//

Papa vai abrir arquivos secretos de Pio XII e do Holocausto

Vatican Media / EPA

O papa Francisco anunciou a abertura, a partir de 2 de março de 2020, dos arquivos secretos sobre o pontificado de Pio XII (1939-1958), para esclarecer acusações de que o líder católico ficara calado quanto ao nazismo.

O Vaticano sempre negou que o papa não tenha levantado a voz contra o regime nazi durante a II Guerra Mundial.

“Decidi que a abertura dos Arquivos do Vaticano do pontificado de Pio XII será feita a 2 de março de 2020, exatamente um ano depois do 80.º aniversário da eleição ao Trono de Pedro de Eugénio Pacelli”, anunciou o Papa Francisco ao receber uma representação de trabalhadores do Arquivo Secreto do Vaticano.

No passado, diferentes associações e o comité de diálogo inter-religioso judaico e católico “International Jewish Comitte on Interreligious Consultations”, já tinham pedido para conhecer a documentação sobre aquele pontificado, sobretudo desde que começou o processo de beatificação de Pio XII.

Muitos acusaram o papa Pacelli de não se ter levantado contra os crimes nazis, nem no caso das mais de mil pessoas que foram levadas de Roma, a poucos metros do Vaticano, para o campo de concentração de Auschwitz.

O Papa Francisco sempre apoiou a abertura dos arquivos e já disse que o papa Pio XII salvou muitos judeus em segredo. Mas a grande quantidade de documentos dos quase 20 anos de pontificado atrasaram o trabalho de catalogação. Nos últimos dez anos uma dezena de pessoas esteve a ordenar 16 milhões de documentos.

“Assumo esta decisão depois de ouvir a opinião dos meus colaboradores mais próximos, com uma mente tranquila e confiante, segura de que a investigação histórica, séria e objetiva poderá avaliar de forma correta, com a crítica apropriada, momentos de exaltação desse pontífice, e sem dúvida também momentos de sérias dificuldades, de decisões atormentadas, de prudência humana e cristã”, disse o papa Francisco acrescentando ainda que: “A Igreja não teme a história”.

As aberturas do Arquivo Secreto do Vaticano aos estudiosos começaram em 1881, durante o pontificado de Leão XIII (1878-1903). Posteriormente o princípio seguido pelos papas tem sido o de abrir os arquivos aos estudiosos pontificado após pontificado. Em setembro de 2006, o Vaticano abriu ao público toda a documentação relativa ao pontificado de Pio XI (1922-1939)

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.