Pandemia pode “atrasar” estudantes durante anos

ywel / SXC

A pandemia do novo coronavírus (covid-19), que obrigou milhares de escolas a encerrar em todo o mundo e a funcionar preferencialmente online, pode prejudicar o percurso destes alunos durante anos.

Apesar de os efeitos a longo prazo não serem ainda conhecidos, o portal Wired relata que encerramentos de escolas noutros tempos de exceção, que incluem desastres naturais, como o furacão Katrina (2005), ou outros surtos virais, fez com que menos alunos concluíssem o ensino secundário e superior.

Nesta mesma altura, também menos estudantes conseguiram arranjar um emprego.

E, se podemos tomar a história recente como um indicador, os alunos das comunidades mais pobres são os mais vulneráveis, frisa o portal Futurism.

A título de exemplo, nos Estados Unidos, os alunos que frequentam escolas particulares têm maior probabilidade de terem um dia completo de aulas online. Mas esta situação ocorre apenas em 10% das escolas públicas norte-americanas.

Alunos com menos possibilidades financeiras e em áreas mais pobres estão a ter uma hora de aulas por dia, segundo relatos dos professores.

“Infelizmente, [esta situação] está na categoria dos estudos empíricos que confirmam o óbvio (…) Quando as pessoas não vão à escola, não aprendem tanto e, quanto menos tempo passarem nas escolas, menos aprendem”, disse ao Wired Sam Sims, cientista do Instituto de Educação do University College London (UCL).

Os mesmos cientistas e especialistas que acreditam que o encerramento de escolas pode “atrasar” os alunos durante anos estão agora a tentar perceber o impacto psicológico que a pandemia de covid-19 terá sobre os alunos que são obrigados a ficar em casa durante períodos formativos da sua infância.

Existem diferenças de desenvolvimento na forma como as crianças são afetadas pela dor e pela perda, bem como pela forma como as entendem”, concluiu à Wired a professora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Louisiana, Joy Osofsky.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Grécia com a pior vaga de calor dos últimos 30 anos. Governo pede à população para limitar consumo de energia

A Grécia está a ser atingida pela "pior vaga de calor" desde há mais de 30 anos, alertou esta segunda-feira o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, que apelou para que a população limite o consumo de …

É (quase) certo: melhor participação de sempre de Portugal em Jogos Olímpicos

Terceira medalha já igualou os dois melhores registos de sempre. Mas é muito provável que Portugal ainda conquiste, no mínimo, mais uma medalha. Claro que o título deste artigo é arriscado. Mas não é assim tão …

Tiago Barbosa Ribeiro formaliza candidatura à Câmara do Porto e diz ter "ótima" relação com Costa

Secretário-geral do Partido Socialista não esteve presente na apresentação da candidatura do Tiago Barbosa Ribeiro à Câmara Municipal, a qual só aconteceu depois da desistência de Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade, por falta …

Portugal já recebeu os primeiros 2,2 mil milhões de euros do PRR

A Comissão Europeia desembolsou, esta terça-feira, 2,2 mil milhões de euros a Portugal referente ao pré-financiamento de 13% do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num montante global de 16,6 mil milhões de euros. A primeira …

Começou a dança das cadeiras. 4 autarcas saltam de Câmara (e fintam lei da limitação de mandatos)

De forma a contornarem a lei da limitação de mandatos, quatro autarcas vão candidatar-se a outros municípios nas eleições de 26 de setembro. A dança das cadeiras começou. O Jornal de Negócios apurou que, nestas eleições, …

"On the Move." Governo britânico terá criado um site para dissuadir requerentes de asilo

O Ministério do Interior do Reino Unido terá criado um website dirigido aos requerentes de asilo com pedidos "enganosos" para os dissuadir de viajarem para o país. Foram também difundidos anúncios no Facebook e no …

Saiu para correr e nunca mais voltou. Ativista bielorrusso encontrado enforcado num parque em Kiev

Vitali Shishov estava desaparecido desde segunda-feira. As autoridades anunciaram hoje que o ativista foi encontrado morto num dos parques de Kiev, perto do local onde residia. Vitaly Shishov, diretor da organização não-governamental Casa da Bielorrússia na …

Mesmo para os vacinados, o certificado digital tem validade de seis meses

O sistema de certificados está em funcionamento desde o dia 1 de julho, mas os portugueses ainda têm algumas dúvidas e problemas que passam, por exemplo, pela validade do documento. Estão disponíveis três tipos de certificados, …

PS aponta o dedo à direita e Bloco. "Quiseram transformar este inquérito num ajuste de contas"

O Partido Socialista (PS) entregou, esta segunda-feira, uma longa declaração de voto para explicar a oposição à versão final do relatório da comissão de inquérito ao Novo Banco. Na extensa declaração de voto, o PS divulga …

Simone Biles conquista a medalha de bronze no regresso à competição

A ginasta norte-americana conquistou a medalha de bronze na trave, esta terça-feira, uma semana depois de se ter retirado da competição por equipas dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 por questões de saúde mental. Simone Biles, que …