Palma foi alvo de mais três ataques na semana passada

Luís Miguel Fonseca / Lusa

Deslocados dos ataques a Palma, Moçambique

As entregas de ajuda humanitária foram suspensas na quinta-feira por razões de segurança, mas o Governo garante que a situação na vila continua controlada.

A vila de Palma terá voltado a ser alvo de ataques dos insurretos durante três dias seguidos no princípio da semana passada, contou ao Público Júlio Bisché Ernesto, coordenador da União Distrital de Camponeses de Palma (UDACA).

Os jihadistas levaram a cabo ataques na segunda, terça e quarta-feira e ocuparam casas na Baixa da vila, de onde apenas saem à noite, mantendo-se longe das vistas durante o dia.



Desta vez escolheram como alvo a escola secundária, além de queimarem mais algumas casas no bairro da Expansão, na zona de Ncuajuni e em Barabuani. Segundo a mesma fonte, os insurretos também terão queimado uma mesquita.

Os ataques surgiram numa altura em que havia pessoas a regressar a Palma, por acreditarem que a situação já estava superada e que os insurretos tinham sido afastados da vila, refere a mesma fonte.

Por sua vez, as autoridades dizem que a situação na vila está controlada, apesar de terem pedido, na quinta-feira, aos que estavam a levar ajuda humanitária para Palma e Afungi por via aérea para suspenderem os voos até nova ordem.

A união de camponeses, que conta com 504 membros e 42 associações, está a envidar esforços para retirar os seus associados do distrito de Palma, inclusive através da Fundação MASC (Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil).

Grupos armados aterrorizam Cabo Delgado desde 2017, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo jihadista Estado Islâmico, numa onda de violência que já provocou mais de 2.500 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e 714.000 deslocados, de acordo com o Governo moçambicano.

  ZAP //

 

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Podem dizer onde fica a Vila de Palma? Não é em Alcácer do Sal, pois não? Não tenho conhecimento de haja jihadistas por esses lados…mas os terroristas são cada vez mais…

  2. P.orra devender uma vila estao com problemas???
    Nas fronteiras de Mocambique a muitos tempo foi denunciado falta de controlo. Toda gente sabe. Falta do estado, pessoas estao por sua conta…
    Nao se sabe ao certo quem entra nem quem sai, a lingua falada nessa zona sao muitas.. logo dificil de se saber ao certo quem sao essas pessoas… ou seja muitas tribos e pessoas deambulam de um pais para outro a procura de refugio, de sobrevivencia. Estas sao algumas informacaoes de mais de cinco anos.
    Mocambique e pais a ser dominado pelo islao porque parte nao aceitao o cristianismo a aceitam os islao a baulada, esta e que e realidade.
    Parte dos porliticos tambem sao dessa cultura e estao calados, ponto.
    Hoje Mocambique e pais entregue a Africa do sul e a cultura islamica… e barril de polvura por rebentar…
    Portugal e alguns portugueses ao criarem romantismo a cerca da CPLP que pouco ou nada faz porque os paises estao muito muito agarrados ao passado colonial e dificilamente mudam…essa coisa de uniao e ajudas nao funcionam…so bla bla bla e povo e que se lixe….

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …