Papa imagina que possa ter só “mais dois ou três anos” pela frente

Mazur / Catholic News

-

O Papa Francisco revela que pondera abdicar do pontificado caso a sua saúde não lhe permita exercer o cargo plenamente – e calcula que tenha apenas “mais dois ou três anos” pela frente, em declarações aos jornalistas no voo de regresso depois de uma visita de cinco dias à Coreia do Sul.

Questionado sobre a popularidade que alcançou após assumir a liderança da Igreja Católica, Jorge Bergoglio afirmou que a encara “como generosidade do povo de Deus” e que tenta sempre lembrar-se das suas falhas “para não se tornar orgulhoso”.

“Sei que isto vai durar pouco tempo. Mais dois ou três anos e partirei para a ‘Casa do Pai’”, estimou, em jeito de brincadeira, o líder da Igreja Católica. No entanto, de acordo com o Guardian, uma fonte do Vaticano confirmou que Francisco já tinha confidenciado a pessoas que lhe são próximas que acha que não terá muitos mais anos de vida.

A pergunta dos jornalistas surgiu depois de o Papa Francisco, de 77 anos, ter falado sobre os seus problemas de saúde. O papa disse que já teve “problemas nervosos” que exigiram tratamento. No entanto, Francisco brinca com a situação e diz que tem que “tratar bem estes nervos, dar-lhes mate [bebida típica da Argentina] todos os dias”.

O Papa fez também referência à possibilidade de abdicar do cargo, à semelhança do que fez Bento XVI no ano passado, referindo que o atual papa emérito “abriu uma porta que é institucional, e não excecional”.

“A nossa vida é cada vez mais longa e a uma certa idade não temos a capacidade de governar bem, porque o corpo está cansado. Mesmo que estejamos bem de saúde, não temos a capacidade de lidar com os problemas de um governo como o da Igreja“, considerou o sumo pontífice, afirmando que “mesmo que alguns teólogos digam que não está certo” irá renunciar ao pontificado quando considerar que não tem forças para continuar.

“Podem-me perguntar: se um dia não se sentir capaz de seguir em frente, faria o mesmo? Sim. Rezaria e faria o mesmo”, assegurou o Papa.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Aposta no Parlamento. 10% dos deputados são candidatos às autárquicas

De acordo com as contas do semanário Expresso, 23 deputados da Assembleia da República, ou seja, 10% dos 230 que compõem o hemiciclo, são candidatos às eleições autárquicas do outono. Na quinta-feira, foi aprovado na generalidade …

Relógio japonês parado pelo terramoto de 2011 volta a funcionar novamente (graças a outro sismo)

Um relógio japonês com 100 anos de idade que deixou de funcionar depois do devastador terramoto de 2011 voltou a trabalhar após um novo sismo este ano. De acordo com o jornal Maunichi Shumbun, o relógio, …

Ventura tem "receio" que partido seja ilegalizado

Este domingo, o Chega vai organizar uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura admitiu ter um "receio muito significativo". O Observador avança que a manifestação tem início no Príncipe Real, passa pelo Tribunal Constitucional …

Três mortos e 441 novos casos em Portugal

Este domingo, Portugal regista mais três mortes e 441 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Autoridades brasileiras ilibam João Loureiro

João Loureiro já não é suspeito no processo que envolve a apreensão de um avião com 500 quilos de cocaína, segundo as autoridades brasileiras. As autoridades brasileiras descartaram, este sábado, qualquer ligação do advogado português João …

No Canadá, há dois rios que se encontram (mas não se misturam)

Em Nunavut, no Canadá, há dois rios que se encontram, mas não perdem a sua aparência individual enquanto se movem sinuosamente pela tundra. O Back River flui para o norte em direção ao Oceano Ártico. Ao …

Russos acusados de explosão na República Checa são suspeitos de envenenar Skripal

Os dois suspeitos russos, envolvidos na explosão que matou duas pessoas em 2014 na República Checa, têm os mesmos passaportes que os dois homens acusados de envenenar, com o agente nervoso novichok, o espião Sergei …

Numa cidade na Nova Zelândia, a Páscoa resume-se a exterminar coelhos

Em Alexandra, na região de Otago, os coelhos são considerados pragas, uma espécie que ameaça a biodiversidade do país e a agricultura. Elle Hunt, correspondente do The Guardian em Auckland, na Nova Zelândia, escreveu um artigo …

Reavaliação de barragens da EDP ficou por fazer, depois de Governo ter recuado na decisão

No início do ano passado, o ministério do Ambiente considerou ser necessário reavaliar as barragens da EDP, mas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Parpública disseram não ter competências para fazer a avaliação …