Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes.

Os dois animais, que terão entre três a quatro semanas de vida, foram vistos alimentar-se na mesma mãe no Parque Nacional Minneriya esta semana.

Elefantes gémeos são muito incomuns. Acredita-se que os elefantes têm menos de 1% de probabilidade de dar à luz gémeos. Por isso, inicialmente, os guardas florestais não tinham certeza se era um caso de gémeos ou uma cria a alimentar noutra mãe.

Agora, depois de observações, as autoridades estão confiante que se trata de um caso raro de elefantes gémeos. “Pela primeira vez no Sri Lanka, registamos o nascimento de elefantes gémeos”, disse Tharaka Prasad, diretora de Saúde da Vida Selvagem do Departamento de Conservação da Vida Selvagem, em declarações ao Press Trust of India.

Os bebês foram fotografados pelo conservacionista Sumith Pilapitiy na segunda-feira. “Temos observado um grupo de elefantes nos últimos dias e ontem, por meio de observações, conseguimos confirmar que há um conjunto de gémeos nascidos de uma fêmea adulta”, disse Pilapitiy. “É a primeira vez que isto é registado no país”.

මින්නේරියෙන් "පළමු වරට" සජීව "නිවුන් අලි පැටවුන් දෙදෙනෙක්"

Publicado por BBC News සිංහල em Terça-feira, 7 de julho de 2020

A única forma de determinar absolutamente este facto é com um teste de ADN. Prasad disse que os guardas estavam a realizar testes de ADN às crias.

Não é totalmente claro porque é que elefantes gémeos são tão raros, mas têm maior dificuldade em sobreviver do que uma única cria.

Os elefantes bebé são completamente dependentes das suas mães nos primeiros 3 a 5 anos. Nascidos com cerca de 100 quilogramas, bebem até 11,4 litros de leite por dia. Com cerca de 4 meses, começam a comer algumas plantas, mas como ainda não conseguem controlar o tronco, não começam a alimentar-se a si próprios até 6 a 8 meses e continuarão a beber o leite da mãe durante cerca de 2 anos.

A demanda de energia da mãe é enorme se houver duas crias, portanto os gémeos geralmente não chegam à idade adulta.

Em 2018, nasceu um par de elefantes gémeos no Parque Naional Amboseli, no Quénia. Porém, alguns meses depois, uma das crias morreu. De acordo com a página do Facebook, outro par de gémeos foi visto esta semana no parque.

This morning we found another set of twins–two boys, the sons of Pazia of the PA1 family. She is from one of the…

Publicado por Amboseli Trust for Elephants em Terça-feira, 7 de julho de 2020

Os elefantes do Sri Lanka são uma das três subespécies de elefantes asiáticos e são nativos do Sri Lanka. Os seus números estimados são confusos: entre 2.500 e 4.000, até 7.000, e abaixo dos 12.000 no início do século passado, principalmente devido à perda de habitat e ao conflito entre humanos e elefantes.

Estes elefantes estão listados como ameaçados pela Lista Vermelha da IUCN e têm séria proteção sob a lei do Sri Lanka. Matar um elefante pode implicar a pena de morte. No entanto, pensa-se que cerca de 200 animais são mortos por ano, provavelmente pelos agricultores quando as criaturas se desviam para as terras agrícolas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …