Panama Papers. Ministro da Indústria espanhol pede a demissão

Ministro apresentou esta sexta-feira a demissão do Governo espanhol, depois de ter sido associado a uma offshore revelada pelo escândalo Panama Papers.

Jose Manuel Soria apresentou esta sexta-feira o seu pedido de demissão, depois de o El Mundo ter noticiado que teria utilizado uma das várias offshore divulgadas pelo escândalo Panama Papers.

O jornal espanhol revelou que o ministro da Indústria utilizou até 2002 uma offshore, com sede na ilha inglesa de Jersey, numa altura em que ainda era alcaide em Las Palmas.

Até ao momento da demissão, Soria tinha sempre afirmado que essas informações eram “totalmente falsas” e que “não tinha nenhum tipo de relação com companhias, empresas, entidades ou fundações radicadas nem no Panamá, nem nas Bahamas, nem noutro paraíso fiscal”.

O ministro comunicou a renuncia ao cargo esta manhã, através de um comunicado divulgado antes da reunião do Conselho de Ministros, por considerar que este episódio afeta também o próprio Governo.

Além do cargo no governo espanhol, Soria renuncia ainda ao seu papel de deputado e demite-se também do cargo de presidente do Partido Popular nas Canárias.

Logo que foram conhecidas as suas ligações ao escândalo Panama Papers, a maioria da direção do PP pediu de imediato a sua demissão.

Neste momento, o governo espanhol em funções não pode nomear um novo ministro para o substituir, uma decisão que, segundo o jornal espanhol, está agora nas mãos de Rajoy e que deve ser comunicada em breve.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.