Paris (ainda) é o destino turístico favorito em todo o mundo

A capital francesa, Paris, lidera uma lista de 60 destinos favoritos em todo o mundo, conclui um estudo, hoje divulgado no Congresso Internacional de Turismo da Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar de Peniche.

A capital francesa é o destino favorito dos turistas a nível mundial, seguindo-se a Itália, Nova Iorque (Estados Unidos da América), Londres (Inglaterra) e Bali (Indonésia) de um total de 60 destinos favoritos, referem os dados preliminares do estudo.

Portugal aparece em 23ª posição no estudo, baseado em inquéritos feitos a 3680 pessoas de 70 países diferentes.

Questionados sobre o seu destino de sonho, prioritário entre os que mais gostariam para viajar, os inquiridos escolheram Estados Unidos da América, Austrália, Japão e Europa. Portugal surge em 37º, de um total de 60 destinos.

As opiniões foram recolhidas antes do atentado terrorista de 13 de novembro, que deixou a capital francesa em sobressalto e afetou nas últimas semanas o ambiente na cidade luz.

A investigação, coordenada pelo português Francisco Dias, docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar de Peniche, conclui que, apesar dos inquiridos terem diferentes nacionalidades e serem de variados pontos do mundo, há uma tendência comum para escolher os mesmos destinos de sonho.

Entre os portugueses, os destinos de sonho são Austrália, Nova Iorque, Tailândia, Nova Zelândia e Índia, ao passo que os favoritos são sobretudo no interior do país (sobretudo as regiões do Algarve, Alentejo e Gerês) e Brasil.

O coordenador da investigação explicou que, “ao contrário do que se pensava, o turismo de massas, ligado sobretudo ao sol e mar e o turismo cultural, ainda têm muito peso” entre as opções dos turistas.

Em contraponto, o ecoturismo e o turismo de golfe ainda são desvalorizados.

Dos inquiridos, 17,4% escolheram as atrações naturais, desde logo as praias, a natureza, as paisagens e o mar, entre 15 produtos turísticos diferentes. Em segunda escolha seguem os aspetos ligados à cultura, à história e ao património (14,8%).

Do total dos abrangidos pela análise, 15% optam por destinos de sonho, paradisíacos, românticos e calmos.

Os portugueses continuam a escolher o Algarve como principal destino para umas férias de sol e mar e Londres para uma viagem cultural ou para o chamado turismo de cidade.

No âmbito do estudo “Destinos Favoritos“, que arrancou em abril deste ano, foram já inquiridas oito mil pessoas.

O projeto visa avaliar a notoriedade e a competitividade de todos os destinos turísticos a nível nacional, regional e local, existentes no mundo inteiro, dando a palavra aos próprios turistas e potenciais turistas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …