Depois de 17 anos no corredor da morte, paquistanês acusado de blasfémia é absolvido por falta de provas

Dan Buczynski / Flickr

Depois de 17 anos no corredor da morte, um paquistanês acusado de blasfémia foi absolvido pela Suprema Corte do país por falta de provas.

Segundo escreve esta semana o jornal local Dawn News, Wajih-ul-Hassan foi condenado a pena de morte por alegadamente ter escrito cartas blasfemas em 1999.

Dois anos depois, a acusação ganhou força quando um especialista em caligrafia determinou que as cartas em causa coincidiam com a letra do acusado. Este testemunho tornou-se na prova mais forte do caso.

Quase vinte anos depois, o Supremo do Paquistão decidiu absolver o homem por não existirem testemunhas do crime e por considerar que a análise da carta não era uma evidência suficientemente forte para ditar a detença.

Em declarações à AFP, o advogado de Wajih-ul-Hassan, Nadeem Anthony disse que a luta pela liberdade do seu cliente foi “um longo caminho”. Após a decisão de absolvição, dosse, “todos choraram de felicidade”.

De acordo com o jurista, Wajih-ul-Hassan deverá ser libertado nos próximos dias.

Recorda a Russia Today, citando dados oficiais do Paquistão, que entre 1987 e 2016 registaram-se neste país quase 1500 denúncias por blasfémia.

Esta quarta-feira, a Amnistia Internacional exigiu, através de um comunicado, que as autoridades paquistanesas libertassem imediatamente um outro acusado de blasfémia, o professor Junaid Hafeez, que se encontra em isolamento solitário há 5 anos.

“As leis de blasfêmia paquistanesas são muito ambíguas, vagas e coercitivas. [Estas leis] foram utilizadas para atacar minorias religiosas, realizar ‘vendettas’ pessoais e impor violência de vigilante”, sustenta a organização.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …