Papa permite o perdão às mulheres que abortarem, mas só durante o Jubileu

Aleteia.org / Flickr

Papa Francisco

O Papa Francisco vai conceder a todos os padres o poder de absolvição do “pecado do aborto” para as mulheres que o tenham praticado e que em confissão manifestem estarem “arrependidas de coração”. Mas este perdão só será válido durante o Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

O período religioso, que visa levar aos crentes o Evangelho da Misericórdia, vai começar a 8 de Dezembro deste ano e terminar a 26 de Novembro de 2016.

Durante este ano de Jubileu Extraordinário, as mulheres que abortarem poderão assim confessar-se e obter o perdão por causa daquilo que é considerado um pecado grave à luz da Religião Católica, sendo castigado com a excomunhão.

A decisão do Papa Francisco foi transmitida numa carta enviada ao Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, que vai organizar o ano do Jubileu, e divulgada pelo Vaticano.

O jornal El Mundo teve acesso ao documento onde o Papa nota que o aborto provoca “uma dolorosa cicatriz” no coração das mulheres que o praticam.

Não se lhes pode negar o perdão de Deus, sobretudo quando se entra de maneira sincera no Sacramento da Confissão para alcançar a reconciliação com o Pai”, destaca ainda o Papa Francisco.

“Conheço bem as condicionantes que tiveram que enfrentar e sei que é um drama existencial e moral”, acrescenta o Sumo Pontífice.

O Papa Francisco recomenda ainda aos padres que devem preparar-se para “esta grande tarefa sabendo conjugar palavras de genuíno acolhimento com uma reflexão que ajude a compreender o pecado cometido e indicar um itinerário de conversão”.

A Reuters ressalva que o poder de perdoar o “pecado do aborto” já é conferido pela Igreja Católica a alguns padres e missionários.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Deus não tem culpa que os homens maltratem as religiões e optem por escolher o mal. Ele apenas nos deu a responsabilidade da escolha. Se os humanos resolvem escolher o Inferno em vez do Céu, ele não nos obriga a alterar essa escolha.
      Ela foi feita por nós. Assim como perverterem e alterarem tudo o que cada forma de celebrar Deus tem de bom ( as diferenças históricas é que originaram diferentes celebrações de um mesmo Deus, como é óbvio) e mentirem para deterem o poder sobre as pessoas, que embarcam nessas perversões.
      Se Deus mandasse no nosso destino, não havia guerras, nem roubos nem a imposição do mal. O Diabo não é inteligente, é velho. Quem lhe dá força, leva com ele, porque está em todo o lado: nas empresas, nas raves, nas casas onde lhe dão voz, no Vaticano (aí principalmente, porque quer destroçar exatamente no coração e essência de onde é pregado o Amor). Não é preciso morrer para acontecer o Inferno. Ele já existe e por nossa escolha, na Terra.

  1. Quem escreveu este artigo não sabe Português ou está a “enganar-se” de propósito.

    Não é ” que abortarem” é “que abortaram”
    Não é para autorizar abortos futuros, é para perdoar os abortos passados e com Deus a observar o arrependimento sincero dos corações.

    Martinha

  2. Às mulheres será concedido o perdão durante um ano, aos homens perdoa-se todos os dias o abandono e a negligência dos próprios filhos. Querem atirar areia para os nossos olhos, fazer-nos achar que o respeito pelas mulheres aumentou de alguma forma, mas enquanto as religiões se centrarem no princípio base de que todos os males do mundo tiveram origem numa mulher, as mulheres vão continuar a ser postas em condições para abortar. E bendita seja a mulher com bom senso suficiente para abortar quando acha que não tem capacidade de criar um filho. Não hão-de ser duas vidas castigadas por um erro.

RESPONDER

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …