Papa Francisco felicita casal homossexual por batizar os filhos. Ou isso não aconteceu?

catholicism / Flickr

O papa Francisco

Alguns meios de comunicação têm feito “eco” de uma felicitação enviada pelo Papa Francisco a um casal homossexual que batizou os seus três filhos adotivos. O Vaticano desmentiu e deu outra explicação.

Segundo alguns meios de comunicação, o Papa Francisco teria enviado uma carta de felicitações a um casal gay, no Brasil. O motivo seria o batismo dos três filhos adotivos do casal. No cartão, o Sumo Pontífice desejava “felicidades, invocando para toda a família abundância de graças divinas, para que vivam fielmente a condição de cristãos”.

Quem deu a conhecer a resposta do Vaticano foi Toni Reis, um dos pais dos meninos batizados, que publicou a carta no seu Facebook.

Ao jornal El Espectador, Reis disse que o casal não esperava uma resposta. “Receber uma carta do Vaticano com selo e uma fotografia autografada pelo Papa é uma vitória“, afirmou. “É um grande avanço na instituição que queimava homossexuais na época da Inquisição. Agora deseja-nos felicidades”.

O Vaticano desmente

Depois de toda a tinta corrida à volta da resposta do Papa Francisco, a Santa Sé saiu publicamente a desmentir os desfechos.

Segundo a Agência Católica de Informação, a carta não passa de um modelo padrão de resposta, em forma de cortesia. Como Reis tinha escrito inicialmente, informando do batismo dos seus filhos, recebeu uma carta de um membro da secretaria de Estado do Vaticano, Paolo Borgia, que o felicitava em nome de Francisco.

A subdiretora do departamento de comunicação do Vaticano, Paloma García Overejo, explicou que a “afirmação de Toni Reis de a carta se tratar de uma resposta ao casal é falsa”. A agência assegurou ainda que não há provas de que a primeira carta enviada ao Vaticano clarificasse que se tratava de um casal gay.

No entanto, na carta deixada no Facebook de Toni Reis, como sendo a enviada para o Vaticano, a mensagem começa com “Vossa Santidade, somos um casal homoafetivo”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Papa Francisco, não obstante todos os desmentidos, todas as mensagens, todas as opiniões que venham tentar obninublar a benção que enviaste ao casal gay que baptizou os filhos adoptivos, continua na tua senda de integrar em Cristo TODOS os Humanos de boa vontade.
    Um abraço fraterno.
    Cândido Silva

  2. O papa é humano…um homem!… e deve ser humano e humanista deve ser um bom cristão porque é o sumo representante dos cristãos católicos. Deve amar o próximo e respeita-lo como jesus fez. Não vejo nenhum “escândalo” dar as felicitações a um casal que construiu uma família e a quer em comunhão com cristo… o papa Francisco merece ser lembrado como o grande humano de entre os papas até hoje…quebrar os poderes instituidos dentro da igreja como tem tentado e trazer este carinho cristão a todos faz dele especial e “travestir” um acto de atenção ao próximo tentando transforma-lo em alvo de escândalo é doentio e desesperado…

RESPONDER

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …