/

Parlamento prepara-se para alargar proteção a diabéticos e hipertensos

1

Mário Cruz / Lusa

O Parlamento prepara-se para alargar a proteção a doentes diabéticos e hipertensos no atual contexto de pandemia de covid-19.

PSD, PCP e BE entendem que as pessoas com estes problemas de saúde e que não tenham condições para estar em teletrabalho devem ter o direito de ter as faltas justificadas, ao abrigo de um regime especial, recorda esta quarta-feira o Jornal Económico.

Inicialmente, o diploma do Governo previa esta situação, mas este foi depois alterado. Agora, PSD, PCP e BE vão pedir uma apreciação parlamentar para forçar a inclusão destas pessoas no direito às faltas justificadas.

PAN e CDS também vão apresentar um diploma neste sentido, pelo que deverá estar reunido o consenso para alterar o diploma do Governo, voltando a incluir diabéticos e hipertensos nos regimes excecionais.

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reiterou esta terça-feira o apelo ao Governo para que reconsidere a exclusão destes doentes crónicos do regime de teletrabalho, lembrando o risco acrescido dos diabéticos à covid-19.

O apelo é feito, novamente, dois dias antes da apreciação parlamentar requerida por PSD, PCP e BE do decreto-lei que prevê o regime de teletrabalho para imunodeprimidos e doentes crónicos, incluindo diabéticos, mas posteriormente retificado com a exclusão destes doentes e dos hipertensos da medida.

“É uma questão de justiça e igualdade”, justificou à Lusa o presidente da APDP, José Manuel Boavida, recordando que os diabéticos estão, tal como outros doentes crónicos, em maior risco de ter as manifestações mais graves da covid-19.

O médico endocrinologista queixou-se que o Governo não tem sido sensível aos sucessivos apelos feitos pela associação sobre a matéria. “As pessoas com diabetes têm um risco de morte por covid-19 três vezes superior ao da população em geral e, portanto, devem ser protegidas do risco de infeção e permanecer em teletrabalho”, refere a APDP

ZAP //

1 Comment

  1. Esta classe política se a situação não fosse tão grave como é até dava para rir, os nomes que eles arranjam consoante os seus interesses, ora vejamos o PPD e o CDS quando é o PS a alar-se ao PCP e ao BE dizem que é uma Geringonça, quando é o PS a aliar-se ao PPD o PCP grita que vem aí o Bloco Central, mas quando é o PPD a aliar-se ao PCP e ao BE já é uma maioria Positiva, é caso para dizer eles estão se nas tintas para o Povo desde que o vento sopre a favor deles, até sou a favor do que eles pretendem mas que ao menos digam que vão votar a favor ou o que não serve aos outros a eles já serve?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.