Países liderados por mulheres são os que melhor combatem a pandemia

Stephanie Lecocq / EPA

Xavier Bettel, Sophie Wilmes, Ursula von der Leyen, Emmanuel Macron, Angela Merkel e Sanna Marin em Cimeira da UE na Bélgica

Países liderados por mulheres são os que melhor combatem a pandemia, conclui um novo estudo. Estes países registaram metade das mortes em média quando comparado com as nações lideradas por homens.

Um estudo do Centro de Pesquisa de Política Económica e do Fórum Económico Mundial revela que países liderados por mulheres apresentam resultados “sistematicamente e significativamente melhores” quando analisado o impacto da covid-19 na população.

A celeridade de ação face à pandemia do novo coronavírus fez com que estes países sofressem metade das mortes em média comparativamente com as nações lideradas por homens, escreve o Jornal Económico, que cita o estudo.

Os principais casos de sucesso são a Alemanha, de Angela Merkel, com 227 mil casos confirmados e 9 mil mortes; a Nova Zelândia, de Jacinda Ardern, com 1,6 mil casos e 22 óbitos; a Dinamarca, de Mette Frederiksen, com 15 mil casos e 5 mil mortes; a Finlândia, de Sanna Marin, com 7 mil casos e 334 óbitos; e o Taiwan, de Tsai Ing-wen, que regista 486 casos confirmados e apenas sete mortes.

“Os nossos resultados indicam claramente que as mulheres líderes reagiram mais rápida e decisivamente face a potenciais fatalidades”, disse Supriya Garikipati, coautora do estudo.

“Em quase todos os casos, elas travaram mais cedo do que eles, mesmo estando em circunstâncias semelhantes. Embora isso possa ter implicações económicas a longo prazo, certamente ajudou a salvar vidas, conforme evidenciado pelo número significativamente menor de mortes nesses países”, acrescentou a investigadora.

A análise teve por base vários fatores como o PIB, a população total, a densidade populacional, a proporção de residentes idosos, as despesas anuais em saúde per capita, a abertura para viagens internacionais e o nível de igualdade de género na sociedade em geral.

Garikipati considera que “ser liderado por mulheres deu aos países uma vantagem na crise atual”.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Tribunal Arbitral Internacional afasta Isabel dos Santos da Galp

A Sonangol foi declarada como única proprietária do investimento feito na Galp, segundo a sentença do Tribunal Arbitral Internacional. O Tribunal Arbitral Internacional afastou Isabel dos Santos da Galp. A posição indireta na petrolífera portuguesa era …

Criada ferramenta para ajudar a prever aumentos de covid-19 em países africanos

Uma equipa de investigadores criou uma ferramenta para ajudar a prever aumentos de casos de covid-19 em países africanos. Um dos obstáculos se estiver a tentar orientar as políticas e proteger as pessoas da covid-19 é …

Costa e Marcelo concordam em não fazer luto nacional por Otelo

Tanto o primeiro-ministro como Marcelo Rebelo de Sousa concordam em não abrir o precedente de fazer luto nacional de figuras militares. Dos militares de Abril, apenas Spínola teve direito por ter sido Presidente da República. O …

Lista de destinos a "evitar". Estados Unidos desaconselham viagens para Portugal

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos desaconselha os cidadãos norte-americanos a viajarem para Portugal. Os Estados Unidos incluíram novamente Portugal na lista de países em que recomenda a "evitar viajar", …

Tudo alinhado para a reunião no Infarmed. A ordem é para desconfinar

Governo, Presidente da República, partidos e especialistas voltam a sentar-se na sede do Infarmed para decidirem os passos seguintes. Atualização da matriz de risco, alívio no uso de máscara e fim das medidas e horários …

As camas têm tantos germes que são basicamente uma placa de Petri

Apesar de serem confortáveis e nos fazerem sentir relaxados, as camas não são muito diferentes de uma placa de Petri: há bactérias, fungos, vírus e até pequenos insetos. A combinação de suor, saliva, caspa, células mortas …

Astrónomo amador descobre mais uma lua de Júpiter

Kai Ly revisitou dados captados em 2003 pelo Telescópio Canadá-França-Havai (CFHT) e descobriu uma nova lua na órbita de Júpiter, que ganhou o nome provisório de EJc0061. Segundo a União Astronómica Internacional (IAU), Júpiter tem 79 …

Nova tecnologia microondas permite "ver" através das paredes

Investigadores do US National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema de radar que pode produzir imagens em tempo real de objetos que se encontram atrás de paredes ou …

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …