Paris (ainda) é o destino turístico favorito em todo o mundo

A capital francesa, Paris, lidera uma lista de 60 destinos favoritos em todo o mundo, conclui um estudo, hoje divulgado no Congresso Internacional de Turismo da Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar de Peniche.

A capital francesa é o destino favorito dos turistas a nível mundial, seguindo-se a Itália, Nova Iorque (Estados Unidos da América), Londres (Inglaterra) e Bali (Indonésia) de um total de 60 destinos favoritos, referem os dados preliminares do estudo.

Portugal aparece em 23ª posição no estudo, baseado em inquéritos feitos a 3680 pessoas de 70 países diferentes.

Questionados sobre o seu destino de sonho, prioritário entre os que mais gostariam para viajar, os inquiridos escolheram Estados Unidos da América, Austrália, Japão e Europa. Portugal surge em 37º, de um total de 60 destinos.

As opiniões foram recolhidas antes do atentado terrorista de 13 de novembro, que deixou a capital francesa em sobressalto e afetou nas últimas semanas o ambiente na cidade luz.

A investigação, coordenada pelo português Francisco Dias, docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar de Peniche, conclui que, apesar dos inquiridos terem diferentes nacionalidades e serem de variados pontos do mundo, há uma tendência comum para escolher os mesmos destinos de sonho.

Entre os portugueses, os destinos de sonho são Austrália, Nova Iorque, Tailândia, Nova Zelândia e Índia, ao passo que os favoritos são sobretudo no interior do país (sobretudo as regiões do Algarve, Alentejo e Gerês) e Brasil.

O coordenador da investigação explicou que, “ao contrário do que se pensava, o turismo de massas, ligado sobretudo ao sol e mar e o turismo cultural, ainda têm muito peso” entre as opções dos turistas.

Em contraponto, o ecoturismo e o turismo de golfe ainda são desvalorizados.

Dos inquiridos, 17,4% escolheram as atrações naturais, desde logo as praias, a natureza, as paisagens e o mar, entre 15 produtos turísticos diferentes. Em segunda escolha seguem os aspetos ligados à cultura, à história e ao património (14,8%).

Do total dos abrangidos pela análise, 15% optam por destinos de sonho, paradisíacos, românticos e calmos.

Os portugueses continuam a escolher o Algarve como principal destino para umas férias de sol e mar e Londres para uma viagem cultural ou para o chamado turismo de cidade.

No âmbito do estudo “Destinos Favoritos“, que arrancou em abril deste ano, foram já inquiridas oito mil pessoas.

O projeto visa avaliar a notoriedade e a competitividade de todos os destinos turísticos a nível nacional, regional e local, existentes no mundo inteiro, dando a palavra aos próprios turistas e potenciais turistas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …