PAN explica medidas ambientais propostas que “já estavam em vigor”

André Kosters / Lusa

O porta-voz e cabeça de lista por Lisboa do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), André Silva

A revista Visão noticiou na quarta-feira que o PAN, no capítulo do programa eleitoral dedicado ao Ambiente, faz propostas que já estão implementadas.

Na sua página do Facebook, o partido de André Silva desconstruiu as medidas, de forma a explicar que não estavam em vigor – pelo menos não da forma que o PAN quer que estejam.

Primeiro, relativamente aos sistemas de certificação do pescado, o PAN recorda que a certificação do pescado é facultativa. A medida do partido, de acordo com a publicação, vai no sentido de garantir que a certificação do pescado acontece sempre.

Quanto à tráfego aéreo no período noturno, o PAN diz que o Regulamento Geral do Ruído proíbe, nos aeroportos e aeródromos não abrangidos pelo disposto no Decreto-Lei n.º 293/2003, de 19 de novembro, a aterragem e a descolagem de aeronaves civis entre as 0 e as 6 horas (LT), salvo por motivo de força maior.

No entanto, por portaria conjunta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas dos transportes e do ambiente, pode ser permitida a aterragem e a descolagem de aeronaves civis entre as 0 e as 6 horas (LT) nos aeroportos e aeródromos, em determinadas condições específicas. Estão previstas excepções em Portaria para todos os aeroportos nacionais. Em Lisboa, por exemplo, pode haver 26 movimentos por noite. Isto significa que pode haver 4 voos por hora ou seja 1 voo de 15 em 15 minutos, entre as 0 e as 6h. No aeroporto da Madeira, por exemplo, pode haver até 31 voos naquele horário.

De seguinte, sobre o Regulamento do Seguro Escolar, o PAN quer garantir a inclusão das bicicletas como meio de transporte na deslocação. O partido recorda que, apesar de já estar em vigor, a medida do Governo saiu a 13 de setembro, depois do PAN ter apresentado o seu programa eleitoral, a 30 de agosto.

Em relação à limitação da “disponibilização de louça descartável, de qualquer tipo de material, nos estabelecimentos de restauração e bebidas”, o PAN diz que apenas é abrangida a louça de plástico de utilização única, não havendo limitação para outros materiais. O PAN quer alargar a todos os tipos de materiais descartáveis.

Quanto aos navios de turismo nos portos portugueses, o PAN defende que a revista apenas se centrou nas estatísticas das emissões, sendo que não “há já uma medida semelhante implementada”.

Sobre os “túneis ou passagens aéreas na rede rodoviária”, o partido afirma que a medida foi proposta “não porque não existam soluções, mas porque as que existem são em número insuficiente“.

Relativamente ao aumento do “período de garantia dos equipamentos elétricos e eletrónico”, o PAN refuta que a legislação seja da responsabilidade da União Europeia e não dos Parlamentos.

“A directiva 1999/44/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 25 de Maio de 1999, relativa a certos aspectos da venda de bens de consumo e das garantias a ela relativas, diz no seu art. 8.º n.º 2. que “os Estados-Membros podem adoptar ou manter, no domínio regido pela presente directiva, disposições mais estritas, compatíveis com o Tratado, com o objectivo de garantir um nível mais elevado de protecção do consumidor”, escreveram na publicação.

Quanto a ações de sensibilização para a entrega nas farmácias dos resíduos das embalagens e restos de medicamentos, o PAN diz que “as campanhas e ações que existem não são suficientes“.

Sobre os incentivos financeiros, fiscais e sociais quem pretenda instalar-se como agricultor biológico, o PAN alega que na revista, não é indicada qualquer medida já em vigor que esvazie a proposta do PAN, “apenas são apresentadas posições diferentes” sobre os benefícios da agricultura biológica.

Relativamente à tecnologia 5G e o o custo/benefício do recurso à dessalinização da água do mar, o PAN defende, novamente, que não medidas semelhantes implementadas.

A Visão publicou, entretanto, um fact-check ao esclarecimento do PAN, onde analisa, “também passo a passo”, a resposta do partido e apresenta “os erros, meias-verdades e tentativas do PAN de rescrever as suas próprias propostas, para tentar refutar a notícia”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …