O palco onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda

O palco de madeira onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda. Agora, alguém poderá replicar o primeiro concerto da famosa banda.

A 10 de abril, em comemoração dos 50 anos da separação da banda, a Julien’s Auctions, sediada na Califórnia, vai pôr em leilão uma série de recordações dos Beatles, desde as letras manuscritas de “Hey Jude” até às calças de veludo usadas por John Lennon.

Embora possa não parecer tão ilustre, o conjunto de pranchas de madeira foram, um dia, o palco pisado pela banda no seu primeiro concerto e pode valer 20 mil dólares.

De acordo com o Atlas Obscura, a data do primeiro concerto ainda é muito debatido porque depende de como cada pessoa define a banda.

As suas origens remontam ao final dos anos 50, quando John Lennon, George Harrison e Paul McCartney tocaram como um trio de skiffle chamado The Quarrymen. Este palco de madeira do Lathom Hall de Liverpool não é aquele onde tocaram pela primeira vez, mas é anterior aos Beatles como os conhecemos.

Em 14 de maio de 1960, a banda apresentou-se como um quinteto, com Stuart Sutcliffe no baixo e Tommy Moore na bateria, no Lathom Hall. Ainda não tinham um nome e tocaram com o nome de The Silver Beats. Nem Harrison nem McCartney tinham 18 anos e o grupo subiu ao palco, não só para o seu concerto de estreia, mas também para uma audição para o promotor de concertos local, Brian Kelly.

(dr) Julien’s Auctions

A audição correu bem e Kelly fez com que os The Silver Beats voltassem ao palco do Lathom Hall na noite de sábado seguinte.

Porém, a banda acabou por não aparecer. No sábado à noite, estavam na Escócia a atuar com um cantor chamado Johnny Gentle. Tinham recebido a oferta à última da hora e tinham-se esquecido de dizer a Kelly que a aceitaram.

The Silver Beats foi proibido tocar em qualquer um dos locais de Kelly durante vários meses. Quando o promotor mudou de ideias e convidou a banda a voltar ao Lathom Hall, o grupo já tinha mudado de nome duas vezes: primeiro, Silver Beetles e Beatles. Tocaram no palco do Lathom Hall 10 vezes entre janeiro e fevereiro de 1961.

Lathom Hall foi fundado em 1884 como um salão social vitoriano. Mais tarde, tornou-se uma casa de cinema, antes de ser convertida num salão de dança nos anos 50. Na década seguinte, o local associou-se estreitamente ao movimento musical de Merseybeat – a primeira onda britânica de rock’n’roll. Hoje, Lathom Hall permanece aberto como um bar temático de Merseybeat.

O palco a leilão reflete a longa história do edifício, medindo cerca de seis por três metros, com os pregos originais da era vitoriana ainda nas tábuas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PCP desafia Governo a renacionalizar os CTT

O secretário-geral do PCP desafiou hoje o Governo a responder "à chantagem" do "grupo Champalimaud", retirar-lhe a concessão do serviço postal e renacionalizar os CTT. A proposta foi feita por Jerónimo de Sousa depois de estar …

"Covid persistente" atinge cerca de 20% dos curados (mas não recuperados)

Um novo estudo britânico indica que vários pacientes podem apresentar sintomas e sequelas durante vários meses, mesmo depois de testarem negativo. Os casos de “covid persistente” afetam maioritariamente mulheres e idosos. Há ainda muito por descobrir …

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …