Pandemia arruinou planos a Putin e vai fazendo estragos na Rússia

Alexei Druzhinin / Sputnik / Kremlin / EPA

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin

A pandemia do novo coronavírus continua a agravar-se na Rússia e o país é já o terceiro maior foco do mundo. Os planos de Putin a nível político ficaram comprometidos devido à pandemia.

A evolução do número de casos de covid-19 na Rússia não dá sinais de abrandar. Numa questão de poucos dias, a Rússia tornou-se no terceiro maior foco mundial do novo coronavírus, com mais de 250 mil casos confirmados. Apenas Estados Unidos e Espanha superam os números russos.

O mais preocupante na situação russa é o ritmo a que o número de infetados está a aumentar. Nos últimos tempos, a Rússia tem registado cerca de 10 mil novos casos a cada dia. Em contrapartida, registam-se apenas pouco mais de 2 mil mortes, embora muitos duvidem dos números oficiais.

No início desta semana, Vladimir Putin anunciou o levantamento gradual das medidas restritivas e o fim do pagamento dos dias em que os russos não podiam trabalhar. A Rússia está a preparar-se para regressar à normalidade, apesar do número de novos casos aumentar a um ritmo constante.

“O principal erro foi não terem fechado as fronteiras a tempo”, disse Anna Maksimova, uma cidadã russa ouvida pelo Expresso. “Todas as medidas que adotam são, na verdade, meias medidas”.

“Os desempregados não recebem subsídio. Apesar da insistência do Presidente, os subsídios de doença prometidos ainda não foram pagos. As pessoas não podem caminhar sozinhas nem praticar desporto no exterior, mas os construtores civis podem trabalhar nas obras e depois ir a lojas. Muitos deles vivem no mesmo espaço e não respeitam propriamente o distanciamento social. Andam em grupos e ninguém controla isso”, descreveu Maksimova.

O ucraniano Alexander Khrebet, editor da secção internacional do site zn.ua, diz que Putin está a fazer de “polícia bom”, empurrando para os governadores a decisão sobre quando reabrir a economia.

“Putin começou por demorar muito tempo a introduzir medidas restritivas, esperando levar a cabo uma votação nacional a emendas constitucionais que permitiram que se mantivesse no poder até 2036. Essa votação acabou por ser adiada. O Kremlin também teve de cancelar a parada militar de 9 de maio para assinalar o 75.º aniversário do fim da II Guerra Mundial. A pandemia estragou os planos de Putin”, explicou o jornalista.

Além disso, Xi Jinping e Emmanuel Macron, que deviam ter ido a Moscovo, acabaram por ver as suas visitas caírem por terra.

“Putin não anunciou um plano nacional para combater a pandemia, o que provocou grandes preocupações entre os russos. Os níveis de confiança no Presidente caíram para um valor histórico nos últimos 20 anos”, salientou Khrebet. “2020 poderia ser o início de uma nova década de Putin aos comandos, mas transformou-se num ano em que o seu poder poderá ser minado”.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Pelos vistos o homem está mais preocupado com a eternização do seu reinado do que propriamente o veneno vindo dos camaradas do lado que vai limpando o sebo aos seus compatriotas, ainda terá que se consultar com o camarada Kim-Jon-un, que pelos vistos tem um paraíso numa ilha no seu país especial para ele e não consta até agora que cidadãos seus tenham morrido com o mal vindo do vizinho chinoca, possivelmente um comunismo mais sofisticado e inviolável!

  2. Então o homem que supostamente acabava com a america enquanto o diabo limpava o olho (©)… Coitado do fraco. Ponham mais lenha na fogueira ao homem a ver se não morre de frio coitadinho do cumuna.

    • O Putin comuna?!
      Hahahaaaaa….
      Só é considerado por vários analistas como o homem mais rico do mundo…
      Tu, um dia destes ainda acordas e descobres que o mundo já vai no ano 2020…

  3. Verdade seja dita, Putin eliminou parte dos seus adversários, modernizou o exercito, marinha e força aérea, criou novas armas e novos amigos para recuperar o sonho de uma nova UNIÃO SOVIÉTICA, uniu-se com CUBA, VENEZUELA,SIRIA,arrasta a TURQUIA, COREIA DO NORTE, e países fronteiriços que precisa mas não lhe obedecem como a UCRÂNIA por isso tomou-lhe a Crimeia e criou uma pequena republica de guerrilheiros no norte para distrair o exercito deste país, tirou o primeiro ministro MEDELEV pois via nele apos mais de 15 anos num possivel concorrente

    • Arrasta a Turquia… vamos lá com calma. As relações até estiveram bem tensas. Não vá por aí. A Turquia era para provocar a Nato. E dentro da Rússia tem regularmente manifestações com mais de um milhão de pessoas. Nem tudo são rosas.

      • Não tão tensas como estão agora com a NATO!…
        E a Turquia provocou bem a NATO ao anular o negócio com os americanos para ir comprar antiaéreas, precisamente, à Rússia!!

  4. O novo czar putin , tem é medo de perder o poleiro ! ??
    Mas isso , não é possível , porque fez aprovar leis nesse sentido , só sai quando for deposto , ou ele quiser !
    A oposição está reduzida a nada , portanto ,ele está seguro no poleiro .
    Se duvidas houvesse , basta recordar , os profissionais de saúde , que se queixaram , da falta de condições
    para assistir as vitimas do covid19 , o que lhe aconteceu ,??? incrível ,! caíram das janelas do hospital .
    Um bom exemplo , em como os capangas do czar , respondem a quem lhes faz frente .
    Volta staline estás perdoado !!
    Cuidem-se

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …