Paris concede cidadania de honra a ex-Presidente brasileiro Lula da Silva

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva

A Câmara Municipal de Paris concedeu na quinta-feira o título de Cidadão Honorário ao ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, em reconhecimento pelo seu compromisso de reduzir as desigualdades sociais e económicas no país sul-americano.

O ex-líder brasileiro, de 73 anos, que governou o país entre 2003 e 2011, cumpre pena de prisão de oito anos e dez meses por corrupção e branqueamento de capitais.

A edilidade parisiense disse que, com a sua ação de apoio aos desfavorecidos, Lula da Silva ajudou a tirar da extrema pobreza e a aceder a direitos e serviços essenciais cerca de 30 milhões de brasileiros. O comunicado acrescentou que o antigo chefe de Estado se destacou “pela sua política voluntária de combater a discriminação racial, particularmente marcada no Brasil”, noticiou a agência Lusa.

A concessão da cidadania de honra foi aprovada pelo Conselho de Paris, órgão plenário do consistório da capital francesa, em consonância com a defesa dos direitos humanos e o livre exercício de cargos públicos.

O Ministério Público Federal (MPF) pediu na sexta-feira à Justiça para que Lula da Silva passe para o regime semiaberto, para cumprir o resto da sua pena, pelo que poderá deixar a cadeia durante o dia para poder trabalhar.

Lula, de 73 anos, está preso desde 07 de abril de 2018 numa cela especial da Polícia Federal no Paraná. Na segunda-feira passada, completou um sexto da sua sentença de oito anos e 10 meses por corrupção, o que lhe dá direito a mudar para o regime semiaberto ou mesmo domiciliário.

Contudo, para o líder do Partidos dos Trabalhadores (PT) sair da prisão sem ter a alegada inocência restabelecida não faz parte dos seus planos. Lula da Silva disse na segunda-feira, numa carta, que se recusa a sair da prisão e progredir para regime semiaberto, afirmando que não aceita “barganhar” (troca desonesta) os seus direitos e liberdade.

“Ao povo brasileiro: não troco a minha dignidade pela minha liberdade. (…) Quero que saibam que não aceito barganhar os meus direitos e a minha liberdade. Já demonstrei que são falsas as acusações que me fizeram. São eles e não eu que estão presos às mentiras que contaram ao Brasil e ao mundo”, afirmou Lula da Silva, numa carta redigida manualmente e publicada nas redes sociais do ex-chefe de Estado.

“Tudo o que os procuradores da Lava Jato [operação contra a corrupção e responsável pela prisão de Lula] realmente deveriam fazer é pedir desculpas ao povo brasileiro, aos milhões de desempregados e à minha família, pelo mal que fizeram à democracia, à justiça e ao país”, concluiu Lula da Silva na carta.

Lançada em 2014, a Lava Jato – maior operação contra a corrupção no Brasil – tornou público um gigantesco esquema de corrupção de empresas públicas, implicando altos responsáveis políticos e económicos, e levou à prisão de muitos deles, como Lula da Silva.

ZAP // //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O reconhecimento é merecido.
    Por mais que tentem manchar o governo dele e sua imagem, ele foi o melhor presidente que o Brasil teve nos últimos anos. Por permitir a ascensão social de muitos pobres isso gerou um descontentamento enorme em muita gente poderosa. Daí a perseguição.
    Parabéns a França.

    • Que piada sem gosto!!! O maior corrupto do Brasil só é perseguido pela verdade e pela justiça. A França só o fez pois os “irmãos” da esquerda estão no poder. E mais, isto é apenas uma estratégia de afrontar o Bolsonaro.

  2. Pois bem!!!
    Vamos aos fatos: Lula governou por dois mandatos e reelegeu sua substituta por mais dois.
    Implementou o acesso a renda para milhões de pessoas.
    Os empresários e os banqueiros ganharam dinheiro como nunca.
    Problemas existiram e isso não há dúvidas.
    Agora, achar que a esquerda inaugurou a corrupção no Brasil é inocência ou desconhecimento da história, pois em matéria de corrupção o Brasil dá aula para o mundo. Furta desde da época do quinto durante a colônia. A direita não é o baluarte da honestidade, pois esteve no poder por séculos e foi tão corrupta quanto a esquerda.
    Bolsonaro tem que ser confrontado, não só pela França, mas pelo mundo. Só fala bobagens. Não desejo o mal dele, já que tem sobre si a responsabilidade de uma nação, entretanto ainda não mostrou a que veio.

    • Primeiro nunca afirmei que foi a esquerda que inaugurou a corrupção no Brasil, mas foi quem roubou mais sem margem de dúvida nenhuma e contra factos não existem argumentos. O Bolsonaro não fala bobagens, o discurso que ele fez na ONU foi de afirmação de soberania e sim a França e muitas outra nações tem negócios na Amazónia e o governo do Lula tinha pactos com eles, entretanto as riquezas eram roubadas. Agora com o Bolsonaro a torneira fechou e levantam-se com manipulações noticiosas através de fakes e coisas semelhantes para afrontar. Mas dão-se mal pois o pulso é firme agora.

  3. Prezado, estas parcialmente certo.
    Por aqui ele fala muitas bobagens mesmo pesquise.
    Outra, gostaria muito que o discurso nacionalista fosse verdade. Do que adianta bravatas frente a ONU e se faz entrega aos interesses americanos?
    A esquerda não foi a que mais roubou foi a mais investigada!!!
    A realidade é delicada e o que mais causa espanto é a negação da realidade de que muitos estão na pobreza e sem empregos. Não há nenhuma política de mudança e nesse sentido o governo dele ainda está a iniciar.

    • A esquerda foi a que mais roubou, o Lula já foi considerado o maior ladrão dos últimos tempos. Quanto à pobreza e desemprego faz parte do rasto deixado pela esquerda, agora é tempo de curar com o que restou nos cofres, ou seja, utilizar o que a esquerda deixou e tentar utilizar da melhor forma para levantar uma nação. E sim o discurso nacionalista é verdadeiro.

RESPONDER

Manchas gigantes de Betelgeuse podem explicar o seu estranho escurecimento

As manchas gigantes da estrela Betelgeuse podem estar por detrás do estranho escurecimento que esta estrela tem vindo a experimentar, segundo uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha. …

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …