A Assembleia da República vai ter, a partir deste ano, novas regras de acesso. Estas mudanças dão-se depois de, no final de abril, um youtuber convidado do Iniciativa Liberal ter gravado insultos, dirigidos a António Costa, na tribuna do hemiciclo.
As portas das salas do Senado e das Sessões da Assembleia da República vão passar a estar trancadas.
Esta decisão vem na sequência de um episódio em que, a convite do Iniciativa Liberal (IL), um youtuber foi ao Palácio de São Bento, para fazer um trabalho, e teve comportamentos inadequados.
A “reportagem” da visita, guiada pelo deputado Bernardo Blanco, foi publicada no Youtube com o título “Fiz um discurso na assembleia da república”.
Nesse discurso, na tribuna, o youtuber Tiago Paiva mandou o primeiro-ministro António Costa para o “c*****o”.
A IL veio depois lamentar-se pelo sucedido, referindo que o intuito da visita passava por “clarificar o funcionamento do Parlamento a mais pessoas, com o objetivo de aproximar os jovens da atividade política”.
Novas regras na Assembleia
As visitas a São Bento terão agora de ser comunicadas previamente.
No caso de não haver, na agenda, visitas, eventos ou reuniões as portas terão de estar trancadas.
Foram medidas anunciadas pelo secretário-geral da Assembleia da República, Albino de Azevedo Soares.
“A Assembleia da República iniciou um processo de remodelação de fechaduras e cadastro de chaves existentes no Palácio de São Bento”, lê-se numa comunicação enviada aos chefes de gabinete dos partidos, a que a rádio TSF teve acesso.
“Aproveitando o final das intervenções que decorreram na Sala das Sessões e na Sala do Senado, foi decidido implementar a decisão de manter as portas fechadas de ambas as salas, promovendo-se assim uma maior segurança do espaço e preservação das peças históricas e dos meios informáticos e de comunicação existentes em ambas as salas”, explicou.
O YT pode ter estado não muito bem mas desde quando ministros e deputados estiveram bem e com comportamentos adequados? Aquilo por vezes consegue ser pior que a Ribeira.
O regime liberal/maçónico imposto pelo golpe de Estado da OTAN em 25 de Abril de 1974, montou uma encenação com um indivíduo a insultar o Sr.º Primeiro-Ministro, António Costa, na Assembleia da República (AR), para criar um pretexto que justifique esta medida.