Paris em alerta máximo. Rio Sena tem a maior cheia dos últimos 30 anos

Jeremy Lempin / EPA

-

A poucos dias do início do Europeu de futebol, a capital francesa assiste à subida do rio Sena que, esta sexta-feira, deve ultrapassar o nível máximo da água registado em 34 anos.

Depois de vários dias em que a chuva não dá tréguas em Paris, as águas do rio Sena continuam a subir e, esta sexta-feira, podem ultrapassar o nível máximo registado nos últimos 34 anos.

Segundo um alerta do Ministério do Ambiente francês, até ao final da tarde de hoje, “nas hipóteses mais desfavoráveis”, as águas podem atingir entre 6,30 a 6,50 metros, o que ultrapassa o máximo registado desde 1982, de 6,15 metros.

“O nível alto deverá manter-se estável durante o fim-de-semana antes de começar a recuar”, é um dos avisos presentes no comunicado do Ministério.

Já durante o dia de ontem, os museus situados à beira do rio viram as suas margens inundadas, obrigando as autoridades a retirar as obras de arte que se encontravam no subsolo.

Tanto o museu do Louvre, que recebe nove milhões de visitantes por ano, como o museu d’Orsay fecharam portas para garantir a preservação das várias obras de arte.

Na capital francesa já foram colocadas barreiras de emergência nas margens do rio e muitas pontes tiveram de ser interditadas, assim como algumas linhas de metro e de comboio.

Segundo informações do Governo francês, as cheias já fizeram mais de 20 mil desalojados e cerca de 25 mil casas ficaram sem eletricidade, sendo a maior parte na região próxima à capital francesa.

O presidente francês, François Hollande, anunciou ontem que vai declarar estado de catástrofe natural para as áreas mais afetadas pelo temporal.

Até ao momento, o país já registou pelo menos duas mortes, a par da Alemanha que também sido atingida pelo mau tempo. Segundo avança a AFP, no total, as cheias da última semana já causaram 11 mortos.

Lusa / ABr / Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …