PAN quer legalizar a alimentação dos animais de rua

O PAN apresentou esta terça-feira um projeto de lei no parlamento para a legalização da alimentação aos animais que vivem na rua, garantindo questões de saúde pública e de higiene dos locais.

“A grande maioria dos municípios em Portugal estabelece, através de regulamento próprio, a proibição de alimentar animais na via pública, ignorando quaisquer circunstancialismos pertinentes, como os casos das colónias de gatos controladas por programas de esterilização municipais”, lê-se no comunicado do PAN.

Os responsáveis do PAN destacam exemplos de animais recentemente abandonados ou perdidos, e ainda por recolher pelos serviços competentes, ou os casos de colónias de gatos, aos quais cidadãos prestam alguns cuidados informais, nomeadamente de alimentação.

O partido defende que não faz sentido o Estado investir na esterilização e tratamento dos animais, determinando simultaneamente que os mesmos devem ser deixados a morrer à fome“, é referido na nota, numa alusão à legislação que estabeleceu o programa Captura-Esterilização-Devolução para animais errantes.

O diploma do PAN contempla os “modelos de abrigos e comedouros implementados no país”, sublinhando que em vários municípios já é admissível a alimentação de animais na via pública”, além de outras práticas similares na Europa.

Não é moralmente defensável, na época que vivemos, ordenar uma população, que se quer mais sensível e compassiva, a abster-se de alimentar um animal, pondo em causa uma das cinco liberdades básicas de bem-estar animal: a de não ter fome e sede“.

“Insistir numa política de morte por privação de alimentação é institucionalizar a crueldade e não é compatível com uma sociedade ética e evoluída”, lê-se na nota do PAN.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. esta na moda os animais valerem mais que as pessoas,estes burgueses barrigudos de esquerda,preocupam-se mais com os animais ,do que com as pessoas ! tanta gente com fome em portugal e com carencias nutricionais,ate na dita classe media ,ja olharam para os miudos que andam nas escolas !

RESPONDER

PJ faz buscas à SAD do Benfica por suspeitas de suborno a jogadores

A Polícia Judiciária do Porto está a realizar buscas à SAD do Benfica, no Estádio da Luz, e nas instalações do Vitória de Setúbal, do Desportivo das Aves e do Paços de Ferreira. Segundo a notícia …

Novo Banco e BCP registam perdas de quase 700 milhões com a Ongoing

A Ongoing, empresa liderada por Nuno Vasconcellos e Rafael Mora, abriu um buraco de quase 700 milhões de euros nas contas do novo Banco e do BCP. A Ongoing criou um buraco de quase 700 milhões de …

Ex-secretário-geral da NATO Javier Solana barrado na fronteira dos EUA

Os EUA negaram a entrada no país ao ex-chefe da diplomacia da União Europeia e ex-secretário-geral da NATO Javier Solana, devido às suas viagens ao Irão, constante da lista negra norte-americana. "As normas de imigração impostas …

Lei que permite entrada de animais em restaurantes entra hoje em vigor

A lei que permite a presença de animais em restaurantes e outros estabelecimentos entra em vigor esta segunda-feira, mas a associação que representa o setor estima uma fraca adesão. A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares …

Um terço das empresas não paga IRC (e sem o PEC seria pior)

Em cada dez empresas há três que não entregam qualquer imposto sobre os rendimentos. No entanto, esse número aumentaria para 65% se não fosse o PEC. Três em cada dez empresas não entregam ao Estado qualquer …

Bruno de Carvalho impede Sousa Cintra de entrar no estádio (e, afinal, já é candidato)

Bruno de Carvalho, destituído do cargo de presidente do Sporting, por decisão dos sócios na Assembleia Geral extraordinária de sábado, terá impedido Sousa Cintra, presidente designado pelo Conselho de Gestão, de entrar nas instalações da …

Empresas recusam regime de horário flexível a pais de menores de 12 anos

A lista de pareceres da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego é dominada pela questão da flexibilização de horários de trabalhadores com filhos menores de 12 anos. Este ano já foram analisados …

Mudança do Infarmed para o Porto pode aumentar produtividade e gerar poupanças

A deslocalização do Infarmed para o Porto pode melhorar a produtividade e a eficiência da instituição. Além disso, pode também gerar uma poupança de 8,4 milhões de euros ao longo dos próximos 15 anos. Segundo o …

Encontrado em Jerusalém um raro amuleto islâmico com mil anos

Uma equipa de arqueólogos que escavava uma das áreas mais antigas de Jerusalém encontrou um pequeno amuleto islâmico, único do seu tipo, com cerca de mil anos. Segundo o jornal israelita Haaretz, o pequeno amuleto encontrado …

"Super-presidente" Erdogan vence eleições presidenciais e legislativas

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, reivindicou este domingo a vitória numas eleições presidenciais e legislativas renhidas, perante uma oposição determinada a impedi-lo de obter um novo mandato de cinco anos com poderes consideravelmente reforçados. "Os …