Pânico no mar. Estranhos ataques de orcas a barcos causam acidentes na costa entre Portugal e Espanha

Desde o Estreito de Gibraltar à Galiza, são muitas as que orcas têm abalroado iates, o que tem vindo a provocar danos nos navios e ferimentos nas tripulações. Os biólogos mostram-se surpreendidos com este comportamento violento e procuram uma explicação.

Nos últimos dois meses os tripulantes têm enviado pedidos de socorro, após o aparecimento de orcas junto dos seus barcos. Podia ser um encontro agradável entre os  humanos e estes mamíferos, ou estes não tivessem a causar o pânico no mar. Nos últimos dois meses, vários barcos perderam parte dos seus lemes, pelo menos um membro de uma tripulação sofreu ferimentos, e vários barcos sofreram grandes estragos.

Segundo o The Guardian, o último incidente ocorreu na tarde de sexta-feira, perto da Corunha, na costa norte da Espanha. Um veleiro da Halcyon Yachts estava a preparar-se para rumar até o Reino Unido quando uma orca bateu, insistentemente, na popa do seu barco de 11 metros. O barco acabou por perder a direção e foi rebocado.

Na mesmo altura, avisos de rádio deram conta de um avistamento de orcas em Vigo, onde aconteceram pelo menos duas colisões recentemente. A 30 de agosto, um navio francês comunicou à guarda costeira que estava “sob ataque” de orcas.

Antes, a 29 de julho – próximo do Cabo Trafalgar – Victoria Morris tripulava um barco de cerca de 14 metros, que acabou cercado por nove orcas. Os mamíferos bateram no barco durante mais de uma hora. Devido à força exercida pelos animais – que comunicam por assobios – o barco rodou 180 graus e acabou por desligar o motor e partir o leme.

O barco está agora a ser reparado, mas ainda assim Morris continua a navegar pela costa espanhola, sendo que na sexta-feira acabou por ser surpreendida por um aviso de rádio: “Todos os navios, todos os navios! Orca no norte de Vigo”.

No mesmo mês, naquela zona, um outro barco teve um encontro de 50 minutos com orcas e o capitão quase deslocou um braço. Às 11h30 da noite anterior, um casal britânico também se viu em apuros e foi apanhado repentinamente pelas orcas que fizeram o barco rodar – conta o The Guardian.

Tidos pelos especialistas como mamíferos sociais e altamente inteligentes, parece estranho este comportamento por parte das orcas. Os biólogos que estudam uma pequena população de orcas presente no Estreito de Gibraltar, assumem que estão curiosos com estes acontecimentos porque apesar de ser normal os animais seguirem os barcos, não é normal que o façam com tanta agressividade.

As autoridades marítimas espanholas alertaram os navios para “manter a distância”. Contudo, os marinheiros garantem que isso pode ser difícil. Para já, os investigadores dizem que ainda é muito cedo para entender a razão que leva as orcas a atingirem os barcos de forma tão violenta. Ainda assim, os especialistas adiantam que este comportamento pode indicar o stress de uma espécie que está em risco de extinção.

Não se sabe se todos estes acontecimentos envolvem o mesmo grupo de orcas, mas é provável que sim. Ruth Esteban, que estudou minuciosamente as orcas de Gibraltar, acha muito improvável que dois grupos diferentes apresentem um comportamento tão incomum.

No entanto, o biólogo Alfredo López realça que as orcas tinham o hábito de subir a costa durante todo o mês de setembro, saindo do Golfo de Cádis até o Golfo da Biscaia.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …