/

Palma foi alvo de mais três ataques na semana passada

2

Luís Miguel Fonseca / Lusa

Deslocados dos ataques a Palma, Moçambique

As entregas de ajuda humanitária foram suspensas na quinta-feira por razões de segurança, mas o Governo garante que a situação na vila continua controlada.

A vila de Palma terá voltado a ser alvo de ataques dos insurretos durante três dias seguidos no princípio da semana passada, contou ao Público Júlio Bisché Ernesto, coordenador da União Distrital de Camponeses de Palma (UDACA).

Os jihadistas levaram a cabo ataques na segunda, terça e quarta-feira e ocuparam casas na Baixa da vila, de onde apenas saem à noite, mantendo-se longe das vistas durante o dia.

Desta vez escolheram como alvo a escola secundária, além de queimarem mais algumas casas no bairro da Expansão, na zona de Ncuajuni e em Barabuani. Segundo a mesma fonte, os insurretos também terão queimado uma mesquita.

Os ataques surgiram numa altura em que havia pessoas a regressar a Palma, por acreditarem que a situação já estava superada e que os insurretos tinham sido afastados da vila, refere a mesma fonte.

Por sua vez, as autoridades dizem que a situação na vila está controlada, apesar de terem pedido, na quinta-feira, aos que estavam a levar ajuda humanitária para Palma e Afungi por via aérea para suspenderem os voos até nova ordem.

A união de camponeses, que conta com 504 membros e 42 associações, está a envidar esforços para retirar os seus associados do distrito de Palma, inclusive através da Fundação MASC (Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil).

Grupos armados aterrorizam Cabo Delgado desde 2017, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo jihadista Estado Islâmico, numa onda de violência que já provocou mais de 2.500 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e 714.000 deslocados, de acordo com o Governo moçambicano.

ZAP //

 

 

2 Comments

  1. Podem dizer onde fica a Vila de Palma? Não é em Alcácer do Sal, pois não? Não tenho conhecimento de haja jihadistas por esses lados…mas os terroristas são cada vez mais…

  2. P.orra devender uma vila estao com problemas???
    Nas fronteiras de Mocambique a muitos tempo foi denunciado falta de controlo. Toda gente sabe. Falta do estado, pessoas estao por sua conta…
    Nao se sabe ao certo quem entra nem quem sai, a lingua falada nessa zona sao muitas.. logo dificil de se saber ao certo quem sao essas pessoas… ou seja muitas tribos e pessoas deambulam de um pais para outro a procura de refugio, de sobrevivencia. Estas sao algumas informacaoes de mais de cinco anos.
    Mocambique e pais a ser dominado pelo islao porque parte nao aceitao o cristianismo a aceitam os islao a baulada, esta e que e realidade.
    Parte dos porliticos tambem sao dessa cultura e estao calados, ponto.
    Hoje Mocambique e pais entregue a Africa do sul e a cultura islamica… e barril de polvura por rebentar…
    Portugal e alguns portugueses ao criarem romantismo a cerca da CPLP que pouco ou nada faz porque os paises estao muito muito agarrados ao passado colonial e dificilamente mudam…essa coisa de uniao e ajudas nao funcionam…so bla bla bla e povo e que se lixe….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.