Papua-Nova Guiné proíbe o Facebook durante um mês

Durante um mês, os internautas locais estão proibidos de aceder ao Facebook. O objetivo é que as autoridades possam analisar padrões de utilização e investigar comportamentos ilícitos no site.

Na Papua Nova Guiné, o acesso ao Facebook vai estar vedado durante um mês para avaliar o benefício desta rede social no país, tendo como alvo notícias e contas falsas.

Esta terça-feira, o ministro das Comunicações, Sam Basil, anunciou esta desintoxicação, que vai durar um mês, defendendo que este período de tempo é considerado necessário para uma equipa de analistas promover uma “limpeza” da rede social.

Segundo o Expresso, o Governo local vai proceder à identificação de contas falsas e de pessoas que divulgam fake news, além de tomar medidas para travar a proliferação de pornografia através desta plataforma. As contas que forem detetadas como responsáveis por algum destes comportamentos serão apagadas.

“Isso permitirá que as pessoas genuínas com identidades reais usem a rede social com responsabilidade”, disse o ministro, reiterando que não irá permitir que o “abuso do Facebook continue no país”.

O Governo da Papua- Nova Guiné admitiu também estar nos seus planos o desenvolvimento de uma rede social capaz de substituir a plataforma co-fundada por Mark Zuckerberg.

Mas este assunto não é consensual. Uma especialista em media e política digitais da Universidade de Sydney, citada pelo Guardian, referiu que a proibição do Facebook levanta questões preocupantes. “Não tenho certezas sobre aquilo que eles pretendem alcançar”, afirmou Aim Sinpeng, “e por que motivo uma proibição é necessária, visto que é possível analisar o Facebook sem o proibir”.

Além dessas preocupações, a perita acrescentou ter dúvidas sobre a informação que o Governo estará a querer recolher.

Por sua vez, um porta-vo está em contacto com os responsáveis do país de modo a tentar compreender as suas preocupações. Sgendo Sam Basil, elas centram-se apenas no bem-estar e seguranças dos cidadãos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …