Ativistas angolanos condenados a penas de prisão entre dois e oito anos

dr redeangola.info

Luaty Beirão, músico luso-angolano

Luaty Beirão, músico luso-angolano

Ativistas foram esta segunda-feira condenados pelos crimes de atos preparatórios de rebelião e associação de malfeitores, com penas que variam entre os dois e os oito anos de prisão.

Os 17 ativistas angolanos foram considerados culpados dos crimes de “atos preparatórios de rebelião e associação de malfeitores”, noticiou o site Rede Angola, citado pelo jornal Público.

Os membros do grupo foram condenados a penas de prisão que variam entre dois e oito anos, nos quais se inclui Luaty Beirão, o rapper luso-descendente que fez greve de fome durante 36 dias.

Segundo avança o mesmo site angolano, o músico foi condenado a cinco anos e seis meses e Domingos da Cruz, considerado o líder do grupo, vai cumprir a pena mais pesada: oito anos e seis meses.

Os restantes ativistas angolanos – Nuno Dala, Sedrick de Carvalho, Nito Alves, Inocêncio de Brito, Laurinda Gouveia, Fernando António Tomás “Nicola”, Afonso Matias “Mbanza Hamza”, Osvaldo Caholo, Arante Kivuvu, Albano Evaristo Bingo, Nelson Dibango, Hitler Jessy Chivonde e José Gomes Hata – foram condenados a quatro anos e seis meses de prisão.

A pena mais leve foi atribuída a Rosa Conde e Jeremias Benedito, que vão cumprir uma pena de dois anos e três meses de prisão.

Segundo o Observador, os ativistas terão ainda de pagar uma taxa de justiça no valor 50 mil kwanzas, cerca de 280 euros. A defesa dos arguidos e o Ministério Público já anunciaram que vão recorrer da decisão.

O caso destes 17 ativistas, quinze estavam em prisão domiciliária desde dezembro do ano passado, começou em junho, quando foram acusados de preparar um golpe de Estado contra o presidente José Eduardo dos Santos.

ZAP

2 COMENTÁRIOS

  1. Numa angola dominada pelo nepotismo, pelo constante atropelo pelos direitos humanos, pela corrupção, não é de admirar estas sentenças provenientes duma justiça que serve obedientemente o poder politico.

RESPONDER

Templo Jodo Shinshu de Ishiyama-dera, em Otsu, Shiga, Japão

Templo em Tóquio oferece túmulos conjuntos para casais homossexuais

Um templo budista de Tóquio oferece pela primeira vez túmulos para casais do mesmo sexo, algo incomum no Japão, país que não reconhece o casamento homossexual e onde normalmente não se permite que casais que …

-

Cientistas portugueses e neozelandeses descobrem o maior polvo da Antártida

Uma equipa de investigadores portugueses e neozelandeses "analisou o maior polvo alguma vez encontrado na Antártida", anunciou a Universidade de Coimbra (UC), numa nota enviada esta quarta-feira à agência Lusa. O polvo gigante "megaleledone setebos" foi …

Encélado é o sexto maior satélite natural de Saturno

Lua de Saturno “sangra” água e calor após colisão cósmica

O polo sul de Encélado a sangrar calor e água, possivelmente devido a uma gigante colisão cósmica que ocorreu há 100 milhões de anos e provocou várias fissuras no sexto maior satélite natural de Saturno. A …

-

AT alerta para falsas mensagens de email a cobrar dividas às Finanças

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje que estão a ser enviadas para alguns contribuintes através de correio eletrónico falsas mensagens a solicitar a regularização de dívidas fiscais. "Estas mensagens são falsas e devem ser …

-

Internet não para de rir com o busto de Ronaldo na Madeira

Na manhã desta quarta-feira, o Aeroporto da Madeira recebeu uma cerimónia de homenagem a Cristiano Ronaldo e um novo nome. O evento contou com a presença do futebolista, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de …

Tomás Correia presidiu ao Montepio entre 2008 e 2015

Ex-presidente do Montepio arguido em inquérito extraído da "Operação Marquês"

O ex-presidente do Montepio Tomás Correia foi constituído arguido num processo em que é suspeito de ter recebido indevidamente 1,5 milhões de euros do empresário da construção civil José Guilherme, confirmou à agência Lusa fonte …

-

Tribo indemnizada em 1,2 milhões de euros depois de se queixar da presença de espíritos

Uma das maiores companhias aéreas brasileiras, a Gol, vai ter de pagar 1,2 milhões de euros a uma tribo indígena, devido à queda de um avião em 2006, na qual morreram 154 pessoas, noticiou esta …

Afonso Dias, condenado pelo rapto de Rui Pedro

Condenado pelo rapto de Rui Pedro libertado da cadeia de Guimarães

Afonso Dias, condenado em março de 2013 a três anos de prisão pelo desaparecimento, em 1998, de Rui Pedro, foi esta quarta-feira libertado no Estabelecimento Prisional de Guimarães, indicou à Lusa o seu advogado. Segundo o …

-

Investigação revela onde estão sepultados prisioneiros portugueses da I Guerra Mundial

Descendentes de cerca de 200 prisioneiros portugueses da primeira Guerra Mundial (1914-1918) já podem saber onde se encontram sepultados estes expedicionários, através de um trabalho de investigação publicado em livro. A investigadora Maria José Oliveira reuniu …

-

Detidos 5 futebolistas e um membro dos Super Dragões por suspeitas de corrupção

A Polícia Judiciária deteve seis pessoas, entre as quais cinco futebolistas e um elemento da claque Super Dragões, e constituiu outros oito arguidos por suspeitas de associação criminosa, corrupção ativa e corrupção passiva, no âmbito …