“Está lá tudo”. Parlamento envia ao MP nomes que aprovaram créditos ruinosos

PSD / Flickr

Teresa Leal Coelho

O Parlamento enviou ao Ministério Público um relatório detalhado com os nomes dos bancários que aprovaram os créditos ruinosos. A confirmação foi dada por Teresa Leal Coelho, presidente da COFMA.

Teresa Leal Coelho, presidente da Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA) diz que o Parlamento enviou ao Ministério Público, esta quinta-feira, os nomes dos bancários que aprovaram os créditos ruinosos. “Está tudo lá”, atirou a deputada.

Em entrevista concedida ao Jornal Económico, Teresa Leal Coelho diz que a documentação entregue, para além de mencionar os grandes devedores, descreve todo o processo interno dos bancos relativo à aprovação dos créditos concedidos.

“O relatório é de tal forma exaustivo que considero que é uma enorme vitória, mais um passo em frente da COFMA na transparência pretendida para a banca”, atirou a deputada do PSD. Explicou ainda que o relatório que foi entregue pelo Banco de Portugal é “extraordinariamente exaustivo” e que tem de ser analisado cautelosamente.

A presidente da COFMA diz que a situação dos devedores está ao abrigo do segredo bancário e de Justiça, mas que a listagem dos quadros e técnicos bancários que trataram da atribuição dos créditos e respetivas garantias não está sob segredo bancário.

“Com a lei atual não podemos revelar os grandes devedores. O âmbito e o alcance do segredo bancário pode ser modificado para tentar aprofundar cada vez mais a transparência e o escrutínio no que diz respeito aos devedores, embora tenhamos que fazer sempre o contrapeso entre os interesses públicos e os particulares. As pessoas também têm de ter garantia da preservação de alguns dados da sua vida privada”, disse ao JE.

Teresa Leal Coelho disse ainda que, cada vez mais, os cidadãos têm necessidade de ter informações sobre a banca. Por isso, a deputada realça que estão lá os nomes de todos os devedores — e também dos decisores. “Não oiço ninguém a perguntar quem são os grandes decisores. Mas se perguntassem, teriam a resposta, porque não está sobre segredo bancário. E bem”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois não porque aos governos não lhes interessa e aos bancos também Não, a grande % dO Zé Povo come tudo que os politicos lhes dá, cansa pensar, só alguns o fazem LAMENTAVELMENTE.
    Mas os politicos que governam este país TEM O DEVER e OBRIGAÇÃO de preservar os interesses do Povo e não dos politicos, bancos e afins.
    Isto afinal em que regime nos encontramos? Democracia NÃO é. Será um fascismo disfarçado de democracia …

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …