Papa permite o perdão às mulheres que abortarem, mas só durante o Jubileu

Aleteia.org / Flickr

Papa Francisco

O Papa Francisco vai conceder a todos os padres o poder de absolvição do “pecado do aborto” para as mulheres que o tenham praticado e que em confissão manifestem estarem “arrependidas de coração”. Mas este perdão só será válido durante o Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

O período religioso, que visa levar aos crentes o Evangelho da Misericórdia, vai começar a 8 de Dezembro deste ano e terminar a 26 de Novembro de 2016.

Durante este ano de Jubileu Extraordinário, as mulheres que abortarem poderão assim confessar-se e obter o perdão por causa daquilo que é considerado um pecado grave à luz da Religião Católica, sendo castigado com a excomunhão.

A decisão do Papa Francisco foi transmitida numa carta enviada ao Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, que vai organizar o ano do Jubileu, e divulgada pelo Vaticano.

O jornal El Mundo teve acesso ao documento onde o Papa nota que o aborto provoca “uma dolorosa cicatriz” no coração das mulheres que o praticam.

Não se lhes pode negar o perdão de Deus, sobretudo quando se entra de maneira sincera no Sacramento da Confissão para alcançar a reconciliação com o Pai”, destaca ainda o Papa Francisco.

“Conheço bem as condicionantes que tiveram que enfrentar e sei que é um drama existencial e moral”, acrescenta o Sumo Pontífice.

O Papa Francisco recomenda ainda aos padres que devem preparar-se para “esta grande tarefa sabendo conjugar palavras de genuíno acolhimento com uma reflexão que ajude a compreender o pecado cometido e indicar um itinerário de conversão”.

A Reuters ressalva que o poder de perdoar o “pecado do aborto” já é conferido pela Igreja Católica a alguns padres e missionários.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Deus não tem culpa que os homens maltratem as religiões e optem por escolher o mal. Ele apenas nos deu a responsabilidade da escolha. Se os humanos resolvem escolher o Inferno em vez do Céu, ele não nos obriga a alterar essa escolha.
      Ela foi feita por nós. Assim como perverterem e alterarem tudo o que cada forma de celebrar Deus tem de bom ( as diferenças históricas é que originaram diferentes celebrações de um mesmo Deus, como é óbvio) e mentirem para deterem o poder sobre as pessoas, que embarcam nessas perversões.
      Se Deus mandasse no nosso destino, não havia guerras, nem roubos nem a imposição do mal. O Diabo não é inteligente, é velho. Quem lhe dá força, leva com ele, porque está em todo o lado: nas empresas, nas raves, nas casas onde lhe dão voz, no Vaticano (aí principalmente, porque quer destroçar exatamente no coração e essência de onde é pregado o Amor). Não é preciso morrer para acontecer o Inferno. Ele já existe e por nossa escolha, na Terra.

  1. Quem escreveu este artigo não sabe Português ou está a “enganar-se” de propósito.

    Não é ” que abortarem” é “que abortaram”
    Não é para autorizar abortos futuros, é para perdoar os abortos passados e com Deus a observar o arrependimento sincero dos corações.

    Martinha

  2. Às mulheres será concedido o perdão durante um ano, aos homens perdoa-se todos os dias o abandono e a negligência dos próprios filhos. Querem atirar areia para os nossos olhos, fazer-nos achar que o respeito pelas mulheres aumentou de alguma forma, mas enquanto as religiões se centrarem no princípio base de que todos os males do mundo tiveram origem numa mulher, as mulheres vão continuar a ser postas em condições para abortar. E bendita seja a mulher com bom senso suficiente para abortar quando acha que não tem capacidade de criar um filho. Não hão-de ser duas vidas castigadas por um erro.

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …