PAN propôs medidas ambientais que já estão em vigor

Manuel Farinha / Lusa

O líder do Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza, André Silva

No capítulo do programa eleitoral do PAN dedicado ao Ambiente, o partido faz propostas que já estão implementadas, como os sistemas de certificação do pescado e restrição do tráfego aéreo em período noturno.

Na área “Crise Climática, Justiça Ecológica, Transição Económica” do programa do PAN, defendem-se várias medidas de proteção do ambiente, para a próxima legislatura, que já estão em prática – algumas há largos anos. São ainda apresentadas ideias que, segundo estudos científicos, nota a Visão, são piores para o planeta.

Os sistemas de certificação do pescado, por exemplo, já existem há cinco anos, desde que, a 1 de janeiro de 2014, entrou em vigor o Regulamento Europeu 1379/2013, relativo à rotulagem do pescado. Os rótulos incluem as artes de pesca utilizadas.

Já o tráfego aéreo no período noturno já é restrito por lei há 15 anos em Lisboa, há 12 anos no Porto, Funchal e Porto Santo, e há nove anos em Ponta Delgada. Nestes aeroportos, “o tráfego noturno é restringido entre as 0h e as 6h”, lê-se no site da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC). “O Regulamento Geral do Ruído proíbe a aterragem e a descolagem de aeronaves civis entre as 0 e as 6 horas, salvo por motivo de força maior.”

O PAN também propõe “atualizar o Regulamento do Seguro Escolar, garantindo a inclusão das bicicletas como meio de transporte na deslocação casa-escola”. Mas o Governo adiantou-se: este ano letivo, as deslocações em bicicleta já estão abrangidas pelo seguro escolar.

Em relação à limitação da “disponibilização de louça descartável, de qualquer tipo de material, nos estabelecimentos de restauração e bebidas”, foi publicada em Diário da República a 2 de setembro uma lei que determina a não utilização e não disponibilização de louça de plástico de utilização única nas atividades do setor de restauração e/ou bebidas e no comércio a retalho”. O projeto-lei foi originalmente apresentado pelo próprio líder do PAN, André Silva, em janeiro de 2018, e aprovado em julho.

Quanto aos navios de turismo nos portos portugueses, o PAN propõe “determinar quotas, (…) assegurando meios de controlo de poluição. (…) As emissões [poluentes] dos navios de cruzeiro na costa portuguesa foram 86 vezes superiores às emissões da frota automóvel que circula em Portugal”

A justificação da proposta dá a entender que se trata de gases com efeito de estufa. Porém, estes números  dizem respeito a emissões de uma só substância em particular, o óxido de enxofre, que não é um gás com efeito de estufa direto. Esse facto não é mencionado em qualquer lado. Os dados originais são de um comunicado da associação ambientalista Zero.

O partido propôs “criar túneis ou passagens aéreas na rede rodoviária, que permitam a passagem em segurança de espécies silvestres”. Porém, estas medidas são, há muitos anos, medidas de minimização correntes na construção de estradas e autoestradas.

O PAN também quer “aumentar o período de garantia dos equipamentos elétricos e eletrónico”. De acordo com a Visão, a legislação relativa às garantias de produtos é da responsabilidade da União Europeia, não dos Parlamentos”.

Quanto às farmácias, o PAN propôs desenvolver ações de sensibilização para a entrega dos resíduos das embalagens e restos de medicamentos – campanhas essas que têm sido repetidas nos últimos anos. De facto, no primeiro semestre de 2018, a Valormed recolheu, de acordo com os números divulgados pela Visão, 560 toneladas de medicamentos.

No programa do PAN, tenta ainda penalizar-se a agricultura convencional e incentivar a biológica, em prol do ambiente. Mas os estudos científicos não demonstram que a agricultura biológica seja melhor para o planeta.

Relativamente à tecnologia 5G, o PAN quer “garantir que sejam elaborados estudos sobre a segurança da sua utilização na saúde humana. Segundo a Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro (IARC) da Organização Mundial de Saúde, a radiação de radiofrequência utilizada pela rede 5G é considerada potencialmente cancerígena“.

Porém, segundo a IARC, a radiação de radiofrequência entra na categoria 2B, de “possivelmente cancerígena”, juntamente com o café, os pickles e o pó de talco. O fumo de lareiras e a carne vermelha encontram-se numa classe acima, enquanto álcool e salsichas estão na categoria mais alta.

A posição oficial da OMS não é a que o PAN indica: “Considerando os níveis de exposição muito baixos e os resultados das investigações feitas até ao momento, não há evidências científicas convincentes de que os fracos sinais de radiofrequência das estações base e redes sem fios causem efeitos adversos à saúde.” Segundo a Visão, nem a IARC nem a OMS alguma vez referiram em concreto a rede 5G como potencialmente cancerígena.

Por fim, o PAN propõe “avaliar o custo/benefício do recurso à dessalinização da água do mar para utilização na agricultura, indústrias ou limpeza urbana, como alternativa à construção de barragens”. Dessalinizar a água do mar é um processo dispendioso, ineficiente e que implica enormes gastos energéticos. Devido aos custos, é particularmente inaplicável na agricultura, setor responsável por três quartos da água total consumida em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pensei pôr um link para a música Demagogia da Lena d’Água mas é bom demais para estes pans. É mais apropriada ao AC, por exemplo, mas também a vários outros. Estes pans nem demagogia sabem fazer.

  2. O PAN é um partido ambientalista à pressão. O seu propósito era a defesa animal. A defesa do ambiente foi uma transição decorrente das últimas eleições europeias e do grupo parlamentar europeu que integra. Por isso, dada a falta de convicção e a pressa em apanhar esta nova causa, explica em parte este tipo de gafes.

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …