“Está lá tudo”. Parlamento envia ao MP nomes que aprovaram créditos ruinosos

PSD / Flickr

Teresa Leal Coelho

O Parlamento enviou ao Ministério Público um relatório detalhado com os nomes dos bancários que aprovaram os créditos ruinosos. A confirmação foi dada por Teresa Leal Coelho, presidente da COFMA.

Teresa Leal Coelho, presidente da Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA) diz que o Parlamento enviou ao Ministério Público, esta quinta-feira, os nomes dos bancários que aprovaram os créditos ruinosos. “Está tudo lá”, atirou a deputada.

Em entrevista concedida ao Jornal Económico, Teresa Leal Coelho diz que a documentação entregue, para além de mencionar os grandes devedores, descreve todo o processo interno dos bancos relativo à aprovação dos créditos concedidos.

“O relatório é de tal forma exaustivo que considero que é uma enorme vitória, mais um passo em frente da COFMA na transparência pretendida para a banca”, atirou a deputada do PSD. Explicou ainda que o relatório que foi entregue pelo Banco de Portugal é “extraordinariamente exaustivo” e que tem de ser analisado cautelosamente.

A presidente da COFMA diz que a situação dos devedores está ao abrigo do segredo bancário e de Justiça, mas que a listagem dos quadros e técnicos bancários que trataram da atribuição dos créditos e respetivas garantias não está sob segredo bancário.

“Com a lei atual não podemos revelar os grandes devedores. O âmbito e o alcance do segredo bancário pode ser modificado para tentar aprofundar cada vez mais a transparência e o escrutínio no que diz respeito aos devedores, embora tenhamos que fazer sempre o contrapeso entre os interesses públicos e os particulares. As pessoas também têm de ter garantia da preservação de alguns dados da sua vida privada”, disse ao JE.

Teresa Leal Coelho disse ainda que, cada vez mais, os cidadãos têm necessidade de ter informações sobre a banca. Por isso, a deputada realça que estão lá os nomes de todos os devedores — e também dos decisores. “Não oiço ninguém a perguntar quem são os grandes decisores. Mas se perguntassem, teriam a resposta, porque não está sobre segredo bancário. E bem”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois não porque aos governos não lhes interessa e aos bancos também Não, a grande % dO Zé Povo come tudo que os politicos lhes dá, cansa pensar, só alguns o fazem LAMENTAVELMENTE.
    Mas os politicos que governam este país TEM O DEVER e OBRIGAÇÃO de preservar os interesses do Povo e não dos politicos, bancos e afins.
    Isto afinal em que regime nos encontramos? Democracia NÃO é. Será um fascismo disfarçado de democracia …

RESPONDER

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …

Bolívia. Resultados preliminares dão vitória a Morales, mas com segunda volta

O chefe de Estado boliviano lidera os resultados preliminares da primeira volta das eleições Presidenciais, mas parece ser obrigado a disputar uma segunda ronda contra o ex-Presidente Carlos Mesa. A autoridade eleitoral da Bolívia indicou que, …

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …

Quatro espeleólogos portugueses desaparecem em gruta espanhola

Uma equipa de resgate foi acionada para localizar quatro espeleólogos portugueses que estão desde sábado na gruta de Cueto-Coventosa, em Espanha, com os trabalhos de socorro a serem dificultados pelo aumento do nível da água Quatro …

Afinal, Vénus pode não ser tão semelhante à Terra como pensávamos

Uma nova investigação questiona a habitabilidade de Vénus, planeta que os cientistas consideram há pouco tempo numa outra investigação poder ter um clima habitável semelhante ao da Terra. De acordo com a nova investigação, cujos …