Parlamento chumba voto de condenação pela prisão de ativistas angolanos

Votos da direita e do Partido Comunista chumbaram as duas propostas de condenação pela prisão dos ativistas angolanos apresentadas pelos socialistas e pelos bloquistas.

As bancadas do PSD, CDS-PP e PCP rejeitaram na tarde desta quinta-feira as duas propostas de condenação pela prisão dos ativistas angolanos apresentadas pelo PS e pelo BE, escreve o Expresso.

O texto apresentado pelos socialistas lamentava “a situação a que se assiste e que atenta contra princípios elementares da democracia e dos estados de direito” mas foi chumbada.

Além de “condenar a punição dos ativistas”, a proposta do Bloco, por sua vez, apelava também “à libertação dos ativistas”, acabando pelo mesmo caminho, apesar da abstenção do PS e dos votos a favor de alguns deputados socialistas.

A indicação da bancada socialista para o texto do BE era a abstenção mas cerca de 17 socialistas furaram a intenção do partido, entre eles Isabel Moreira, Porfírio Silva, Paulo Trigo Pereira, Edite Estrela, Sónia Fertuzinhos e Maria da Luz Rosinha.

PCP, PSD e CDS-PP votaram contra as duas propostas, enquanto que o PEV e o PAN aprovaram os dois textos.

Depois da votação, os comunistas apresentaram uma declaração de voto a justificar a sua posição de “respeito pela soberania da República de Angola” e “pelo direito do seu povo decidir – livre de pressões e ingerências externas”.

O PCP justifica assim a sua decisão com a “objeção da tentativa de retirar do foro judicial uma questão que a ele compete esclarecer e levar até ao fim no quadro do respeito pelos direitos, garantias processuais – incluindo instrumentos legais de recurso -, normas jurídicas e princípios constitucionais da República de Angola”.

Já os sociais-democratas votaram contra por “razões de coerência”. Segundo escreve o semanário, o líder parlamentar Luís Montenegro evocou, por um lado, “o princípio do respeito pelas decisões judiciais” e, por outro, “o princípio do respeito pela separação de poderes”.

Por último, o CDS alegou que a sua oposição às duas iniciativas vêm de uma decisão à luz da “doutrina antiga do CDS, de não comentar ou interferir em processos judiciais em curso, no estrangeiro ou em Portugal”.

O grupo de ativistas angolanos, no qual se inclui Luaty Beirão, foram esta segunda-feira condenados pelos crimes de atos preparatórios de rebelião e associação de malfeitores, com penas que variam entre os dois e os oito anos de prisão.

De acordo com o Expresso, nas galerias da Assembleia da República, estiveram presentes uma irmã do músico, o humorista Ricardo Araújo Pereira, que tem manifestado publicamente o seu apoio à causa, e Bárbara Bulhosa, diretora da editora portuguesa da obra “Da Ditadura à Democracia”, de Gene Sharp.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Chama-se a isto coerência, quer de uns quer de outros.
    Quem quer respeito tem de se dar ao respeito.
    Eu pessoalmente não gosto quando figuras angolanas vêm fazer pressão sobre a Justiça e o Governo Português, quando transpira que há investigações a figurões angolanos (pelos motivos que todos conhecemos).
    Que isto seja o princípio (finalmente) para pôr um ponto nos i’s nas “coisas” que realmente dizem respeito às relações entre Portugal e os outros países!

  2. Tanto cinismo, tanta falta de vergonha da parte dos políticos portugueses. Tanto jogo sujo deixem-se de brincar ás politiquices. O que está em causa são seres humanos….

  3. O PSD e CDS certamente não estarão dispostos para se intrometer em política interna estrangeira através da AR e só por isso votaram contra embora condenem este sistema ditatorial que impera em Angola, quanto ao PCP é que fugiu à regra dos partidos de esquerda sempre dispostos a intrometerem-se em assuntos que no fundo não lhes dizem respeito, mas aqui como se tratava de condenar um regime da mesma laia do PCP é evidente que estes até acham justo as condenações, estas são simplesmente por estes terem opinião diferente da do regime e terem vindo a público, mas o PCP e MPLA quando na oposição entendiam por justo que destruir e matar eram processos correctos para fazerem valer as suas ideias, porque será que agora já não pensam assim?

RESPONDER

Porto 5 - 0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …