PAN explica medidas ambientais propostas que “já estavam em vigor”

André Kosters / Lusa

O porta-voz e cabeça de lista por Lisboa do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), André Silva

A revista Visão noticiou na quarta-feira que o PAN, no capítulo do programa eleitoral dedicado ao Ambiente, faz propostas que já estão implementadas.

Na sua página do Facebook, o partido de André Silva desconstruiu as medidas, de forma a explicar que não estavam em vigor – pelo menos não da forma que o PAN quer que estejam.

Primeiro, relativamente aos sistemas de certificação do pescado, o PAN recorda que a certificação do pescado é facultativa. A medida do partido, de acordo com a publicação, vai no sentido de garantir que a certificação do pescado acontece sempre.

Quanto à tráfego aéreo no período noturno, o PAN diz que o Regulamento Geral do Ruído proíbe, nos aeroportos e aeródromos não abrangidos pelo disposto no Decreto-Lei n.º 293/2003, de 19 de novembro, a aterragem e a descolagem de aeronaves civis entre as 0 e as 6 horas (LT), salvo por motivo de força maior.

No entanto, por portaria conjunta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas dos transportes e do ambiente, pode ser permitida a aterragem e a descolagem de aeronaves civis entre as 0 e as 6 horas (LT) nos aeroportos e aeródromos, em determinadas condições específicas. Estão previstas excepções em Portaria para todos os aeroportos nacionais. Em Lisboa, por exemplo, pode haver 26 movimentos por noite. Isto significa que pode haver 4 voos por hora ou seja 1 voo de 15 em 15 minutos, entre as 0 e as 6h. No aeroporto da Madeira, por exemplo, pode haver até 31 voos naquele horário.

De seguinte, sobre o Regulamento do Seguro Escolar, o PAN quer garantir a inclusão das bicicletas como meio de transporte na deslocação. O partido recorda que, apesar de já estar em vigor, a medida do Governo saiu a 13 de setembro, depois do PAN ter apresentado o seu programa eleitoral, a 30 de agosto.

Em relação à limitação da “disponibilização de louça descartável, de qualquer tipo de material, nos estabelecimentos de restauração e bebidas”, o PAN diz que apenas é abrangida a louça de plástico de utilização única, não havendo limitação para outros materiais. O PAN quer alargar a todos os tipos de materiais descartáveis.

Quanto aos navios de turismo nos portos portugueses, o PAN defende que a revista apenas se centrou nas estatísticas das emissões, sendo que não “há já uma medida semelhante implementada”.

Sobre os “túneis ou passagens aéreas na rede rodoviária”, o partido afirma que a medida foi proposta “não porque não existam soluções, mas porque as que existem são em número insuficiente“.

Relativamente ao aumento do “período de garantia dos equipamentos elétricos e eletrónico”, o PAN refuta que a legislação seja da responsabilidade da União Europeia e não dos Parlamentos.

“A directiva 1999/44/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 25 de Maio de 1999, relativa a certos aspectos da venda de bens de consumo e das garantias a ela relativas, diz no seu art. 8.º n.º 2. que “os Estados-Membros podem adoptar ou manter, no domínio regido pela presente directiva, disposições mais estritas, compatíveis com o Tratado, com o objectivo de garantir um nível mais elevado de protecção do consumidor”, escreveram na publicação.

Quanto a ações de sensibilização para a entrega nas farmácias dos resíduos das embalagens e restos de medicamentos, o PAN diz que “as campanhas e ações que existem não são suficientes“.

Sobre os incentivos financeiros, fiscais e sociais quem pretenda instalar-se como agricultor biológico, o PAN alega que na revista, não é indicada qualquer medida já em vigor que esvazie a proposta do PAN, “apenas são apresentadas posições diferentes” sobre os benefícios da agricultura biológica.

Relativamente à tecnologia 5G e o o custo/benefício do recurso à dessalinização da água do mar, o PAN defende, novamente, que não medidas semelhantes implementadas.

A Visão publicou, entretanto, um fact-check ao esclarecimento do PAN, onde analisa, “também passo a passo”, a resposta do partido e apresenta “os erros, meias-verdades e tentativas do PAN de rescrever as suas próprias propostas, para tentar refutar a notícia”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …

Brexit: Hoje era o Dia D (mas afinal, fica tudo na mesma)

Devia ter sido o dia decisivo para o Brexit no Parlamento do Reino Unido, mas o processo foi mais uma vez adiado.  Foi aprovada uma emenda que obriga o primeiro-ministro Boris Johnson a pedir um novo …