Lordes dão ao parlamento direito de bloquear saída da UE sem acordo

Sean Dempsey / EPA

A Câmara dos Lordes aprovou hoje uma emenda à proposta de lei sobre o ‘Brexit’ que dá ao parlamento o poder de impedir a saída do Reino Unido da União Europeia na falta de um acordo com Bruxelas.

A proposta foi aprovada na câmara alta do parlamento britânico com 335 votos a favor e 244 contra.

O Governo é contra esta emenda, na medida em que aceita que o Parlamento vote o acordo com Bruxelas, mas defende que, mesmo sem um acordo, o ‘Brexit’ deve concretizar-se.

Depois da avaliação pela Câmara dos Lordes, a proposta regressa à Câmara dos Comuns, que a votou em janeiro, onde os deputados podem suprimir ou alterar a emenda hoje aprovada pelos lordes.

A emenda prevê que o parlamento tenha a palavra final sobre um acordo para a saída da UE, o que pode obrigar o governo a voltar às negociações com Bruxelas ou mesmo a travar o ‘Brexit’.

Com o voto de hoje, os lordes colocam um novo obstáculo ao Governo no processo de saída da UE e ilustram as divisões que existem no Partido Conservador, no poder, em relação ao “Brexit’.

Ao longo de abril, os lordes, maioritariamente pró-UE, aprovaram que a Carta dos Direitos Fundamentais da UE seja mantida na lei britânica e aprovaram uma emenda que põe em causa o plano do governo para abandonar a união aduaneira.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se não houver negócio favorável com Bruxelas… Ah foi engano, agora já não queremos sair. A culpa foi da Cambridge analytica.

  2. Ingleses apanhados com as calças em baixo …
    Um referendo hoje daria resultados bem diferentes.
    Mas para estarem com um pé dentro e outro fora (como sempre estiveram), vale mais à UE vê-los partir e aplicar-lhes as taxas aduaneiras sem descontos…

RESPONDER

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …

Explosão causou incêndio nas instalações onde a Rússia armazena a varíola e a ébola

Esta segunda-feira, uma explosão causou um incêndio no Centro Estatal de Investigação de Virologia e Biotecnologia, na Rússia. Estas instalações são dos poucos sítios onde a varíola e a ébola estão armazenadas. Uma explosão num tanque …

Ikea vs Kitea: batalha judicial entre suecos e marroquinos em Portugal

A marca sueca de imobiliário Ikea está a contestar nos tribunais portugueses o registo da marca marroquina Kitea. A semelhança entre os dois nomes não é uma mera coincidência, já que ambas vendem o mesmo …

EUA vão processar Edward Snowden por causa da sua autobiografia

O governo dos EUA vai processar Edward Snowden a propósito da autobiografia que chegou esta terça-feira a mais de 20 países. O processo judicial argumenta que autor violou acordos de confidencialidade. A autobiografia de Edward Snowden, …

27 anos depois, o maestro do trânsito regressa a Castelo Branco

A figura do polícia sinaleiro regressou a Castelo Branco 27 anos depois para coordenar o trânsito, numa iniciativa que surpreendeu os jovens condutores e peões, e que levou os mais velhos a aplaudiram e a …

Descoberto em Ílhavo primeiro sítio pré-histórico subaquático português

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de uma mancha de ocupação ou possível acampamento do neolítico a cerca de dois metros de profundidade na Ria de Aveiro, em Ílhavo. "Temos estado a apanhar algumas surpresas valentes. …

Rei de Espanha não propôs nenhum nome para investidura. País enfrenta novas eleições a 10 de novembro

A Espanha vai realizar novas eleições. Os dirigentes do Cidadãos, Albert Rivera, e do Partido Popular, Pablo Casado, disseram "não" à investidura de Pedro Sánchez como presidente do Governo espanhol e o rei Felipe VI …