Parlamento Europeu aprova acordo de associação com Ucrânia

European Parliament / Flickr

Eurodeputados durante uma votação no Parlamento Europeu

Eurodeputados durante uma votação no Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu aprovou esta terça-feira, em Estrasburgo, o acordo de associação entre a União Europeia e a Ucrânia, que visa o aprofundamento das relações políticas, económicas e comerciais entre as partes, incluindo a criação de uma zona de comércio livre.

O acordo foi ratificado pelo hemiciclo de Estrasburgo – 535 votos a favor, 127 contra e 35 abstenções – em simultâneo com a ratificação pelo parlamento ucraniano, em Kiev, tendo os deputados europeus e ucranianos assistido em direto, através de videoconferência, à ratificação nas assembleias de Kiev e de Estrasburgo.

“Este é um momento histórico. Dois parlamentos no exercício da sua independência decidem votar ao mesmo tempo este acordo“, disse o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

Para entrar plenamente em vigor, o acordo precisa ainda de ser ratificado por todos os Estados-Membros, tendo, para já, sido ratificado apenas por seis dos 28 países.

Apesar de ter sido planeado que as disposições comerciais fossem aplicadas a título provisório a partir de 1 de novembro, numa reunião ministerial que decorreu na passada sexta-feira a UE e a Ucrânia acordaram que a aplicação provisória fosse adiada até 31 de dezembro de 2015.

A Comissão Europeia anunciou, no entanto, que continuará a aplicar preferências comerciais autónomas à Ucrânia, devendo esta decisão ser também aprovada pelo Parlamento Europeu.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.