“Paisagem marciana”. Nova Iorque é neste momento a cidade mais poluída do Mundo

Justin Lane / EPA

Milhões de pessoas na América do Norte estão a respirar ar poluído pelas partículas emitidas por violentos incêndios ocorridos no Canadá — que enfrenta a pior temporada de incêndios florestais da sua história. Nas últimas 24 horas, Nova Iorque tornou-se a cidade mais poluída do planeta.

A cidade de Nova Iorque enfrenta nos últimos dias a pior crise atmosférica desde os anos 1960.

O fumo proveniente dos violentos incêndios no Canadá está a espalhar-se pelo nordeste dos Estados Unidos e a qualidade do ar em cidades como Washington e Nova Iorque continua má, uma situação que se prolongará por vários dias.

Esta situação alarmante, visível através dos satélites da NASA, levou ao alerta de milhões de pessoas para o risco de inalação de ar potencialmente perigoso.

A corrente de fumo, normalmente deslocada pelos ventos para leste e para o mar, foi arrastada para sul e leste dos EUA devido a um fenómeno meteorológico denominado “baixa pressão costeira“, deteriorando significativamente a qualidade do ar que milhões de pessoas respiram.

Segundo a agência espacial norte americana, NASA, trata-se da poluição de fumo mais significativa desde julho de 2002.

Moradores perplexos publicavam fotos da cidade sob uma camada laranja que reduziu radicalmente a visibilidade e provocou múltiplos cancelamentos de voos nos três grandes aeroportos locais. Muitos nova-iorquinos comparam o céu alaranjado que nos últimos dias cobriu a cidade a uma paisagem de Marte.

Perante este cenário, o Presidente dos EUA, Joe Biden, apelou à população para verificar regularmente a qualidade do ar e seguir as instruções das autoridades locais.

Edifícios emblemáticos, como o Empire State Building, surgiram nas notícias envoltos numa nuvem de fumo laranja, levando a presidente da Câmara da capital, Muriel Bowser, a elevar o nível de alerta.

Os habitantes foram aconselhados a não permanecer ao ar livre e a usar máscaras se necessário. Segundo Christopher Rodriguez, diretor da Agência de Segurança Interna e Gestão de Emergências (HSEMA), a qualidade do ar começará a melhorar significativamente no fim da semana, graças à mudança dos ventos.

Entretanto, outras grandes cidades, cidades como Filadélfia e Harrisburg, também se encontram gravemente afetadas, levando a cancelamentos e atrasos de voos.

No Canadá, apesar de uma melhoria temporária da qualidade do ar, o Serviço Meteorológico prevê um retorno a níveis de “risco elevado”, especialmente em cidades como Toronto.

Actualmente, o Canadá enfrenta cerca de 400 incêndios florestais, quase metade dos quais estão fora de controlo. As chamas já consumiram 3,8 milhões de hectares de floresta desde Janeiro. Face a esta crise, Joe Biden reforçou a sua oferta de “apoio incondicional” ao primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau.

Entretanto, o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, anunciou a chegada de “centenas de bombeiros norte-americanos” para combater os incêndios florestais no Canadá, cujo fumo já chegou à costa leste dos Estados Unidos.

Trudeau garantiu que há mais bombeiros norte-americanos “a caminho” do Canadá e disse ter conversado por telefone com o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Agradeci-lhe por toda a ajuda que os norte-americanos estão a disponibilizar enquanto continuamos a combater estes incêndios florestais devastadores”, acrescentou o chefe do governo canadiano, na rede social Twitter.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.