Paris concede cidadania de honra a ex-Presidente brasileiro Lula da Silva

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva

A Câmara Municipal de Paris concedeu na quinta-feira o título de Cidadão Honorário ao ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, em reconhecimento pelo seu compromisso de reduzir as desigualdades sociais e económicas no país sul-americano.

O ex-líder brasileiro, de 73 anos, que governou o país entre 2003 e 2011, cumpre pena de prisão de oito anos e dez meses por corrupção e branqueamento de capitais.

A edilidade parisiense disse que, com a sua ação de apoio aos desfavorecidos, Lula da Silva ajudou a tirar da extrema pobreza e a aceder a direitos e serviços essenciais cerca de 30 milhões de brasileiros. O comunicado acrescentou que o antigo chefe de Estado se destacou “pela sua política voluntária de combater a discriminação racial, particularmente marcada no Brasil”, noticiou a agência Lusa.

A concessão da cidadania de honra foi aprovada pelo Conselho de Paris, órgão plenário do consistório da capital francesa, em consonância com a defesa dos direitos humanos e o livre exercício de cargos públicos.

O Ministério Público Federal (MPF) pediu na sexta-feira à Justiça para que Lula da Silva passe para o regime semiaberto, para cumprir o resto da sua pena, pelo que poderá deixar a cadeia durante o dia para poder trabalhar.

Lula, de 73 anos, está preso desde 07 de abril de 2018 numa cela especial da Polícia Federal no Paraná. Na segunda-feira passada, completou um sexto da sua sentença de oito anos e 10 meses por corrupção, o que lhe dá direito a mudar para o regime semiaberto ou mesmo domiciliário.

Contudo, para o líder do Partidos dos Trabalhadores (PT) sair da prisão sem ter a alegada inocência restabelecida não faz parte dos seus planos. Lula da Silva disse na segunda-feira, numa carta, que se recusa a sair da prisão e progredir para regime semiaberto, afirmando que não aceita “barganhar” (troca desonesta) os seus direitos e liberdade.

“Ao povo brasileiro: não troco a minha dignidade pela minha liberdade. (…) Quero que saibam que não aceito barganhar os meus direitos e a minha liberdade. Já demonstrei que são falsas as acusações que me fizeram. São eles e não eu que estão presos às mentiras que contaram ao Brasil e ao mundo”, afirmou Lula da Silva, numa carta redigida manualmente e publicada nas redes sociais do ex-chefe de Estado.

“Tudo o que os procuradores da Lava Jato [operação contra a corrupção e responsável pela prisão de Lula] realmente deveriam fazer é pedir desculpas ao povo brasileiro, aos milhões de desempregados e à minha família, pelo mal que fizeram à democracia, à justiça e ao país”, concluiu Lula da Silva na carta.

Lançada em 2014, a Lava Jato – maior operação contra a corrupção no Brasil – tornou público um gigantesco esquema de corrupção de empresas públicas, implicando altos responsáveis políticos e económicos, e levou à prisão de muitos deles, como Lula da Silva.

ZAP // //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O reconhecimento é merecido.
    Por mais que tentem manchar o governo dele e sua imagem, ele foi o melhor presidente que o Brasil teve nos últimos anos. Por permitir a ascensão social de muitos pobres isso gerou um descontentamento enorme em muita gente poderosa. Daí a perseguição.
    Parabéns a França.

    • Que piada sem gosto!!! O maior corrupto do Brasil só é perseguido pela verdade e pela justiça. A França só o fez pois os “irmãos” da esquerda estão no poder. E mais, isto é apenas uma estratégia de afrontar o Bolsonaro.

  2. Pois bem!!!
    Vamos aos fatos: Lula governou por dois mandatos e reelegeu sua substituta por mais dois.
    Implementou o acesso a renda para milhões de pessoas.
    Os empresários e os banqueiros ganharam dinheiro como nunca.
    Problemas existiram e isso não há dúvidas.
    Agora, achar que a esquerda inaugurou a corrupção no Brasil é inocência ou desconhecimento da história, pois em matéria de corrupção o Brasil dá aula para o mundo. Furta desde da época do quinto durante a colônia. A direita não é o baluarte da honestidade, pois esteve no poder por séculos e foi tão corrupta quanto a esquerda.
    Bolsonaro tem que ser confrontado, não só pela França, mas pelo mundo. Só fala bobagens. Não desejo o mal dele, já que tem sobre si a responsabilidade de uma nação, entretanto ainda não mostrou a que veio.

    • Primeiro nunca afirmei que foi a esquerda que inaugurou a corrupção no Brasil, mas foi quem roubou mais sem margem de dúvida nenhuma e contra factos não existem argumentos. O Bolsonaro não fala bobagens, o discurso que ele fez na ONU foi de afirmação de soberania e sim a França e muitas outra nações tem negócios na Amazónia e o governo do Lula tinha pactos com eles, entretanto as riquezas eram roubadas. Agora com o Bolsonaro a torneira fechou e levantam-se com manipulações noticiosas através de fakes e coisas semelhantes para afrontar. Mas dão-se mal pois o pulso é firme agora.

  3. Prezado, estas parcialmente certo.
    Por aqui ele fala muitas bobagens mesmo pesquise.
    Outra, gostaria muito que o discurso nacionalista fosse verdade. Do que adianta bravatas frente a ONU e se faz entrega aos interesses americanos?
    A esquerda não foi a que mais roubou foi a mais investigada!!!
    A realidade é delicada e o que mais causa espanto é a negação da realidade de que muitos estão na pobreza e sem empregos. Não há nenhuma política de mudança e nesse sentido o governo dele ainda está a iniciar.

    • A esquerda foi a que mais roubou, o Lula já foi considerado o maior ladrão dos últimos tempos. Quanto à pobreza e desemprego faz parte do rasto deixado pela esquerda, agora é tempo de curar com o que restou nos cofres, ou seja, utilizar o que a esquerda deixou e tentar utilizar da melhor forma para levantar uma nação. E sim o discurso nacionalista é verdadeiro.

RESPONDER

Mais 3.960 casos e 24 mortes. É o pior dia desde o início da pandemia

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 3.960 casos positivos e 24 mortes por covid-19. Os dados foram divulgados no mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este foi o pior dia desde o …

Reconhecimento para cuidadores informais vai ser mais fácil e rápido

O pedido de estatuto de cuidador informal fica, a partir de hoje, mais fácil, deixando de ser necessário apresentar atestado médico e permitindo que documentos que impliquem atos médicos possam ser apresentados posteriormente. De acordo com …

OE2021 ainda não foi votado, mas já se espera um aumento da despesa em mais de 300 milhões

Entre a entrega da proposta e a votação, o Governo voltou a negociar com os partidos, mostrando abertura para medidas na especialidade que deverão custar pelo menos mais 300 milhões de euros. O Orçamento do Estado …

Portugal é dos 10 países com melhores políticas de integração de migrantes

Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes. Segundo o Índice …

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …