Papa chama vítima de abuso sexual para comissão de proteção de crianças

Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires / Flickr

-

Uma antiga vítima de abuso sexual por um padre vai integrar a nova comissão criada para a protecção de crianças em instituições da Igreja Católica, anunciou hoje o Vaticano.

Numa comunicação, o papa Francisco revelou os primeiros oito nomes das pessoas que se vão sentar na comissão, que foi anunciada a 05 de dezembro.

Entre eles consta o de Marie Collins, uma irlandesa vítima de abusos que tem sido uma porta-voz na defesa dos direitos das vítimas.

Constam também da lista o arcebispo de Boston, Sean Patrick O’Malley, que tem defendido as vítimas norte-americanas, e os psiquiatras Catherine Bonnet, de França, e Sheila Hollins, de Inglaterra.

A antiga primeira-ministra polaca Hanna Suchocka, o advogado italiano Claudio Papale, o teólogo jesuíta argentino Miguel Yanez e o jesuíta alemão Hans Zollner são os restantes membros revelados.

O principal objetivo destas oito pessoas é preparar os estatutos da comissão e definir as suas competências e funções, indicou o comunicado do papa Francisco.

Mais membros de outros países serão nomeados mais tarde para a comissão.

Milhares de crianças foram abusadas sexualmente por padres em vários países, particularmente na Irlanda e nos Estados Unidos, principalmente, entre 1960 e 1990.

Este escândalo degradou fortemente a imagem da Igreja no mundo.

Um relatório das Nações Unidas, divulgado no início de fevereiro, acusou o Vaticano de não ter denunciado os casos à justiça e de ter mantido em segredo as investigações eclesiásticas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

BE e CDS rejeitam "paraministros". Só negoceiam com Costa e Centeno

O Bloco de Esquerda e CDS rejeitam negociações com "paraministros", sublinhando que só discutem com membros do Governo, comentando a manchete do Expresso segundo a qual um gestor petrolífero está a assumir esse papel. O semanário …

Países reinventam turismo. No México, hotéis oferecem 2 noites por cada 2 pagas

A pandemia de covid-19, que já matou mais de 350 mil pessoas em todo o mundo, pôs travão ao turismo mas já há países que preparam a retoma do setor com muitas ofertas e até …

Mais de mil condutores ficaram sem carta por perda de pontos

Mais de mil condutores ficaram sem carta de condução por perderem pontos, avança o Jornal de Notícias, dando conta que quase 300 pessoas tiveram que voltar à escola de condução para voltarem a ter permissão …

Confinado num hotel de luxo, funcionário abre 1400 torneiras a cada cinco dias

O diretor de engenharia do hotel W Barcelona, em Espanha, está a viver sozinho no estabelecimento turístico para garantir o seu pleno funcionamento até ao dia da reabertura. No âmbito das medidas impostas pelo Governo espanhol para …

Prisão preventiva para suspeito de matar estudante de psicologia em Lisboa

O suspeito de matar a estudante universitária de psicologia Beatriz Lebre, de 23 anos, ficou em prisão preventiva, depois de presente a primeiro interrogatório judicial, em Lisboa, disse à agência Lusa o advogado do arguido. Miguel …

BPI quer cobrar dívida de quase 5 milhões ao marido de Isabel dos Santos

O BPI interpôs um processo no Tribunal do Funchal, na Madeira, para cobrar uma dívida de 5 cinco milhões de euros ao marido da empresária Isabel dos Santos. A notícia é avançada este sábado pelo Diário …

Mais 13 mortes e 257 infetados. Região de Lisboa concentra 90% dos novos casos

Portugal regista este sábado 1.396 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na sexta-feira, e 32.203 infetados, mais 257, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Registou-se um aumento de 0,8% no …

Recibos verdes e sócios-gerentes já podem pedir apoio relativo a maio

O formulário para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes pedirem o apoio criado no âmbito da pandemia covid-19, relativo a maio, fica hoje disponível na Segurança Social Direta, podendo ser entregue até 9 de junho. O prazo …

Director nacional da PJ defende "recompensa garantida" para Rui Pinto

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, realça a colaboração de Rui Pinto como tendo sido essencial para apurar a "verdade material" no caso de pirataria informática que o envolve e defende, por …

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …