Louvre fechou portas por causa de temporal em Paris

juanillooo / Flickr

Museu do Louvre

Museu do Louvre

A capital francesa está em alerta há dois dias devido ao mau tempo, e a subida das águas do rio Sena pode obrigar o museu do Louvre a fechar temporariamente. Há 30 anos que Paris não via cair tanta chuva.

“Esta tarde, o diretor do Louvre disse que pondera fechar o museu inteiro. Parte dele já está fechada. Temos, também, uma pequena ilha perto da Torre Eiffel que já não existe”, referiu Rodolfo de Oliveira, jornalista da emissora portuguesa em Paris Rádio Alfa, à Renascença.

De acordo com a agência Reuters, o diretor do museu, Jean-Luc Martinez, avisou aos funcionários que “é altamente provável que tenhamos que fechar o museu e pedir ajuda de voluntários esta tarde”.

Durante a tarde, está também previsto o encerramento dos comboios suburbanos.

​”Em três dias choveu o equivalente a três semanas, em Paris. Os comboios urbanos e suburbanos estão a fechar. Até mesmo um dos mais importantes, que atravessa Paris, já não circula porque é subterrâneo e havia risco de inundação”, conta o jornalista da Rádio Alfa.

De acordo com o Diário de Notícias, a linha de comboio RER C, que passa pela Ponte das Almas ou o Musée d’Orsay, vai estar interrompida a partir das 16h desta quinta-feira. O presidente da SCNF, a empresa francesa de caminhos-de-ferro, disse que está prevista a substituição por um serviço de autocarros.

Por volta da hora do almoço, o nível das águas do Sena estava muito próximo dos cinco metros, sensivelmente a altura dos edifícios da estação de Austerlitz, uma das maiores de Paris.

As autoridades esperam que as águas do rio Sena atinjam os 5,60 metros durante a madrugada ou manhã de sexta-feira, um valor ainda abaixo dos seis metros que fariam inundar os túneis do metropolitano parisiense.

As piores cheias de que há registo em Paris aconteceram em 1910, quando o Sena atingiu 8,60 metros de altura e inundou as estações de metro, paralisando a cidade.

Manuel Valls, o primeiro-ministro francês, já admitiu que as condições devem piorar com o avançar do dia. O risco agravado de inundações levou as autoridades a manter hoje o alerta vermelho em toda a região da capital francesa, apesar da relativa acalmia que se fez sentir na quarta-feira.

O alerta de temporal é válido também para todo o centro de França, onde cerca de 24 mil casas estão sem energia elétrica.

Na quarta-feira, uma mulher de 86 anos foi encontrada morta na sua casa inundada em Souppes-sur-Loing, a cerca de 130 quilómetros de Paris, apesar de a autarquia já ter vindo dizer que não ficou provado que a morte se deva ao mau tempo.

Na Alemanha, quatro pessoas morreram devido às inundações provocadas pela chuva torrencial, entre as quais três mulheres da mesma família, e outras quatro estão desaparecidas na Baviera.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.