“Só pensaram no próprio lazer”. Papa critica quem fez festas e viagens na passagem de ano

Angelo Carconi / EPA

O Papa Francisco

O papa Francisco revelou, durante uma missa no último domingo, que as notícias de aglomerações durante o período de festas o entristeceram e sugeriu que as pessoas deveriam ser mais conscientes em relação ao sofrimento alheio.

O chefe da Igreja Católica criticou pessoas que decidiram fazer viagens e festas para aproveitar o fim de ano, apesar da pandemia e das restrições colocadas por vários países. O pontífice afirmou que a população em geral deveria ser mais consciente em relação ao sofrimento alheio.

“Isso entristece-me”, disse o papa Francisco durante uma missa que se realizou na biblioteca do palácio apostólico do Vaticano. A bênção tradicional do Angelus é normalmente dada num janela com vista para a Praça de São Pedro, mas este ano foi feita dentro do palácio para impedir aglomerações de fiéis.

O líder religioso sublinhou que as pessoas deveriam preocupar-se mais com os outros, e não pensar apenas nos próprios interesses. O papa mencionou ainda ter lido recentemente notícias sobre pessoas que não estavam a cumprir as medidas impostas pelos governos para irem passar férias.

“Não pensaram nas pessoas que ficaram em casa, nos problemas económicos que as famílias estão a ter como consequência da pandemia, nos doentes. Só pensaram nas próprias férias e no próprio lazer”, declarou.

O pontífice afirmou que ninguém sabe o que acontecerá em 2021, mas que o mundo será melhor se todas as pessoas trabalharem a favor do bem comum.

PARTILHAR

RESPONDER

Destemida e aventureira. Com apenas 18 anos, Simone Segouin ajudou a França a derrotar os nazis

Quando tinha apenas 18 anos, Simone Segouin juntou-se à Resistência Francesa para capturar as tropas nazis, sabotar os planos alemães e lutar contra o fascismo no seu país. Apesar de ter abandonado a escola bastante cedo, …

Orgulho e ciúmes. Corrida armamentista entre Coreias coloca ambiente de paz em risco

A relação entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul é conhecida por ser bastante conturbada, sendo que nos últimos anos já ocorreram alguns incidentes entre os países. Agora, as duas nações peninsulares …

"Estória mal contada": a saída de João Marques do Famalicão

Perto do final do campeonato feminino de futebol, o treinador das candidatas ao título abandona o emblema minhoto. Provavelmente porque vai liderar outra equipa minhota. Adeptos não gostaram. A Liga BPI, a primeira divisão nacional feminina …

Livre cede lugares à IL e ao Volt. Vasco Lourenço fala em "chicana política"

O Livre cedeu, esta quarta-feira, quatro lugares da sua comitiva no desfile que assinala o 25 de Abril à Iniciativa Liberal e ao Volt Portugal, depois da comissão promotora os ter informado de que não …

Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015. Segundo um artigo da …

Putin avisa que quem ameaçar a Rússia "se irá arrepender como nunca"

O presidente Vladimir Putin emitiu um alerta durante o seu discurso anual ao Governo. O líder frisou que qualquer membro da comunidade internacional que ameace a Rússia "se irá arrepender como nunca se arrependeu antes". O …

Nove anos depois, Bruxelas deixa de monitorizar atividade da CGD

A Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia (DG Comp) encerrou o processo de monitorização do plano estratégico da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "A Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD) informa que recebeu comunicação da Direção …

Se não fosse o vídeo de Darnella Frazier, "Derek Chauvin ainda seria polícia"

Darnella Frazier, na altura com 17 anos, foi a responsável pelo vídeo que mostra o ex-agente da polícia Derek Chauvin a prender o afro-americano George Floyd, que acabou por não resistir. Esta terça-feira foi um dia …

Eutanásia. Jurisdição do PSD considera haver matéria para processo disciplinar a Rio e Adão Silva

O Conselho Nacional de Jurisdição do PSD considerou que existe "matéria bastante para abertura de processo disciplinar" ao presidente do partido e ao líder parlamentar por violação de uma decisão do Congresso sobre eutanásia, faltando …

"Um charro para uma vacina." Ativistas oferecem canábis a nova-iorquinos vacinados

"Um charro para uma vacina." Este é o mote dos ativistas pela legalização da canábis que, esta terça-feira, ofereceram um charro às pessoas que receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 …