Pandemia pode “atrasar” estudantes durante anos

ywel / SXC

A pandemia do novo coronavírus (covid-19), que obrigou milhares de escolas a encerrar em todo o mundo e a funcionar preferencialmente online, pode prejudicar o percurso destes alunos durante anos.

Apesar de os efeitos a longo prazo não serem ainda conhecidos, o portal Wired relata que encerramentos de escolas noutros tempos de exceção, que incluem desastres naturais, como o furacão Katrina (2005), ou outros surtos virais, fez com que menos alunos concluíssem o ensino secundário e superior.

Nesta mesma altura, também menos estudantes conseguiram arranjar um emprego.

E, se podemos tomar a história recente como um indicador, os alunos das comunidades mais pobres são os mais vulneráveis, frisa o portal Futurism.

A título de exemplo, nos Estados Unidos, os alunos que frequentam escolas particulares têm maior probabilidade de terem um dia completo de aulas online. Mas esta situação ocorre apenas em 10% das escolas públicas norte-americanas.

Alunos com menos possibilidades financeiras e em áreas mais pobres estão a ter uma hora de aulas por dia, segundo relatos dos professores.

“Infelizmente, [esta situação] está na categoria dos estudos empíricos que confirmam o óbvio (…) Quando as pessoas não vão à escola, não aprendem tanto e, quanto menos tempo passarem nas escolas, menos aprendem”, disse ao Wired Sam Sims, cientista do Instituto de Educação do University College London (UCL).

Os mesmos cientistas e especialistas que acreditam que o encerramento de escolas pode “atrasar” os alunos durante anos estão agora a tentar perceber o impacto psicológico que a pandemia de covid-19 terá sobre os alunos que são obrigados a ficar em casa durante períodos formativos da sua infância.

Existem diferenças de desenvolvimento na forma como as crianças são afetadas pela dor e pela perda, bem como pela forma como as entendem”, concluiu à Wired a professora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Louisiana, Joy Osofsky.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos de família admitem que recuperados podem passar a grupo de risco

A área das sequelas da infeção pelo vírus SARS-CoV-2 "é uma zona muito cinzenta", sobre a qual Portugal “não tem ainda orientações totalmente definidas”. Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), …

Muito mais do que só um divórcio milionário. "Perseguições a mulheres" e má fama ameaçam legado de Bill Gates

O mediático e multimilionário divórcio de Bill Gates é muito mais do que apenas a separação de um casal ao cabo de 27 anos de vida em comum. A ruptura com Melinda está a colocar …

Marcelo na Guiné Bissau

Banho de multidão e "pedras" do PAIGC e de Ana Gomes. Marcelo em visita histórica à Guiné Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau na primeira visita de um chefe de Estado português ao país em mais de 30 anos. A população recebeu Marcelo em delírio, mas a visita está a causar …

Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicam"

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicaram" desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado. "De 7 a …

Diego Costa outra vez na rota do Benfica

O avançado brasileiro, naturalizado espanhol, estará outra vez na rota dos encarnados, segundo avança a imprensa brasileira. Segundo o portal brasileiro Yahoo Esportes, o Atlético Mineiro terá abordado Diego Costa, que está livre para assinar por …

"A perceção da opinião pública é que a decisão da Operação Marquês colocou em causa o prestígio do sistema judicial"

A ex-procuradora-geral da República (PGR) deu uma entrevista, publicada esta segunda-feira, na qual abordou temas como a Operação Marquês e as novas propostas anti-corrupção. Na entrevista ao jornal online Observador, Joana Marques Vidal considerou que a …

United e City preparam guerra de licitações por Nuno Mendes

Manchester United e Manchester City estão interessados na contratação de Nuno Mendes e preparam-se para entrar numa guerra de licitações. Está cada vez mais difícil a tarefa do Sporting de manter Nuno Mendes em Alvalade. O …

Secretário de Estado confirma: final da Taça não vai ter público

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto confirmou, esta segunda-feira, que a final da Taça de Portugal entre Sporting de Braga e Benfica, que será disputada este domingo em Coimbra, não terá público. João …

Número de funcionários públicos cresceu 3%. É o maior aumento em quase uma década

No primeiro trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo, há mais 21 mil funcionários públicos. É o maior aumento em nove anos, atingindo um total de 725.775 trabalhadores. O número de funcionários públicos aumentou …

Rúben Dias eleito o melhor do ano da Premier League pelo The Athletic

Rúben Dias foi escolhido pelo The Athletic como o melhor jogador do ano da Premier League. O central português foi campeão ao serviço do Manchester City. A qualidade de Rúben Dias não tem passado despercebida em …