Papua-Nova Guiné proíbe o Facebook durante um mês

Durante um mês, os internautas locais estão proibidos de aceder ao Facebook. O objetivo é que as autoridades possam analisar padrões de utilização e investigar comportamentos ilícitos no site.

Na Papua Nova Guiné, o acesso ao Facebook vai estar vedado durante um mês para avaliar o benefício desta rede social no país, tendo como alvo notícias e contas falsas.

Esta terça-feira, o ministro das Comunicações, Sam Basil, anunciou esta desintoxicação, que vai durar um mês, defendendo que este período de tempo é considerado necessário para uma equipa de analistas promover uma “limpeza” da rede social.

Segundo o Expresso, o Governo local vai proceder à identificação de contas falsas e de pessoas que divulgam fake news, além de tomar medidas para travar a proliferação de pornografia através desta plataforma. As contas que forem detetadas como responsáveis por algum destes comportamentos serão apagadas.

“Isso permitirá que as pessoas genuínas com identidades reais usem a rede social com responsabilidade”, disse o ministro, reiterando que não irá permitir que o “abuso do Facebook continue no país”.

O Governo da Papua- Nova Guiné admitiu também estar nos seus planos o desenvolvimento de uma rede social capaz de substituir a plataforma co-fundada por Mark Zuckerberg.

Mas este assunto não é consensual. Uma especialista em media e política digitais da Universidade de Sydney, citada pelo Guardian, referiu que a proibição do Facebook levanta questões preocupantes. “Não tenho certezas sobre aquilo que eles pretendem alcançar”, afirmou Aim Sinpeng, “e por que motivo uma proibição é necessária, visto que é possível analisar o Facebook sem o proibir”.

Além dessas preocupações, a perita acrescentou ter dúvidas sobre a informação que o Governo estará a querer recolher.

Por sua vez, um porta-vo está em contacto com os responsáveis do país de modo a tentar compreender as suas preocupações. Sgendo Sam Basil, elas centram-se apenas no bem-estar e seguranças dos cidadãos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …