Papa permite o perdão às mulheres que abortarem, mas só durante o Jubileu

Aleteia.org / Flickr

Papa Francisco

O Papa Francisco vai conceder a todos os padres o poder de absolvição do “pecado do aborto” para as mulheres que o tenham praticado e que em confissão manifestem estarem “arrependidas de coração”. Mas este perdão só será válido durante o Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

O período religioso, que visa levar aos crentes o Evangelho da Misericórdia, vai começar a 8 de Dezembro deste ano e terminar a 26 de Novembro de 2016.

Durante este ano de Jubileu Extraordinário, as mulheres que abortarem poderão assim confessar-se e obter o perdão por causa daquilo que é considerado um pecado grave à luz da Religião Católica, sendo castigado com a excomunhão.

A decisão do Papa Francisco foi transmitida numa carta enviada ao Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, que vai organizar o ano do Jubileu, e divulgada pelo Vaticano.

O jornal El Mundo teve acesso ao documento onde o Papa nota que o aborto provoca “uma dolorosa cicatriz” no coração das mulheres que o praticam.

Não se lhes pode negar o perdão de Deus, sobretudo quando se entra de maneira sincera no Sacramento da Confissão para alcançar a reconciliação com o Pai”, destaca ainda o Papa Francisco.

“Conheço bem as condicionantes que tiveram que enfrentar e sei que é um drama existencial e moral”, acrescenta o Sumo Pontífice.

O Papa Francisco recomenda ainda aos padres que devem preparar-se para “esta grande tarefa sabendo conjugar palavras de genuíno acolhimento com uma reflexão que ajude a compreender o pecado cometido e indicar um itinerário de conversão”.

A Reuters ressalva que o poder de perdoar o “pecado do aborto” já é conferido pela Igreja Católica a alguns padres e missionários.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Deus não tem culpa que os homens maltratem as religiões e optem por escolher o mal. Ele apenas nos deu a responsabilidade da escolha. Se os humanos resolvem escolher o Inferno em vez do Céu, ele não nos obriga a alterar essa escolha.
      Ela foi feita por nós. Assim como perverterem e alterarem tudo o que cada forma de celebrar Deus tem de bom ( as diferenças históricas é que originaram diferentes celebrações de um mesmo Deus, como é óbvio) e mentirem para deterem o poder sobre as pessoas, que embarcam nessas perversões.
      Se Deus mandasse no nosso destino, não havia guerras, nem roubos nem a imposição do mal. O Diabo não é inteligente, é velho. Quem lhe dá força, leva com ele, porque está em todo o lado: nas empresas, nas raves, nas casas onde lhe dão voz, no Vaticano (aí principalmente, porque quer destroçar exatamente no coração e essência de onde é pregado o Amor). Não é preciso morrer para acontecer o Inferno. Ele já existe e por nossa escolha, na Terra.

  1. Quem escreveu este artigo não sabe Português ou está a “enganar-se” de propósito.

    Não é ” que abortarem” é “que abortaram”
    Não é para autorizar abortos futuros, é para perdoar os abortos passados e com Deus a observar o arrependimento sincero dos corações.

    Martinha

  2. Às mulheres será concedido o perdão durante um ano, aos homens perdoa-se todos os dias o abandono e a negligência dos próprios filhos. Querem atirar areia para os nossos olhos, fazer-nos achar que o respeito pelas mulheres aumentou de alguma forma, mas enquanto as religiões se centrarem no princípio base de que todos os males do mundo tiveram origem numa mulher, as mulheres vão continuar a ser postas em condições para abortar. E bendita seja a mulher com bom senso suficiente para abortar quando acha que não tem capacidade de criar um filho. Não hão-de ser duas vidas castigadas por um erro.

RESPONDER

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …