Ativistas angolanos condenados a penas de prisão entre dois e oito anos

dr redeangola.info

Luaty Beirão, músico luso-angolano

Luaty Beirão, músico luso-angolano

Ativistas foram esta segunda-feira condenados pelos crimes de atos preparatórios de rebelião e associação de malfeitores, com penas que variam entre os dois e os oito anos de prisão.

Os 17 ativistas angolanos foram considerados culpados dos crimes de “atos preparatórios de rebelião e associação de malfeitores”, noticiou o site Rede Angola, citado pelo jornal Público.

Os membros do grupo foram condenados a penas de prisão que variam entre dois e oito anos, nos quais se inclui Luaty Beirão, o rapper luso-descendente que fez greve de fome durante 36 dias.

Segundo avança o mesmo site angolano, o músico foi condenado a cinco anos e seis meses e Domingos da Cruz, considerado o líder do grupo, vai cumprir a pena mais pesada: oito anos e seis meses.

Os restantes ativistas angolanos – Nuno Dala, Sedrick de Carvalho, Nito Alves, Inocêncio de Brito, Laurinda Gouveia, Fernando António Tomás “Nicola”, Afonso Matias “Mbanza Hamza”, Osvaldo Caholo, Arante Kivuvu, Albano Evaristo Bingo, Nelson Dibango, Hitler Jessy Chivonde e José Gomes Hata – foram condenados a quatro anos e seis meses de prisão.

A pena mais leve foi atribuída a Rosa Conde e Jeremias Benedito, que vão cumprir uma pena de dois anos e três meses de prisão.

Segundo o Observador, os ativistas terão ainda de pagar uma taxa de justiça no valor 50 mil kwanzas, cerca de 280 euros. A defesa dos arguidos e o Ministério Público já anunciaram que vão recorrer da decisão.

O caso destes 17 ativistas, quinze estavam em prisão domiciliária desde dezembro do ano passado, começou em junho, quando foram acusados de preparar um golpe de Estado contra o presidente José Eduardo dos Santos.

ZAP

2 COMENTÁRIOS

  1. Numa angola dominada pelo nepotismo, pelo constante atropelo pelos direitos humanos, pela corrupção, não é de admirar estas sentenças provenientes duma justiça que serve obedientemente o poder politico.

RESPONDER

Pelo menos 50 mortos em atentado na Nigéria

Pelo menos 50 pessoas morreram num atentado suicida numa mesquita no nordeste da Nigéria, disse o porta-voz da polícia do estado de Adamawa. "Neste momento, temos pelo menos 50 mortos" e muitos feridos, disse Othman Abubakar, …

Ajustes diretos a professores da Universidade do Minho sob investigação

Em causa estará a aquisição de bens e serviços, sem concurso, a empresas detidas por professores ou ex-docentes da instituição. Segundo o Jornal de Notícias, a Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) esteve a fiscalizar os …

Água poderá ser racionada durante a noite

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, admite o racionamento da água durante a noite em algumas localidades e aconselha a população a habituar-se a gastar menos devido à seca que o país atravessa. Carlos …

Videojogos poderão auxiliar diagnóstico de doenças associadas à velhice

Os videojogos têm potencial para poderem vir a ser utilizados como meio auxiliar de diagnóstico em doenças associadas ao envelhecimento, conclui um estudo preliminar desenvolvido por investigadores da Universidade de Coimbra (UC). Desenvolvido por uma equipa …

Arqueólogos descobriram o "projecto de estimação" do Imperador Nero no Reino Unido

Arqueólogos britânicos descobriram um complexo de três templos romanos, numa quinta de Hampshire, no sudeste de Inglaterra, que terá sido construído durante o reinado do Imperador Nero.  A descoberta foi feita por arqueólogos da Universidade de …

NASA já consegue prever que cidades costeiras serão submersas pelo gelo dos glaciares

Um estudo recente revela que o movimento de rotação da Terra e o efeito da gravidade afetam a redistribuição global da água proveniente da fusão dos glaciares. Agora, uma nova ferramenta desenvolvida pela NASA permite …

Ratos paraplégicos voltam a andar com células estaminais

Cientistas do Instituto de Tecnologia Technion-Israel e da Universidade de Tel Aviv conseguiram fazer com que ratos paraplégicos voltassem a andar. Os animais também recuperaram perceções sensoriais e tiveram sinais de recuperação da medula espinhal. A …

Sons detectados no mar não são do submarino desaparecido

A Marinha da Argentina anunciou hoje que os sons detetados no mar não são provenientes do submarino argentino que está desaparecido desde quarta-feira, com 44 tripulantes a bordo. O porta-voz da Armada Argentina, Henrique Balbi, afirmou …

Sonda Curiosity acaba de enviar misteriosas inconsistências de Marte

A sonda Curiosity que explora Marte acaba de enviar para a Terra informação que confunde ainda mais o que já se sabe sobre o planeta vermelho – principalmente a respeito da água que já correu …

Os famosos autocarros de Londres agora são movidos a café

É a primeira vez que um biocombustível derivado do café é usado nos transportes públicos de Londres. A partir desta segunda-feira, parte do combustível usado nos double deckers londrinos vai ser feito a partir de …