Helicópteros de emergência estão a descolar com longos atrasos por causa do paraquedismo turístico

Helicópteros de emergência, nomeadamente os de combate aos incêndios e cuidados de saúde, estão a descolar com longos minutos de atraso por causa das aeronaves de equipas de paraquedismo turístico.

Nos aeródromos de Évora, Proença-a-Nova, Braga e Viseu, os meios aéreos da Proteção Civil partilham o mesmo espaço com aqueles que promovem a prática de saltos, ligados a empresas turísticas ou de formação.

O setor admitiu ao Jornal de Notícias que a pista de Évora é a que levanta mais preocupações, já que ali funcionam serviços de saltos, hélis para combate aos fogos, aeronaves de emergência médica em conjunto com órgãos da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), além de ter um tanque de combustível para abastecimento.

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) é responsável pela certificação das empresas que vendem saltos em paraquedas. Contudo, são os diretores dos aeródromos que gerem as operações naqueles espaços.

Durante o verão, a situação tende a piorar com a maior procura pela prática de paraquedismo turístico — ao mesmo tempo em que os serviços de emergência estão concentrados no combate aos incêndios.

Segundo o JN, o cenário é agravado porque, quando a equipa de salto está no ar, os hélis têm de esperar durante 20 minutos para poderem descolar.

Há duas semanas, uma paraquedista caiu em cima de uma aeronave da empresa HeliBravo, que sofreu danos estruturais que custaram 15 mil euros para reparar — além de prejuízos diários de 6 mil euros pela não prestação de serviço.

Existem 12 meios aéreos que estão estacionados nos quatro aeródromos do país – Évora, Proença-a-Nova, Braga e Viseu — e são equipamentos que prestam serviços à ANEPC e ao INEM. Ao mesmo tempo, dez empresas têm licença para a prática de paraquedismo turístico.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto não houver um qualquer familiar de politico deste país a bater a bota porque um helicoptero de salvamento se atrasou devido aos ao paraquedismo praticado pelos Srs. Turistas e enquanto forem “apenas” cidadãos “normais” a lixarem-se, esta tudo bem.

  2. Se assim “É”……então não é caso para intervenção Judicial. Onde está a prioridade ???……… em meia dúzia de matrecos armados em aves, ou na proteção de bens e Pessoas ???……… Mais uma situação revoltante !…..

  3. E que dizer do helicóptero que caiu ao levantar com cinco pessoas a bordo?
    Onde está a informação sobre este acidente?
    Serviço informativo “enrolhado”?

    • Não me digas que, para ti, a CMTV não chega?…
      A NTSB e a National Geographic já estão a fazer um documentário só para ti!…
      Entretanto vai haver um relatório oficial, mas duvido que saibas ler…

RESPONDER

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …