgãos do LIVRE – grupo de contacto, assembleia, grupos de trabalho, conselho de jurisdição (comissão de fiscalização e comissão de ética e arbitragem) – na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto.

20/03/2014

Os responsáveis do LIVRE são notificados pelo TC do acórdão que valida cerca de 7.600 assinaturas de cidadãos, acima das 7.500 exigidas por lei, com vista ao reconhecimento formal como partido político, depois de terem sido recolhidos e entregues no Palácio Ratton 9.111 nomes de eleitores.

25/05/2014

O LIVRE consegue o melhor resultado de uma força política estreante em sete eleições europeias, com 2,18%, acima do BE (1,79%) em 2004, mas falha o objetivo de eleger qualquer representante em Bruxelas, embora seja o sétimo mais votado entre 16 listas (duas coligações), logo a seguir aos partidos com assento parlamentar em São Bento e ao Movimento Partido da Terra, cujo cabeça de lista foi o antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto.

5/10/2014

O I Congresso do LIVRE é marcado por intervenções do futuro líder socialista, António Costa, da dirigente da Associação Fórum Manifesto, a ex-deputada do Bloco de Esquerda Ana Drago, e, pelo Movimento Renovação Comunista, de Paulo Fidalgo.

Costa afirma que cada um tem de apelar ao seu eleitorado, mas “ter maioria absoluta não significa autossuficiência”. Drago, de cuja organização também faz parte o dissidente bloquista Daniel Oliveira, reafirma a convergência de posições face ao LIVRE.

28/10/2014

Responsáveis do LIVRE reúnem com grupo parlamentar do PS, defendendo o aprofundamento do diálogo entre forças políticas de esquerda para um novo Governo, mas colocam reservas a uma eventual coligação formal pré-eleitoral.

8 e 11/11/2014

Ana Drago e Daniel Oliveira admitem, em declarações públicas, negociações com o LIVRE, com o objetivo de criar uma plataforma política e cidadã, com “força eleitoral” e disponível para “condicionar e intervir na governação”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …