Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes.

Os dois animais, que terão entre três a quatro semanas de vida, foram vistos alimentar-se na mesma mãe no Parque Nacional Minneriya esta semana.

Elefantes gémeos são muito incomuns. Acredita-se que os elefantes têm menos de 1% de probabilidade de dar à luz gémeos. Por isso, inicialmente, os guardas florestais não tinham certeza se era um caso de gémeos ou uma cria a alimentar noutra mãe.

Agora, depois de observações, as autoridades estão confiante que se trata de um caso raro de elefantes gémeos. “Pela primeira vez no Sri Lanka, registamos o nascimento de elefantes gémeos”, disse Tharaka Prasad, diretora de Saúde da Vida Selvagem do Departamento de Conservação da Vida Selvagem, em declarações ao Press Trust of India.

Os bebês foram fotografados pelo conservacionista Sumith Pilapitiy na segunda-feira. “Temos observado um grupo de elefantes nos últimos dias e ontem, por meio de observações, conseguimos confirmar que há um conjunto de gémeos nascidos de uma fêmea adulta”, disse Pilapitiy. “É a primeira vez que isto é registado no país”.

මින්නේරියෙන් "පළමු වරට" සජීව "නිවුන් අලි පැටවුන් දෙදෙනෙක්"

Publicado por BBC News සිංහල em Terça-feira, 7 de julho de 2020

A única forma de determinar absolutamente este facto é com um teste de ADN. Prasad disse que os guardas estavam a realizar testes de ADN às crias.

Não é totalmente claro porque é que elefantes gémeos são tão raros, mas têm maior dificuldade em sobreviver do que uma única cria.

Os elefantes bebé são completamente dependentes das suas mães nos primeiros 3 a 5 anos. Nascidos com cerca de 100 quilogramas, bebem até 11,4 litros de leite por dia. Com cerca de 4 meses, começam a comer algumas plantas, mas como ainda não conseguem controlar o tronco, não começam a alimentar-se a si próprios até 6 a 8 meses e continuarão a beber o leite da mãe durante cerca de 2 anos.

A demanda de energia da mãe é enorme se houver duas crias, portanto os gémeos geralmente não chegam à idade adulta.

Em 2018, nasceu um par de elefantes gémeos no Parque Naional Amboseli, no Quénia. Porém, alguns meses depois, uma das crias morreu. De acordo com a página do Facebook, outro par de gémeos foi visto esta semana no parque.

This morning we found another set of twins–two boys, the sons of Pazia of the PA1 family. She is from one of the…

Publicado por Amboseli Trust for Elephants em Terça-feira, 7 de julho de 2020

Os elefantes do Sri Lanka são uma das três subespécies de elefantes asiáticos e são nativos do Sri Lanka. Os seus números estimados são confusos: entre 2.500 e 4.000, até 7.000, e abaixo dos 12.000 no início do século passado, principalmente devido à perda de habitat e ao conflito entre humanos e elefantes.

Estes elefantes estão listados como ameaçados pela Lista Vermelha da IUCN e têm séria proteção sob a lei do Sri Lanka. Matar um elefante pode implicar a pena de morte. No entanto, pensa-se que cerca de 200 animais são mortos por ano, provavelmente pelos agricultores quando as criaturas se desviam para as terras agrícolas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Enquanto Flamengo afasta regresso de Jorge Jesus, o "Galo" vem ao ataque

O treinador benfiquista afasta o cenário de uma saída precoce do Estádio da Luz. O Flamengo rejeita o regresso de Jorge Jesus, enquanto o Atlético Mineiro manifesta o seu interesse. Jorge Jesus foi categórico: "Não vou …

"Ihor gritava como um cão atropelado". Seguranças contam nova versão em tribunal

O segurança Manuel Correia testemunhou esta quarta-feira que “ouviu gritos” de Ihor Homeniuk vindos de uma sala do SEF no aeroporto de Lisboa e que encontrou um dos inspetores com um pé em cima da …

Dos pés de Cancelo para a cabeça de Bernardo Silva. City ganha na Champions com um golo 100% português

Os internacionais portugueses João Cancelo e Bernardo Silva foram fundamentais para a vitória do Manchester City sobre o Borussia Monchengladbach (2-0), na primeira mão dos oitavos da Liga dos Campeões, com ação direta nos dois …

"População não interiorizou a gravidade da situação". Depois de Siza, Cabrita aponta o dedo aos portugueses

Num relatório sobre a aplicação do decreto do estado de emergência na segunda quinzena de janeiro, Eduardo Cabrita justifica o fecho das escolas e o fim das vendas ao postigo, culpando a população pelas decisões …

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …