PAN explica medidas ambientais propostas que “já estavam em vigor”

André Kosters / Lusa

O porta-voz e cabeça de lista por Lisboa do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), André Silva

A revista Visão noticiou na quarta-feira que o PAN, no capítulo do programa eleitoral dedicado ao Ambiente, faz propostas que já estão implementadas.

Na sua página do Facebook, o partido de André Silva desconstruiu as medidas, de forma a explicar que não estavam em vigor – pelo menos não da forma que o PAN quer que estejam.

Primeiro, relativamente aos sistemas de certificação do pescado, o PAN recorda que a certificação do pescado é facultativa. A medida do partido, de acordo com a publicação, vai no sentido de garantir que a certificação do pescado acontece sempre.

Quanto à tráfego aéreo no período noturno, o PAN diz que o Regulamento Geral do Ruído proíbe, nos aeroportos e aeródromos não abrangidos pelo disposto no Decreto-Lei n.º 293/2003, de 19 de novembro, a aterragem e a descolagem de aeronaves civis entre as 0 e as 6 horas (LT), salvo por motivo de força maior.

No entanto, por portaria conjunta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas dos transportes e do ambiente, pode ser permitida a aterragem e a descolagem de aeronaves civis entre as 0 e as 6 horas (LT) nos aeroportos e aeródromos, em determinadas condições específicas. Estão previstas excepções em Portaria para todos os aeroportos nacionais. Em Lisboa, por exemplo, pode haver 26 movimentos por noite. Isto significa que pode haver 4 voos por hora ou seja 1 voo de 15 em 15 minutos, entre as 0 e as 6h. No aeroporto da Madeira, por exemplo, pode haver até 31 voos naquele horário.

De seguinte, sobre o Regulamento do Seguro Escolar, o PAN quer garantir a inclusão das bicicletas como meio de transporte na deslocação. O partido recorda que, apesar de já estar em vigor, a medida do Governo saiu a 13 de setembro, depois do PAN ter apresentado o seu programa eleitoral, a 30 de agosto.

Em relação à limitação da “disponibilização de louça descartável, de qualquer tipo de material, nos estabelecimentos de restauração e bebidas”, o PAN diz que apenas é abrangida a louça de plástico de utilização única, não havendo limitação para outros materiais. O PAN quer alargar a todos os tipos de materiais descartáveis.

Quanto aos navios de turismo nos portos portugueses, o PAN defende que a revista apenas se centrou nas estatísticas das emissões, sendo que não “há já uma medida semelhante implementada”.

Sobre os “túneis ou passagens aéreas na rede rodoviária”, o partido afirma que a medida foi proposta “não porque não existam soluções, mas porque as que existem são em número insuficiente“.

Relativamente ao aumento do “período de garantia dos equipamentos elétricos e eletrónico”, o PAN refuta que a legislação seja da responsabilidade da União Europeia e não dos Parlamentos.

“A directiva 1999/44/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 25 de Maio de 1999, relativa a certos aspectos da venda de bens de consumo e das garantias a ela relativas, diz no seu art. 8.º n.º 2. que “os Estados-Membros podem adoptar ou manter, no domínio regido pela presente directiva, disposições mais estritas, compatíveis com o Tratado, com o objectivo de garantir um nível mais elevado de protecção do consumidor”, escreveram na publicação.

Quanto a ações de sensibilização para a entrega nas farmácias dos resíduos das embalagens e restos de medicamentos, o PAN diz que “as campanhas e ações que existem não são suficientes“.

Sobre os incentivos financeiros, fiscais e sociais quem pretenda instalar-se como agricultor biológico, o PAN alega que na revista, não é indicada qualquer medida já em vigor que esvazie a proposta do PAN, “apenas são apresentadas posições diferentes” sobre os benefícios da agricultura biológica.

Relativamente à tecnologia 5G e o o custo/benefício do recurso à dessalinização da água do mar, o PAN defende, novamente, que não medidas semelhantes implementadas.

A Visão publicou, entretanto, um fact-check ao esclarecimento do PAN, onde analisa, “também passo a passo”, a resposta do partido e apresenta “os erros, meias-verdades e tentativas do PAN de rescrever as suas próprias propostas, para tentar refutar a notícia”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …