Louvre fechou portas por causa de temporal em Paris

juanillooo / Flickr

Museu do Louvre

Museu do Louvre

A capital francesa está em alerta há dois dias devido ao mau tempo, e a subida das águas do rio Sena pode obrigar o museu do Louvre a fechar temporariamente. Há 30 anos que Paris não via cair tanta chuva.

“Esta tarde, o diretor do Louvre disse que pondera fechar o museu inteiro. Parte dele já está fechada. Temos, também, uma pequena ilha perto da Torre Eiffel que já não existe”, referiu Rodolfo de Oliveira, jornalista da emissora portuguesa em Paris Rádio Alfa, à Renascença.

De acordo com a agência Reuters, o diretor do museu, Jean-Luc Martinez, avisou aos funcionários que “é altamente provável que tenhamos que fechar o museu e pedir ajuda de voluntários esta tarde”.

Durante a tarde, está também previsto o encerramento dos comboios suburbanos.

​”Em três dias choveu o equivalente a três semanas, em Paris. Os comboios urbanos e suburbanos estão a fechar. Até mesmo um dos mais importantes, que atravessa Paris, já não circula porque é subterrâneo e havia risco de inundação”, conta o jornalista da Rádio Alfa.

De acordo com o Diário de Notícias, a linha de comboio RER C, que passa pela Ponte das Almas ou o Musée d’Orsay, vai estar interrompida a partir das 16h desta quinta-feira. O presidente da SCNF, a empresa francesa de caminhos-de-ferro, disse que está prevista a substituição por um serviço de autocarros.

Por volta da hora do almoço, o nível das águas do Sena estava muito próximo dos cinco metros, sensivelmente a altura dos edifícios da estação de Austerlitz, uma das maiores de Paris.

As autoridades esperam que as águas do rio Sena atinjam os 5,60 metros durante a madrugada ou manhã de sexta-feira, um valor ainda abaixo dos seis metros que fariam inundar os túneis do metropolitano parisiense.

As piores cheias de que há registo em Paris aconteceram em 1910, quando o Sena atingiu 8,60 metros de altura e inundou as estações de metro, paralisando a cidade.

Manuel Valls, o primeiro-ministro francês, já admitiu que as condições devem piorar com o avançar do dia. O risco agravado de inundações levou as autoridades a manter hoje o alerta vermelho em toda a região da capital francesa, apesar da relativa acalmia que se fez sentir na quarta-feira.

O alerta de temporal é válido também para todo o centro de França, onde cerca de 24 mil casas estão sem energia elétrica.

Na quarta-feira, uma mulher de 86 anos foi encontrada morta na sua casa inundada em Souppes-sur-Loing, a cerca de 130 quilómetros de Paris, apesar de a autarquia já ter vindo dizer que não ficou provado que a morte se deva ao mau tempo.

Na Alemanha, quatro pessoas morreram devido às inundações provocadas pela chuva torrencial, entre as quais três mulheres da mesma família, e outras quatro estão desaparecidas na Baviera.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …

É essencial um acordo internacional para taxar “gigantes” tecnológicos, defende Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta sexta-feira insustentável do ponto de vista social a situação em que classes médias e pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal e defendeu um acordo …

Lisboa entre as cidades com trânsito mais caótico do mundo

Um estudo da Mister Auto - marca líder de mercado na venda de peças para automóveis - agora divulgado revelou que Lisboa está na 74.ª posição no 'ranking' das cidades mais circuláveis. Ou seja, muito …

Parlamento rejeita reforçar subsídio de doença para doentes crónicos e oncológicos

A Assembleia da República rejeitou esta sexta-feira, na generalidade, reforçar o subsídio de doença para doentes crónicos, oncológicos ou graves. Em causa estavam dois projetos de lei de Bloco de Esquerda e PCP e um projeto …

Vacas levadas pelo furacão Dorian aparecem dois meses depois

Três vacas desapareceram de uma ilha na Carolina do Norte, em setembro, na sequência do furacão Dorian. Nas últimas semanas, foram encontradas a oito quilómetros de distância. As três vacas desaparecidas de uma ilha na Carolina …

Criptomoedas são "péssima ideia" e interferem com a política monetária

O Nobel da Economia de 2007, Eric Maskin, afirmou, em entrevista à Lusa, que as criptomoedas são uma "péssima ideia", alertou que interferem com as medidas de política monetária e partilhou que tem esperança que …

PSD aponta Rio e Pinto Balsemão para Conselho de Estado. PS indica Louçã e Carlos César

PS e PS revelaram esta sexta-feira quais os nomes que vão indicar para o Conselho de Estado. O antigo governante Francisco Pinto Balsemão, o líder do PSD, Rui Rio, e o bloquista Francisco Louçã são …