Ativistas angolanos condenados a penas de prisão entre dois e oito anos

dr redeangola.info

Luaty Beirão, músico luso-angolano

Luaty Beirão, músico luso-angolano

Ativistas foram esta segunda-feira condenados pelos crimes de atos preparatórios de rebelião e associação de malfeitores, com penas que variam entre os dois e os oito anos de prisão.

Os 17 ativistas angolanos foram considerados culpados dos crimes de “atos preparatórios de rebelião e associação de malfeitores”, noticiou o site Rede Angola, citado pelo jornal Público.

Os membros do grupo foram condenados a penas de prisão que variam entre dois e oito anos, nos quais se inclui Luaty Beirão, o rapper luso-descendente que fez greve de fome durante 36 dias.

Segundo avança o mesmo site angolano, o músico foi condenado a cinco anos e seis meses e Domingos da Cruz, considerado o líder do grupo, vai cumprir a pena mais pesada: oito anos e seis meses.

Os restantes ativistas angolanos – Nuno Dala, Sedrick de Carvalho, Nito Alves, Inocêncio de Brito, Laurinda Gouveia, Fernando António Tomás “Nicola”, Afonso Matias “Mbanza Hamza”, Osvaldo Caholo, Arante Kivuvu, Albano Evaristo Bingo, Nelson Dibango, Hitler Jessy Chivonde e José Gomes Hata – foram condenados a quatro anos e seis meses de prisão.

A pena mais leve foi atribuída a Rosa Conde e Jeremias Benedito, que vão cumprir uma pena de dois anos e três meses de prisão.

Segundo o Observador, os ativistas terão ainda de pagar uma taxa de justiça no valor 50 mil kwanzas, cerca de 280 euros. A defesa dos arguidos e o Ministério Público já anunciaram que vão recorrer da decisão.

O caso destes 17 ativistas, quinze estavam em prisão domiciliária desde dezembro do ano passado, começou em junho, quando foram acusados de preparar um golpe de Estado contra o presidente José Eduardo dos Santos.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Numa angola dominada pelo nepotismo, pelo constante atropelo pelos direitos humanos, pela corrupção, não é de admirar estas sentenças provenientes duma justiça que serve obedientemente o poder politico.

RESPONDER

Primeiro não flutuava, e agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …

Jesus pediu a Cintra para anular cláusula de confidencialidade

Nas primeiras entrevistas após a sua saída do Sporting e das agressões em Alcochete, o Jorge Jesus disse que a equipa não devia ter jogado a final da Taça de Portugal e que Sousa Cintra …

Trump "traidor" recua e diz que, afinal, a Rússia pode ter manipulado eleições

Donald Trump cedeu à pressão e afirmou, esta terça-feira, que acredita nas conclusões dos serviços secretos de que houve, de facto, ingerência russa das presidenciais de 2016. O Presidente dos Estados Unidos disse esta terça-feira que …

Cientistas alcançam recorde impressionante de entrelaçamento quântico

Um grupo de cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da China conseguiu armazenar 18 qubits - a unidade básica da computação quântica - em apenas seis fotões entrelaçados. O feito inédito de três qubits emaranhados …

Sistema informático lança caos nas escolas no último dia de matrículas

Hoje é o último dia para efectuar as matrículas no próximo ano lectivo, mas as demoras e falhas no portal electrónico onde o processo tem que ser realizado estão a lançar o caos nas escolas. …

Militares da GNR revoltados com castigos para quem passa poucas multas

"Desmotivados e apavorados." É assim que 14 dos 18 militares do posto da GNR no Sameiro, em Braga, se queixam de sofrerem pressões do sargento que comanda a unidade para passarem multas aos automobilistas. O desabafo …