Paris (ainda) é o destino turístico favorito em todo o mundo

A capital francesa, Paris, lidera uma lista de 60 destinos favoritos em todo o mundo, conclui um estudo, hoje divulgado no Congresso Internacional de Turismo da Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar de Peniche.

A capital francesa é o destino favorito dos turistas a nível mundial, seguindo-se a Itália, Nova Iorque (Estados Unidos da América), Londres (Inglaterra) e Bali (Indonésia) de um total de 60 destinos favoritos, referem os dados preliminares do estudo.

Portugal aparece em 23ª posição no estudo, baseado em inquéritos feitos a 3680 pessoas de 70 países diferentes.

Questionados sobre o seu destino de sonho, prioritário entre os que mais gostariam para viajar, os inquiridos escolheram Estados Unidos da América, Austrália, Japão e Europa. Portugal surge em 37º, de um total de 60 destinos.

As opiniões foram recolhidas antes do atentado terrorista de 13 de novembro, que deixou a capital francesa em sobressalto e afetou nas últimas semanas o ambiente na cidade luz.

A investigação, coordenada pelo português Francisco Dias, docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar de Peniche, conclui que, apesar dos inquiridos terem diferentes nacionalidades e serem de variados pontos do mundo, há uma tendência comum para escolher os mesmos destinos de sonho.

Entre os portugueses, os destinos de sonho são Austrália, Nova Iorque, Tailândia, Nova Zelândia e Índia, ao passo que os favoritos são sobretudo no interior do país (sobretudo as regiões do Algarve, Alentejo e Gerês) e Brasil.

O coordenador da investigação explicou que, “ao contrário do que se pensava, o turismo de massas, ligado sobretudo ao sol e mar e o turismo cultural, ainda têm muito peso” entre as opções dos turistas.

Em contraponto, o ecoturismo e o turismo de golfe ainda são desvalorizados.

Dos inquiridos, 17,4% escolheram as atrações naturais, desde logo as praias, a natureza, as paisagens e o mar, entre 15 produtos turísticos diferentes. Em segunda escolha seguem os aspetos ligados à cultura, à história e ao património (14,8%).

Do total dos abrangidos pela análise, 15% optam por destinos de sonho, paradisíacos, românticos e calmos.

Os portugueses continuam a escolher o Algarve como principal destino para umas férias de sol e mar e Londres para uma viagem cultural ou para o chamado turismo de cidade.

No âmbito do estudo “Destinos Favoritos“, que arrancou em abril deste ano, foram já inquiridas oito mil pessoas.

O projeto visa avaliar a notoriedade e a competitividade de todos os destinos turísticos a nível nacional, regional e local, existentes no mundo inteiro, dando a palavra aos próprios turistas e potenciais turistas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …

Quatro mortos em manifestações na Bolívia. São 23 desde o final de outubro

Comissão Interamericana de Direitos Humanos registou pelo menos 122 feridos desde sexta-feira. Já houve 23 vítimas mortais desde o final de Outubro, início da crise social e política na Bolívia. Quatro pessoas morreram no sábado em …

UE acusada de pagar aos próprios traficantes para travar imigração

A União Europeia conta com um processo no Tribunal Penal Internacional interposto por Omer Shatz e Juan Branco. A UE é acusado de pagar aos próprios traficantes para parar a imigração. Omer Shatz, advogado e professor …

Governo quer ter a primeira refinaria de lítio da Europa

O Governo quer abrir a primeira refinaria de lítio no continente europeu. No entanto, João Galamba refere que tudo depende dos resultados do estudo de impacto ambiental das minas. Sem confirmar que venha a haver minas …

Cientistas desvendam novas pistas sobre o maior macaco que já existiu

O mítico "Bigfoot" é uma criatura lendária mas, durante milhões de anos, o verdadeiro — um símio com o dobro do tamanho de um ser humano adulto — percorreu as florestas do Sudeste Asiático, antes …

Preço do tabaco pode aumentar. Decisão cabe ao Governo

Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um aumento do preço do tabaco, e a decisão depende agora do Governo. Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um …

Derrocada em Borba. Um ano depois, ainda é uma ferida aberta e problemas continuam

Um ano depois do acidente na pedreira de Borba, o sindicato que representa os trabalhadores garante que os perigos persistem, enquanto a associação Assimagra salienta que foi um caso “isolado” e está a avançar com …

Caracóis estão a ficar amarelos para se adaptarem às alterações climáticas

Nas áreas urbanas, os caracóis estão a ficar com as cascas amarelas para se adaptarem às alterações climáticas. Os cientistas vão agora analisar os padrões das penas dos pássaros, para perceberem se também há uma …