Papa Francisco admite ordenação de homens casados

catholicism / Flickr

O Papa Francisco

O Papa Francisco

O papa Francisco disse esta quinta-feira que a Igreja deve estudar se é possível ordenar homens casados para ministrar em comunidades remotas onde não existem padres.

Numa entrevista publicada esta quinta-feira no jornal Die Zeit, o papa disse que a remoção da regra do celibato não é a solução para a escassez de sacerdotes católicos, mas mostrou abertura para estudar se os “viri probati” – ou homens casados de fé comprovada – poderiam ser ordenados.

“Devemos considerar se ‘viri probati’ é uma possibilidade, e determinar quais as tarefas que podem realizar, por exemplo, em comunidades remotas”, disse.

A proposta “viri probati” existe há décadas, mas tem tido maior visibilidade com este papa em parte graças aos desafios que a Igreja enfrenta em lugares como o Brasil, um país católico de grande dimensão e com uma escassez aguda de sacerdotes.

O cardeal brasileiro Claudio Hummes, amigo de longa data do papa e ex-chefe de gabinete do Vaticano, tem vindo a pressionar para que sejam permitidos os “viri probati” na Amazónia, onde a Igreja conta com um sacerdote por cada 10.000 católicos.

Na entrevista, Francisco disse ainda que além de Portugal, na peregrinação do 12 e 13 de maio, no Centenário das Aparições de Fátima, está na sua agenda deslocar-se à Colômbia este ano, bem como à Índia e ao Bangladesh, apontando ainda como uma possibilidade visitar o Egito.

Nesta primeira grande entrevista a um jornal alemão, o papa Francisco falou ainda dos perigos do populismo crescente nas democracias ocidentais, dizendo que “o populismo é maligno e acaba mal como o século passado mostrou”, adiantando que os períodos de crise são também uma oportunidade para crescer.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Até as bactérias precisam de espaço. Células esmagadas desligam a fotossíntese

Quando as bactérias ficam esmagadas, podem entrar num modo de defesa e desligar a fotossíntese, concluiu uma investigação recente, levada a cabo por cientistas da University of Colorado Boulder, nos Estados Unidos. A equipa da universidade …

Siza Vieira admite aulas por canais "estilo youtube" ou TV por cabo

O Governo está a estudar soluções que garantam que todos os alunos têm acesso aos conteúdos educativos no terceiro período, adiantou o ministro da Economia. O Governo está a estudar soluções que garantam que todos os …

Retificação ao diploma do lay-off simplificado trava despedimentos

Uma retificação ao diploma inicial do ‘lay-off’ simplificado, hoje publicada, vem acautelar que nenhum trabalhador de empresas que recorra a este apoio pode ser alvo de despedimento coletivo ou extinção de posto de trabalho. O decreto-lei …

Rocha desafia teoria da escassez de oxigénio na Terra primitiva

Uma rocha sedimentar única rica em carbono, depositada há dois mil milhões de anos, deu aos cientistas novas pistas sobre as concentrações de oxigénio na superfície da Terra nessa época. De acordo com a agência Europa Press, …

As bactérias formam comunidades na nossa língua (e uma imagem revela como)

Cientistas norte-americanos descobriram que as bactérias que vivem na nossa língua têm uma organização complexa e altamente estruturada. Os micro-organismos estão em toda a parte - até no interior da nossa boca. Um novo estudo revela …

Como sobreviver ao isolamento? Astronautas explicam

Em todo o mundo, cidades e até países inteiros estão em quarentena como forma de travar a propagação do novo coronavírus, Covid-19. Alguns astronautas deixaram conselhos sobre como sobreviver ao isolamento. Para alguns, o auto isolamento …

"Indiana Jones do mundo da arte" recupera manuscrito do poeta persa Hafez

Uma das primeiras cópias do reverenciado Divan do autor do século XIV Hafez, iluminado com ouro, será leiloado no início de abril. O famoso poeta persa do século XIV, Hafez, escreveu uma coleção de versos místicos …

O palco onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda

O palco de madeira onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda. Agora, alguém poderá replicar o primeiro concerto da famosa banda. A 10 de abril, em comemoração dos 50 anos da separação da …

Células estaminais podem ajudar a proteger os astronautas da radiação espacial

Assim que os astronautas deixam a proteção do campo magnético da Terra, ficam automaticamente expostos a níveis elevados de radiação cósmica. A Agência Espacial Europeia (ESA) está cada vez mais focada em investigações para reduzir …

Pandemia pode trazer nova geração de robôs capazes de realizarem tarefas perigosas

A pandemia de Covid-19 pode trazer uma nova geração de robôs capazes de realizarem tarefas perigosas como limpeza de superfícies infetadas ou vigiar pessoas em quarentena, afirmam esta quarta-feira alguns dos principais investigadores internacionais em …