“Ó Costa, vai para o c******”. Youtuber convidado pela IL insulta António Costa no Parlamento

30

Convidado pela IL a passar “um dia como deputado” na Assembleia da República, o youtuber publicou um vídeo com a sua visita ao hemiciclo, durante a qual, num discurso simulado, insulta o primeiro-ministro, António Costa.  A Iniciativa Liberal apresentou desculpas.

“Ó Costa… vai pó caralho”, sussurra o youtuber Tiago Paiva no fim de um discurso simulado perante uma plateia vazia.

A plateia é a da Assembleia da República e o discurso acontece durante uma visita guiada ao Palácio de São Bento, no dia 26 de abril, a convite da Iniciativa Liberal.

A “reportagem” da sua visita, guiada pelo deputado Bernardo Blanco, foi publicada no YouTube com o título “Fiz um discurso na assembleia da república”.

O video mostra o youtuber a ser recebido pelos atual e ex-presidentes da IL, Rui Rocha e João Cotrim Figueiredo e a preparar um texto para ler na Assembleia. “um minuto de discurso demora meia hora a escrever”, diz o ex-líder da IL.

Tiago Paiva visita as salas e corredores do palácio e o hemiciclo. Ouve-se o youtuber referir-se à ex-deputada Joacine Katar Moreira como “a gaga” e discutir as manifestações do 25 de abril. O deputado explica que ali se pode “fazer tudo, menos mostrar o cu”.

O youtuber levou a sério. No hemiciclo, sobe ao púlpito e encena um discurso sob o tema “habitação e alojamento local”. No fim do discurso, ao minuto 22, o insulto dirigido ao primeiro-ministro.

A IL diz que o intuito da visita passava por “clarificar o funcionamento do Parlamento a mais pessoas, com o objetivo de aproximar os jovens da atividade política”.

Mas o discurso caiu mal a quase todos. Não aos subscritores do canal, quase 145 mil, que deixaram centenas de comentários de apoio ao youtuber. E não caiu mal a André Ventura.

Na sessão plenária desta quarta-feira, Pedro Delgado Alves interpelou a IL sobre o ocorrido. O deputado socialista denunciou o “insulto expresso e grave” e considera que há insultos “que não são toleráveis”.

A Iniciativa Liberal pediu desculpa. Rodrigo Saraiva, líder da bancada parlamentar do partido, respondeu dizendo que não tem “nenhum problema em lamentar e pedir desculpa”.

O deputado liberal esclarece que foram convidados dois youtubers, e admite que “um deles não teve um comportamento digno“. Foi aplaudido pelos deputados do PS, alguns do PSD.

Tudo está bem quando acaba bem.

ZAP //

30 Comments

      • Não é o que a grande maioria quer dizer… é a minoria, o Costa ganhou com maioria. Aguenta!

      • Como queiras. Na realidade apenas 2 em cada 10 votaram Ps, se para ti é uma maioria, para mim não é. Já agora tens provas do que afirmaste no outro comentário sobre o Putin financiar o Chega entre outros? Ê que tenho as minhas sérias dúvidas, por isso além de estares a cometer crime dá para perceber bem ao que vens.

      • Então e onde é que viste que é a maioria que o quer mandar, principalmente ao estilo dum brejeiro cujos videos sao de conteudo duvidoso? Uma coisa é gostar mais ou menos do momento actual da conjuntura, ou até do Governo, outra coisa é gostar dum bartolo que desrespeitou a Instituicao da Democracia de TODOS nós (sim todos, independentemente dos partidos que lá estiverem a cada quatro anos). Nos comentários dos canais do Paiva não vale.

      • O Costa ganhou com maioria?!!! De quê??! Só se foi dos que foram votar. Se tiver por base o total dos eleitores, apenas 2 em cada 10 votaram no Costa! Grande maioria de portugueses!

      • Por essa lógica essa “maioria das pessoas que também o queriam mandar “(independentemente de gostarem mais ou menos do momento actual) também não vai encontrar base nenhuma. Muito menos gostar dum breijeiro a falar no edificio principal da democracia do nosso País, seja que Governo lá esteja ou estiver no futuro.

      • Maioria? Mais do dobro das pessoas ficou em casa. A maioria foram os que se abstiveram. Há milhões e milhões que não são PS.

  1. Nas ultimas eleições, votei IL.
    Podem esquecer o meu voto para as próximas. Um partido que tem a iniciativa de convidar um puto reles, sem educação e disciplina, a falar assim na AR, não merece os assentos no hemiciclo, equiparando-se ao Chega!

    • Mas o que tem a ver o Chega com o assunto? É o bicho papão? Até ver ninguém conseguiu imputar ao Ventura atos de corrupção, compadrio ou outros…?
      Já de outros não se pode dizer o mesmo…
      Quanto à notícia, é lamentável a utilização de linguagem imprópria no parlamento… Linguagem à Galamba…

      • ” Até ver ninguém conseguiu imputar ao Ventura atos de corrupção, compadrio ou outros…?”
        Não mesmo? Basta ver a lista de “patrocinadores” do partido e pesquisar um pouco sobre… e tanto quanto me recordo, a própria lista de assinaturas apresentada ao Tribunal Constitucional tinha centenas (milhares?) de assinaturas de pessoas que ora não existiam, ora já tinham falecido há anos!
        veja-se os pseudo-filósofos que estão na direcção do partido, os deputados e outros que discursam nas convenções (discursar é um eufemismo, no melhor estão lá a lavar a roupa suja e a engraxar o seu padroeiro Ventura).

        O Chega não tem nada a ver com este caso, é certo (pelo menos, até ver…), mas na minha modesta opinião, não merece os assentos no hemiciclo. A forma como fazem politica não coaduna com os preceitos da democracia e disciplina, tal como disse o Presidente da AR.
        Volto a dizer, o Chega nao é um partido, é um clube de fãs do Ventura!

        “Linguagem à Galamba…”
        Sem duvida! Completamente de acordo.

      • Os deputados do Chega são eleitos pelo povo. São legítimos, tal como os dos outros partidos. O Chega não tem ou teve um saca milhões como Sócrates.

      • ZÉ Carvalhadas uma maioria não,uma minoria, porque os Mal Criados felizmente são uma minoria.

    • Lamento o seu comportamento derrotista e confuso. Derrotista porque do que diz, induso que não faz tensões de votar nas próximas eleições, o que é um erro, sendo certo que os restantes históricos, são a imagem da corrupção que há! Confuso, porque o CHEGA tem uma postura honesta, franca e não ordinária. Eles nunca insultaram ninguém, ao contrário dos deputados da esquerda que é só o que sabem fazer!
      Em suma, o CHEGA é o único que merece o nosso apoio!

      • Amora de Bruegas tenha calma vir para aqui dizer que o Chega para trás tem uma postura honesta, é mesmo de quem não sabe o que diz,pelas notiçias que correm é dos maiores corruptos deste País, um partido que convida o Bolssonaro,Salvini,Le Pen, tudo partidos ligados ao Putin e finaçiados por ele como o Chega para trás,já agora porque não convida tambem a Trampa?

      • A esquerdalhada trouxe cá o corrupto Lula que defende que a Rússia deve ficar com parte da Ucrânia. Portanto AJOC, beba menos um bocadinho

  2. É só mais uma nódoa , que desonra a classe politica no seu todo . Mas de aqui para a frente mais nada me vai surpreender , no que poderá ainda acontecer ! …..certo é , que “palhaços” não faltam , no hemiciclo !

  3. E execrável o papel a que estes bandalhos da IL se prestaram. Haverá lugar ,para eles, na democracia?

  4. Sim o Costa que vá… e leve os compinchas todos com ele… que vão TODOS para o C! Estamos FARTOS de tanto compadrio, irresponsabilidade, má gestão e corrupção!!

  5. Tentei várias vezes fazer um comentário sobre esta canalhice. Fui barrado 5 vezes. A liberdade de expressão só existe para os bandalhos?

  6. Lamentável convidar uma pessoa destas para comentar seja o que for, seja onde for.
    O rapaz é tão rasteirinho, que até mete confusão. Felizmente a IL já pediu desculpa, mas ficou muito mal. O que esperava deste menino? A ordinarice é tanta que nem se percebe o objetivo. Será que só sabe falar desta maneira? Coitadito!

  7. Ao que chegamos!!!! Mais um “partido”, que não consegue ser “inteiro”e que aceita “promover” este coitado, desta forma ultrajante para todo o povo português, independentemente da filiação partidária! Lamentável!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.