Papa imagina que possa ter só “mais dois ou três anos” pela frente

Mazur / Catholic News

-

O Papa Francisco revela que pondera abdicar do pontificado caso a sua saúde não lhe permita exercer o cargo plenamente – e calcula que tenha apenas “mais dois ou três anos” pela frente, em declarações aos jornalistas no voo de regresso depois de uma visita de cinco dias à Coreia do Sul.

Questionado sobre a popularidade que alcançou após assumir a liderança da Igreja Católica, Jorge Bergoglio afirmou que a encara “como generosidade do povo de Deus” e que tenta sempre lembrar-se das suas falhas “para não se tornar orgulhoso”.

“Sei que isto vai durar pouco tempo. Mais dois ou três anos e partirei para a ‘Casa do Pai’”, estimou, em jeito de brincadeira, o líder da Igreja Católica. No entanto, de acordo com o Guardian, uma fonte do Vaticano confirmou que Francisco já tinha confidenciado a pessoas que lhe são próximas que acha que não terá muitos mais anos de vida.

A pergunta dos jornalistas surgiu depois de o Papa Francisco, de 77 anos, ter falado sobre os seus problemas de saúde. O papa disse que já teve “problemas nervosos” que exigiram tratamento. No entanto, Francisco brinca com a situação e diz que tem que “tratar bem estes nervos, dar-lhes mate [bebida típica da Argentina] todos os dias”.

O Papa fez também referência à possibilidade de abdicar do cargo, à semelhança do que fez Bento XVI no ano passado, referindo que o atual papa emérito “abriu uma porta que é institucional, e não excecional”.

“A nossa vida é cada vez mais longa e a uma certa idade não temos a capacidade de governar bem, porque o corpo está cansado. Mesmo que estejamos bem de saúde, não temos a capacidade de lidar com os problemas de um governo como o da Igreja“, considerou o sumo pontífice, afirmando que “mesmo que alguns teólogos digam que não está certo” irá renunciar ao pontificado quando considerar que não tem forças para continuar.

“Podem-me perguntar: se um dia não se sentir capaz de seguir em frente, faria o mesmo? Sim. Rezaria e faria o mesmo”, assegurou o Papa.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …