Palma foi alvo de mais três ataques na semana passada

Luís Miguel Fonseca / Lusa

Deslocados dos ataques a Palma, Moçambique

As entregas de ajuda humanitária foram suspensas na quinta-feira por razões de segurança, mas o Governo garante que a situação na vila continua controlada.

A vila de Palma terá voltado a ser alvo de ataques dos insurretos durante três dias seguidos no princípio da semana passada, contou ao Público Júlio Bisché Ernesto, coordenador da União Distrital de Camponeses de Palma (UDACA).

Os jihadistas levaram a cabo ataques na segunda, terça e quarta-feira e ocuparam casas na Baixa da vila, de onde apenas saem à noite, mantendo-se longe das vistas durante o dia.

Desta vez escolheram como alvo a escola secundária, além de queimarem mais algumas casas no bairro da Expansão, na zona de Ncuajuni e em Barabuani. Segundo a mesma fonte, os insurretos também terão queimado uma mesquita.

Os ataques surgiram numa altura em que havia pessoas a regressar a Palma, por acreditarem que a situação já estava superada e que os insurretos tinham sido afastados da vila, refere a mesma fonte.

Por sua vez, as autoridades dizem que a situação na vila está controlada, apesar de terem pedido, na quinta-feira, aos que estavam a levar ajuda humanitária para Palma e Afungi por via aérea para suspenderem os voos até nova ordem.

A união de camponeses, que conta com 504 membros e 42 associações, está a envidar esforços para retirar os seus associados do distrito de Palma, inclusive através da Fundação MASC (Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil).

Grupos armados aterrorizam Cabo Delgado desde 2017, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo jihadista Estado Islâmico, numa onda de violência que já provocou mais de 2.500 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e 714.000 deslocados, de acordo com o Governo moçambicano.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Podem dizer onde fica a Vila de Palma? Não é em Alcácer do Sal, pois não? Não tenho conhecimento de haja jihadistas por esses lados…mas os terroristas são cada vez mais…

  2. P.orra devender uma vila estao com problemas???
    Nas fronteiras de Mocambique a muitos tempo foi denunciado falta de controlo. Toda gente sabe. Falta do estado, pessoas estao por sua conta…
    Nao se sabe ao certo quem entra nem quem sai, a lingua falada nessa zona sao muitas.. logo dificil de se saber ao certo quem sao essas pessoas… ou seja muitas tribos e pessoas deambulam de um pais para outro a procura de refugio, de sobrevivencia. Estas sao algumas informacaoes de mais de cinco anos.
    Mocambique e pais a ser dominado pelo islao porque parte nao aceitao o cristianismo a aceitam os islao a baulada, esta e que e realidade.
    Parte dos porliticos tambem sao dessa cultura e estao calados, ponto.
    Hoje Mocambique e pais entregue a Africa do sul e a cultura islamica… e barril de polvura por rebentar…
    Portugal e alguns portugueses ao criarem romantismo a cerca da CPLP que pouco ou nada faz porque os paises estao muito muito agarrados ao passado colonial e dificilamente mudam…essa coisa de uniao e ajudas nao funcionam…so bla bla bla e povo e que se lixe….

RESPONDER

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …

covid, Lisboa

Travão no desconfinamento em todo o país. Porto à beira do alerta e Lisboa pode recuar 2 meses

Os números da pandemia de covid-19 "continuam a aumentar", reconhece Marta Temido numa altura em que o Governo deverá anunciar o travão no desconfinamento em todo o país. Mas a situação em Lisboa é mais …

Todos contra o Chega. Parlamento chumba projeto sobre enriquecimento injustificado

O Parlamento rejeitou projecto de lei de André Ventura sobre enriquecimento injustificado com os votos contra de todos os partidos, exceto do PAN, que se absteve, e da deputada Cristina Rodrigues. O projeto de lei de …

Canon obriga funcionários na China a sorrir para irem trabalhar

Os funcionários do escritório de Pequim da multinacional japonesa são avaliados por um sistema de inteligência artificial que determina se estão felizes o suficiente para trabalhar. A medida foi criticada por invadir a privacidade dos …

Cristiano Ronaldo é o terceiro jogador mais decisivo do Euro 2020 (atrás de um belga e de um italiano)

O italiano Marco Verratti, o belga Kevin de Bruyne e o português Cristiano Ronaldo são os três jogadores mais decisivos do Euro 2020 até agora, altura em que acabou a fase de grupos da prova. …

John McAfee encontrado morto em prisão espanhola

O criador do antivírus McAfee, John McAfee, foi encontrado morto esta quarta-feira na sua cela numa prisão espanhola, aparentemente por suicídio, horas depois de a justiça espanhola ter aprovado a extradição para seu país de …